domingo, 30 de março de 2008

CRÊ NA LUZ

Às vezes trilhar o caminho interno pode tornar-se tão forte e constante que os amigos começam a decifrar em teus olhos um tempo novo. Todos querem esse tempo que só se encontra no profundo mergulho interno.
Há o primeiro espanto, a surpresa por achar teus olhos iluminados, tua voz mansa, tua palavra firme, em meio a tanta névoa, desencontro, indecisão e luta.
Depois, não apenas os amigos notam a diferença, mas ela vai crescendo e desdobrando-se sobre quase todos, num repartir de ideias, num comungar de passos, numa troca de aprender e de ensinar a cada hora.
À tua volta, tudo parece estar chegando no devido lugar, ainda que muitas revoluções se armem, muitos desencontros aconteçam, muita nuvem vele por um instante o sol. Pois, fácil vai-se tornando acender pequenas luzes para os que estão em trevas. Fácil criar alegrias e irradiá-las, como se só elas habitassem o teu interior.
Apesar das dificuldades é tempo de recriar, de renovar, de iluminar, porque as pressões se fizeram tão violentas e constantes e as dúvidas cresceram tanto, de todos os lados, que mesmo as menores luzes, as pequenas verdades, ajudam sempre aos mais perdidos e sufocados; aos que estão ainda nas vibrações mais densas e pesadas.
Deixa portanto, que tuas palavras sejam sempre puras, claras e simples, para atingirem um grupo maior de necessitados. Deixa que haja sorriso em teus lábios, para amenizar tantos rostos apagados e tantas mãos inseguras. Compartilha com todos tuas pequenas vitórias.
Semeia sempre tuas melhores sementes e não te preocupes com quem irá colhe-las ou o que farão delas.
Semeia sempre, para isso elas te foram dadas em tanta abundância. Teu tempo é hoje, faz dele o melhor que puderes e, nada melhor há do que irradiar a luz. Sê fiel a isso, é tua missão.
Reconhecer o caminho torna os dias mais claros, porém, aumenta também tua responsabilidade, não te detenhas, continua a jornada porque as horas estão sendo contadas e teu dia pode declinar sem que o esperes.
Os tropeços são próprios de quem está no caminho e não daquele que parou desanimado. Prossegue sempre nos dias claros e nas noites escuras. O fluir e refluir das dádivas ou das renúncias são próprios do crescimento, da expansão da consciência. Crê na luz, e ela te iluminará!
__________//__________
Contatos:
Jornal -
Soelson Barbosa, Sérgio Neves, Tito Guimarães Filho, Eliezer Andrade e José Antônio dos Santos são os responsáveis pela reabertura do Jornal "Diário de Minas" ainda neste primeiro semestre; renovado, independente e variado.
Taoismo - O livro "Psicoterapia e Taoismo" de autoria de Ney Ricardo de Souza, mostra-nos a possibilidade de um enfoque taoísta na prática clínica, unindo área do conhecimento, aparentemente distantes. É da Summus Editorial.
Shiatsu - Francisco G. Gonzales está trabalhando com shiatsu, técnica oriental que busca o equilíbrio, o relaxamento, usando os meridianos da acupuntura. Informações telefone (31) 3296-3705.
Psicoterapia - A clínica CPH/MINAS oferece atendimentos psicoterápicos a custos reduzidos. Atendimento na Rua Pedra Bonita, 744 - Prado - BH - Informe-se pelo telefone (31) 3024-2280.
Massagem terapêutica - Dulce Mitsukos Takamtsu descobre através de suave massagem, pontos de dor ou traves emocionais cristalizadas, no passado e dissolvendo tensões e estresses. Telefone (31) 2535-9695
Bipolar - Um grupo de auto-ajuda para portadores de transtornos bipolar atende às segundas-feiras, de 10 a 21 h, na sala 247 da Faculdade de Medicina, Av. Alfredo Balena, 190 - Funcionários - BH. Também às quintas. Telefone (31) 3398-4296.
Artes Marciais - O Instituto Internacional de Artes Marciais e filosofia Bodhidharma, trabalha com estas técnicas japonesas. O Instituto fica na Praça Coração Eucarístico, 192/107. Informações pelo telefone (31) 3086-3687. Aborda o Nei Kung, preservação da vida.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Sinais Gráficos Sagrados

Todos os sinais gráficos têm um valor de comunicação simbólica e uma energia ativa. Dentro das leis universais a linha vertical representa as energias ativas e a linha horizontal as passivas, a receptividade aos impulsos ativos. Positivo e negativo são polo dessa dualidade.

Dentro do ioga, Deus é a única energia universal positiva e criadora, e sua criação, incluindo a humanidade, pertencem ao feminino receptivo. Através de todas as eras a cruz sempre foi um símbolo religioso onde as linhas verticais e horizontais se cruzando, englobam toda a existência ativa e passiva.

Assim, nos rituais onde se usa a cruz, ela não é um mero gesto que se possa fazer descuidadamente, pois não é uma saudação comum, mas uma invocação forte. Especialmente no cristianismo, a cruz tem todo um símbolo profundo, acrescido de muitos valores por invocar Jesus.

A cruz é sempre invocação de força e poder superior, de uma energia com a qual devemos comungar em silêncio e reverência. É o símbolo do poder absoluto de Deus; assim, não O invoqueis em vão...

É triste encontrar-se, por vezes, ministros apressados transmitindo ao povo um gesto quase vazio de fé e de sua força maior. Quando fazemos o sinal da cruz, estamos chamando Deus, e por isso, devemos estar preparados para recebê-lo e senti-lo presente. Devemos estar concentrados, internamente silenciosos e receptivos à energia que desce sobre nós, se soubermos pedi-la e recebê-la corretamente.

Nossos centros sutis, ou chacras, são sensíveis às energias que chamamos através de pensamentos, palavras e gestos. Elas podem emitir luz sobre nós e abrir nossos caminhos. O sinal da cruz, bem feito, nos sintoniza com níveis superiores de consciência, clareando nossas auras.

A cruz abrange uma conquista da realização espiritual, equilibrando o ativo e o passivo em nossas vidas. As linhas traçamos da cabeça ao peito e de ombro a ombro nos envolvem num abraço de vitalidade, harmonia, paz e proteção.

Fazendo um gesto consciente, concentrado e lento, você perceberá toda a força purificadora que invoca e toda a unidade e contato com a Fonte Divina que nos deu vida.
____________//____________

Contatos:
Etapas Eruditas - Estou lendo e tentando assimilar o elevado conteúdo do livro "69 Etapas Evolutivas" em sua 17ª edição, de autoria do eminente psiquiatra e psicanalista, Dr. Marco Aurélio Baggio. Digo tentando porque o autor pertence a inúmeras instituições científicas e culturais no Brasil e exterior, é conhecedor das obras de Freud e Winnicott e ainda é um dos especialistas em Guimarães Rosa. Por isso a "tentativa" desta modesta normalista e estudiosa do espiritualismo evolutivo. Entretanto, aconselho os leitores a lerem as etapas, passos, degraus e emergências do ilustre psiquiatra. Parabéns Dr. Baggio, o Sr. está bem perto do big bang oriental - contração e expansão de energias cósmicas.
Suplemento - Recebemos agora o "Suplemento Literário" editado pela Secretaria de Estado da Cultura. Nele, Alcir Pécora comenta sobre o sermão do Padre Antônio Vieira (1608 - 1697) para os que não o entendem bem.
Antroposofia - Visando informar sobre os conceitos básicos da Antroposofia, desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner, Cristina Rabelo oferece curso básico, com início neste mês. Informações (31) 3227-7965.
Terapia - A terapeuta Terezita Jordi, depois de sua viagem à Argentina, já reiniciou seu atendimentos. Telefone (31) 3337-7950 e 3297-3096.

sábado, 8 de março de 2008

Sri Swami Satchidananda


Palavras de Sabedoria

"Aceite tudo que venha até você como um presente de Deus. Aceite o prazer. Aceite a dor. Aceite os ganhos. O grande benefício em aceitar tudo é que você não pertuba a sua paz. Você está sempre em paz. Isto é o que nós buscamos. Este é o verdadeiro Yoga, a verdadeira realização espiritual - o que chamamos de Iluminação. Então, aprenda a aceitar as coisas da vida. Isto não significa que você não deva pensar em fazer coisas, em alcançar algo. O melhor é não ter nenhuma vontade, mas caso você ainda queira algo, tudo bem. Apenas mantenha seus desejos sob uma condição: eles devem ser aprovados pelo Caminho Superior, por Deus. Se você obtiver o que deseja, tudo bem. Se você não obtiver aquilo que desejou, tudo bem também. Se a vontade de Deus sempre prevalecer sobre a nossa, não haverá dano algum em desejar algo".

Om Shanthi, Shanthi, Shanthi

(Paz)

_______//_______

Contatos:
Livros - Entre os livros que o escritor e médico Dr. Marco Aurélio Baggio tem escrito destaca-se "Um Abreviado de Quase Tudo". O volume, segundo seu autor contém "tudo que você sempre quis saber sobre o cósmos e a vida, e cujas respostas sempre teve preguiça de colecionar". Ele vai desde a energia primordial que explode até a solidão cósmica onde resta-nos unirmos todos em solidariedade, bondade e alegrias. Editora Santa Clara. Telefone (31) 3337-6479.
Professor Holístico - O argentino Francisco Gonzales, radicado no Brasil há 25 anos fez cursos, no Brasil e atende em: acupuntura, yoga e shiatsu. Atende em sua casa onde abriu um consultório e em horários adaptados aos alunos. Telefone (31) 2535-9695, Savassi.
Biodança - Começaram em março, as aulas de Profissializantes em Biodança, no Bairro Santo Antônio. Inscrições e informações pelo telefone (31) 3296-3864.
Danças Sagradas - Cristina Menezes abriu inscrições para formação de professores em Danças Sagradas. O trabalho favorece a coordenação motora, a consciência. O curso é de março a julho. Outras informações, telefones (31)3273-7106 e 9612-0872.
Cuba - Não costumo acompanhar entrevistas políticas pela TV. Entretanto, recentemente tive prazer em rever no vídeo, o meu ex-colega cientista, jornalísta, Bolivar Lamonier, com o mesmo brilho de sua inteligência. Curioso que no finado Diário de Minas, onde nos conhecemos, ele era "Bolivár", muito culto e amável. Agora tantos anos depois, vejo-o com uma respeitável barba e o mesmo brilho na inteligência, professor da PUC de São Paulo e chamado "Bolívar". Bolívar ou Bolivár, é sempre agradável revê-lo e escutá-lo, depois de sua estada nos E.U.A.
PAUTA - Está em circulação o último número do Sindicato dos Jornalistas: PAUTA. Nele há uma informação de que ainda neste primeiro semestre estará de volta o Jornal Diário de Minas, onde atuei por mais de 10 anos. Será moderno, inovador e independente. Estamos dando as boas vindas ao nosso ninho antigo.