terça-feira, 28 de agosto de 2007

Entre luzes e sombras

Para acendermos a luz interior, precisamos começar a vibrar em ritmo novo, mais suave e leve, adequado ao bem que aspiramos para nós e para o planeta. As lições diárias da vida são um fluir de convites amarmos ao próximo como a nós mesmos. E aprendermos a amar, servindo a cada necessidade que surge junto a nós.

Para acendermos a luz interior, precisamos crer na beleza da vida e saber abençoá-la, abençoando a tudo o que fazemos, e libertando-nos dos preconceitos e egoísmos. É necessário exercitarmos a vibração da paz e compartilharmos os dons que recebemos.

Diz o ioga que determinado tipo de energia, que acumulamos tende a manifestar-se segundo sua natureza. Doenças, violências, vícios, são energias mal qualificadas e mal dirigidas que devem ser dissolvidas nas ondas de luz e do amor cósmico que sempre flui quando encontra campos propícios.

Energias bloqueadas ou congestionadas desorganizam o corpo e a mente e levam-nos a manifestações indesejáveis. É importante que elas sejam trazidas ao consciente e aí trabalhadas e aperfeiçoadas.

Pensamentos, palavras e gestos são correntes de forças destinadas a cumprir o que elas representam. Assim o canto, a música ou o poema irradiam beleza e transformam o ambiente, corrigem a saúde ou até os negócios. Nesse tempo de síntese, poemas podem ser úteis, limpando o ambiente e predispondo as pessoas ao bom convívio e à solidariedade.

Por vezes sentimos que vem do céu aberto a custo, vem do vento sem dar susto, este amor que é amplidão. Sai do campo, não tem pranto, sai da estrada, sem espanto, passa firme neste chão. Ou vem da lua que inaugura, na areia uma figura, de perfeita projeção.

Devemos nos sentir sempre um mistério em vibração, como filhos da amplidão.

Há uma consciência cósmica e devemos saber, cada vez mais, que ela nos governa e dirige, com sabedoria e beleza, por isso encheu o mundo de flores, de sons harmoniosos, de perfume, de cantos, poemas e lagos. Ela tudo faz para acordar em cada um o sentido do belo, do bom, do fraternal, do evolutivo, e dissolver as sombras criadas pelos que não flutuam na reta consciência, no reto amar. Ou seja, no amor crístico.

A mente é um instrumento que precisa ser disciplinado para dar frutos luminosos. E os acontecimentos de nossas vidas devem ser bem observados para conhecermos seus recados de elevação e de libertação. Pois a luz maior nos espera até que brilhemos como o sol, ou como estrelas em especial alinhamento.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O EU SUPERIOR


Quando a grande maioria da humanidade fala do Eu e do Meu, está referindo-se apenas a uma parte do seu Ser; à sua personalidade. Alguns pensam que sua realidade única, ou principal, é a personalidade, quando ela é apenas parte de sua expressão. A parte mais densa, perceptível, primária e limitada, além de muito mutável.
Quando se diz eu não posso viver sem ele, ou Eu não o suporto, está-se falando do corpo de desejo, da sensação, do plano da emoção. Plano variável e transformável a cada momento. Quando se fala Eu não aguento esta caixa, fala-se do corpo físico, da força muscular. Quando se diz Eu aprendo facilmente, refere-se ao plano ou corpo mental.
Vê-se, portanto, que só em sua personalidade o homem funciona e expressa-se em vários níveis de consciência. Quando se aspira e se busca o mundo interior, o Cristo interno do cristão, quando se aspira ao bem comum, ou se recebe uma intuição, uma revelação elevada sai-se do plano da personalidade e toca-se o nível da alma onde os valores são outros. O Eu superior, a realidade mais profunda e mais plena do ser, é o ponto de união entre o Espírito e a personalidade, é a porta para a unificação com o Espírito.
Assim, quem possui e deseja, quem agride ou agrada, quem sofre ou tem prazer, quem se magoa ou insulta, ou se sente magoado, ofendido e insultado é sempre a personalidade. Personalidade em evolução ou involução. A alma é fraterna e se sabe irmã de todos.
A humanidade está chegando a um ponto evolutivo em que muitos estudam e começam a compreender a complexidade do ser, podendo assim agir de forma mais harmoniosa, justa e pacífica que são degraus de purificação indispensáveis à redenção e ou libertação e a sintonia com um plano de mais luz e plenitude de consciência.
Muitos jovens estão recebendo este adiantamento da raça com clareza e fácil aceitação. São sementes novas que devem florescer em breve, respeitando a vida como um todo. Porém, em qualquer idade todo aquele que não estiver cristalizado e buscar as fontes corretas das revelações divinas, o reino de céu em cada um, passará a ter uma visão nova e um conhecimento mais amplo de si mesmo e das metas evolutivas do homem.
Jesus disse que ainda não foi manifestado aquilo que Deus preparou para os homens, seus filhos. Viemos todos ao plano físico e precisamos conhecer nosso instrumentos de trabalho, nossos campos de expressão, para funcionarmos segundo as leis universais. Só assim entraremos em unidade e em liberdade.
-----------//-----------

Contatos:
* A terapeuta ocupacional Talita Mary, coordena toda quinta-feira a oficina da memória que tem como objetivo desenvolver os processos criativos, abstração e raciocínio, utilizando como recurso exercícios, atividades lúcidas e arte. Informações e inscrições: (31) 3483-3091 / 8734-7258
* A FCE - Universidade da Luz, à Rua Ouro Branco 38 - Bairro Pompéia, em B.Hte promove palestras às quintas-feiras no horário de 20 h. Entrada franca. Informações: (31) 3466-5066 ou pelo site www.universidadedaluz.org.br
* A psicóloga e consultora em Recursos Humanos, Virgínia Cruz, ministra os cursos "Construindo a auto-estima e a autoconfiança" e "O poder da comunicação". Os cursos visam o desenvolvimento do potencial humano, o crescimento pessoal e a habilidade de se comunicar e se relacionar profissionalmente. Informações: (31) 3332-2364 ou e.mail: psicologiacursos@yahoo.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Tempo de Luz

Todos percebem que estamos num tempo de muitas tribulações para a humanidade e, é nesses períodos, que temos necessidade de luz e somos provados em nossa fé. É também quando sentimos mais difícil manter a fé integral e inabalável.

Só com a mente e o coração centrados na presença de Deus, nos maus e nos bons momentos, conseguimos superar as horas cinzentas que nos atormentam, ou algum caos exterior.

Só quando não excluímos nada da comunhão com Deus que os caminhos abrem e podemos usufruir da paz mais constante. O Cristo age sempre, interna e externamente, para nos elevar e nos mostrar um plano superior de existência que nos é destinado, quando estivermos dentro de suas leis.

Cientificamente falando, como o ocidente gosta, tudo em nós é luz e energia, a partir de cada célula e cada átomo. Enquanto estamos no mundo físico e psíquico, precisamos equilibrar nossas polaridades em todos os níveis, materiais e sutis, para termos saúde e alegria.

Os próprios físicos há muito já nos falam da unidade de tudo, das energias mais densas que formam a matéria, e das mais sutis que interpenetram e se irradiam de tudo. São as energias manipuladas ou dirigida que promovem mudanças rápidas ou lentas no mundo em que vivemos.

Mesmo estados ou acontecimentos, que nos parecem difíceis ou negativos, são modificações e vibrações de nosso pensar, sentir, agir e existir. Depende de nós crescermos com elas, ou cristalizarmos e resistirmos.

Sem a fé e a confiança absoluta na presença de Deus, em tudo e em todos, e no seu cuidado amoroso com sua criação, nos sentimos vulneráveis e inseguros em nosso viver diário. Pois não é fácil participar da presença de Deus em nós, sem um estado interno de harmonia, louvor e prece. Em algumas ocasiões podemos, entretanto, pressenti-lo muito próximo e nos sentimos envoltos em sua luz.

O tumulto do mundo, externamente muito exigente, vai impedindo-nos daquela comunhão constante tão desejada e pouco alcançada. A energia divina muitas vezes nos escapa, sem que saibamos por que, e nos deixa na encruzilhada de fenômenos e dúvidas pouco esclarecedoras da verdade real, e apenas massificadora dos mais invigilantes.

Sem aquietamento, fé, meditação e prece, ficamos no meio do nevoeiro, de poluição do mundo, e das conquistas modernas que nem sempre respeitam as leis da alma. Elevando o pensamento a Deus nos aliviamos e nos purificamos da efêmeras e desgastantes modernidades que têm afastado o homem do conhecimento de sua origem e de sua meta superior.

______________//_______________

CONTATOS: Seminário da Luz - Palestras sobre: Leis da Mente - Os Segredos da Prosperidade - Harmonia no Lar - Oração Mútua (Oração de Benção e Cura) Dia 19/08/2007 - Hora: 9:00 às 16 h 15 - Local: Minas Centro - Informações e Reserva de Convites: SEICHO- NO-IE DO BRASIL - Regional: MG-BH-Paraíso - Telefones: (31) 3461-1501 / 3461-5147
A Linha do Tempo é a interessante mostra de desenhos de artistas famosos como Tarcila do Amaral, Portinari, Guignard e muitos outros que estarão expostos na Galeria Gesto Gráfico até o dia 11 de agosto. Telefone: (31) 3225-7628 - www.gestografico.com.br