quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

A LUZ VIOLETA

H. P. Blawastiky descreve as sete cores existentes, dando a cada uma dela atributos específicos, mas todas elas partindo de núcleo divino de Deus. A luz violeta está logo abaixo da luz branca, no espectro visível.

Nos estudos esotéricos, o violeta é conhecido também como a luz inerente ao Espírito Santo. É ele a energia que, quando invocada por nós, dissolve os embaraços cármicos que vamos acumulando através dos anos. Maus pensamentos, más ações ou intenções passadas, egoísmos e sombras de qualquer natureza. O violeta, através do Espírito Santo, transmuta as energias mal qualificadas, ou consome velhos hábitos e tradições, para que surjam novas forças adequadas ao tempo presente.

Dizem os esoteristas que esta energia, quando invocada, limpa nossos átomos e moléculas imperfeitos, para que flua a pura luz divina, e seja assim restaurada a criação original do Pai onipresente. Pois o Pai criou o mundo e viu que era muito bom...

Estamos constantemente usando a energia vital que vem de várias fontes e nos anima. Mas ao usarmos essas energias, nós imprimimos nelas nossas qualidades puras ou impuras, harmoniosas ou violentas, superiores ou inferiores.

Estamos sempre qualificando as energias que nos chegam e sofrendo, em nossos campos interno e externo, a sua correspondente. Ou seja, criamos o ritmo e o rumo de nossas vidas e acontecimentos a cada dia, pelo que somos, u pela semente que lançamos.

Os átomos de nossa consciência – pessoal ou coletiva – estão poluindo o ar, a água, a terra e nos dão uma visão física do que acontece no interior da maioria. É hora de cada um reverter esse processo. A poluição física é o efeito da poluição emocional, do caráter de cada um, que está hoje dominado por uma grande insensibilidade e uma grande irresponsabilidade.

Há um fluxo entre Deus e o homem que precisa estar sempre em pleno movimento para que haja também vida plena. Todo o cosmos depende desse livre fluir, para sua correta manifestação, para a expressão do mais completo em tudo.

Quando o fluxo diminui, ou é suprimido, sobrevêm a doença e a morte. Daí a importância, nos tempos atuais, de invocarmos sempre a energia do Espírito Santo para que, através de sua purificação, sejam solucionados nossos problemas e dissolvidos nossos embaraços.

A energia crística e a energia do Espírito Santo são forças para sem usadas por todos aqueles que a ela se ligam, nesse tempo de transição e de transformações que vêem como lições e testes sobre a humanidade atual.

As correntes imperfeitas e as forças retrogradas que têm invertido até hoje muitos valores espirituais, só podem ser vencidas pelas luzes da purificação e do aperfeiçoamento, as energias do caminho, da paz e da verdade.

A grande vida quer ser firmar como realidade, na consciência da maioria. Precisamos todos despertar para esse movimento de ascensão, que nos convida a participarmos de mundos superiores, ainda em nossos corpos físicos.

====== // ======

POEMAS

Obsessão da Palavra

Tento o silêncio simples
que as palavras graves
se propuseram quebrar.

Ensaio o começo da paz
que a palavra esboça
para um dia ser real.

Tanto a transformação
do que foi peso e dor
pela palavra que canta.

E o canto já é sereno
dentro da palavra viva
aspirando a vitória.

= = / = =

A volta

Transpus a estratosfera
antes dos engenhos.
Cheguei à lua,
desmascarada.

Alunar foi fácil.

Vendiam verduras
à Porta Norte
e alegrias ao Sul,
alegremente.

Perguntei pelo
Cavalo Branco.
São Jorge se fora
há pouco tempo.

Deram-me de presente
nuvens e colibris.

A volta foi rápida
e perigosa,
desassossegada.

====== // ======

CONTATOS

Relações Amorosas – A Editora O Lutador lançou, recentemente o livro de Bernadete Menegathy: Desvendando as Relações Amorosas – Eu, nós, você. O texto é voltado para a renovação e comportamento do homem no novo milênio; uma visão holística do ser humano. Telefax: (31)3441-3622. A autora diz que, “frente a eternidade só o amor permanece”.
Férias - A Prof. de canto Aida Couto recomeçou suas aulas. Voz e Expressão é o seu curso individual e para grupos. Telefone: (31)3223-6248.
Teosofia - A programação das palestras públicas da Sociedade Teosófica no Brasil são dadas aos domingos, às 16 h na Av. Afonso Pena 748/26. andar. Aos sábados, quartas e sextas feiras são ministrados vários cursos: teosofia, meditação, coral e caminhos de auto-transformação.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Leis Curativas

Segundo algumas linhas de pesquisa espiritualistas, os sentimentos de amor e gratidão dissolvem a causa de muitos problemas e males, pois Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: perfeitos. Tudo o mais é distorção de realidade e de Suas leis divinas. A prática das leis de Deus são curativas, a ciência atual começa a estudar e aceitar esta idéia.

Distorções: faringite e amigdalite seriam provocadas por queixas, reclamações e não aceitação do presente. Nas crianças são projeções das energias dos pais. Prisão de ventre teria causa em mágoas, avareza, falta de desapego. Tosse: é a não aceitação ou rejeição de fatos, pessoas ou acontecimentos. Cáries dentárias, desarmonias e desacordos no lar, além da conhecida falta de cálcio. Insônia: inimizades criadas e conservadas. Dormir de mais: fuga de problemas reais. Gastrite e úlcera: desarmonia, discussão, medo, mau gênio. A cura vem por amar, agradecer e rir. Transpiração nas mãos: ansiedade e preocupação; nos pés, intranquilidade e irritação. Angústia é produzido pelo egoísmo, por voltar para si mesmo apenas. A cura vem por dar alegria ao próximo, abençoar e repartir. Coceira é mau relacionamento: dos quadris para baixo é com os filhos subalternos, no tórax ou abdomen é com irmãos, parentes ou colegas; na face, braço e mãos é com pai e mãe. Diabetes, além de influências de antepassados, seria carência afetiva, desarmonia no lar. Colesterol alto: é ambição, materialismo, reter riquesas. Dor e problema no joelho, mau relacionamento com subalterno, filhos e sobrinhos. Bloqueio nas artérias, reflete desarmonia entre pai e mãe.

Quando nos agridem verbal ou fisicamente é porque já estávamos irritados ou irados com alguma coisa ou alguém. Problemas no coração, refletem mágoas, sentimentos egoístas, negativos, agressividade, desprezo ou ódio. Problemas ligado à gengiva é preciso agradecer, principalmente aos antepassados. A vista reflete como a pessoa vê o mundo. Ver somente o bem fortalece a vista.

Adenoides e polipos, é rejeição à vida, pois é pelo nariz e garganta que penetra o ar hálito da vida. Problema de tireóide, ciumes e desarmonias. Reumatismo, são pessoas muito duras e teimosas ou mágoas retidas.

A cura de tudo vem pela oração, o perdão e o pensamento constante em Deus, no Cristo interno.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Poemas

- GRANDE UNIÃO -
.
Apanho a amplidão
em minhas frágeis mãos
assim como um garoto
a domar um leão.
.
E a olho de perto
no rosto bem aberto
sem medo de vertigem
busco o ponto de origem
para toda a criação.
.
E com o infinito na mão
assombra-me ver
que tudo e união
de irmão para irmão
e o mais
é prestigitação.
.
.
- SÉTIMO PORTAL -
.
Sem perceber que o mundo
renunciou ao sonho
ponho minha nave a funcionar
em terreno lunar.
.
Astronauta incógnita
mais nauta que astral
quase colegial
quebro o cerne da terra
e planto o germe
do desligamento total.
.
Parto para além do sétimo portal
e sigo o roteiro
o vai e vém secular
de querer ver o bem
e de não ser ninguém
como convém
sem se desligar.
.
Volto ao mundo
e o silêncio é o meu lar
e o meu jeito de amar.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

A Nova Era

A Terra pertence e deve sua vida ao Deus de toda a criação, visível ou não visível, suas correntes galáticas densas e sutis trabalhando para uma grande harmonia e unidade onde predomine o equilíbrio.

Nosso planeta está num processo de transformação e, sobretudo de sutilização de todos os seus elementos. Raças e grupos poderosos já dominaram e desapareceram, em ciclos evolutivos sucessivos.

O reino animal também tem mudado, diminuído suas espécies ou tornando-se domesticáveis e até habilidosos. Os vegetais vêm transformando-se em meio a intervenção humana e as catástrofes da natureza.

Tudo isso repercute muito nas almas, no comportamento humano que é sempre entremeado por uma atmosfera poluída no ar, alimento de todos, nos sons e nas variações das modas.

Muitos já perceberam hoje a necessidade da formação de grupos mais harmônicos, de hábitos mais espiritualizados, para nos abrirmos as reais potencias que o sopro divino deixou em cada um, fazendo da humanidade templos do Espírito. Somos mais luz do que matéria densa, e não temos irradiado esse nosso potencial.

Progredimos muito nas técnicas, terapias e ciências, mas os maiores dons são os que partem da alma e estes, têm estado em regressão quando não em degeneração. São muitos os ambiciosos, os que não têm luz e pagam na escuridão os seus desvios das claridades críticas e do amor impessoal.

Lentamente, cientistas, filósofos e muitas outras áreas da vida dinâmica, política e mística descobrem, testam e põem em prática valores vindos dos campos mais naturais: da luz, do som, da cor, das correntes de arte e das verdades que redescobrem dos antigos ensinamentos e de todos aqueles que se uniram e irradiam a luz maior que vem para aperfeiçoar toda a humanidade.