sábado, 25 de outubro de 2008

Simbolismo e força

No simbolismo das leis não físicas, a linha vertical representa as energias ativas, e a linha horizontal revela a passividade, a receptividade às energias ativas. Na dualidade, revelam o feminino e o masculino. Na ioga, Deus (ou a energia universal) é a única força masculina e toda a humanidade é o pólo feminino ou receptivo.
Dentro desse simbolismo, a cruz, uma linha vertical outra horizontal, mostra o Todo, ou seja, tudo que é ativo e tudo que é passivo. Assim, nos rituais religiosos, o sinal da cruz não é um mero gesto que se faz; não pode ser uma saudação maquinal e impensada. Ao contrário, é todo um simbolismo profundo, uma invocação de força, poder e presença do Todo. " Não O invoqueis em vão".
É triste ver-se, até em ministros apressados, esse gesto vazio de sua força. Quando fazemos o sinal da cruz, devemos estar preparados e concentrados, internamente silenciosos e receptivos à energia que nos vem, se soubermos recebê-la corretamente. Nossos centros sutis, ou chacras, são sensíveis às energias que chamamos com o pensamento; as palavras ou os gestos, sejam bons ou maus, são absorvidos por nossa aura (aura essa já fotografada pela máquina Kirlian).
A cruz abrange todo um caminho de realização, ativo e passivo; um todo que se completa. Essa linha de energia que traçamos da cabeça ao peito, de um ombro ao outro, pode nos envolver como um abraço de força e vitalidade, de paz e harmonia, de despertar interno para novos horizontes.
Experimente fazer sempre um gesto consciente, pensado e concentrado, e irá recebendo, cada vez mais, uma vibração de amor e paz que eleva, purifica, fortalece e amplia seu contato com a fonte de onde você veio.
_____________//____________
Contatos:
Psicologia organizacional - A psicóloga Virgínia Cruz informa que está ministrando o curso: O Poder da Comunicação. Informações (31)3332-2364.
Para memória - O Hospital Belo Horizonte deu início a mais uma turma para "Memória Ativa e Saudável". São 12 encontros. Informações (31)3087-6611.
Mais Platão - Muito interessante o livro de Lou Marinoff que depois de frequentar muitas terapias e se medicar escreveu o livro "Mais Platão e Menos Prozac" - a filosofia aplicada ao cotidiano. Na apresentação o escritor Paulo Coelho escreve: "... uma excelente iniciação para aqueles que não conseguem distinguir nos desafios filosóficos o verdadeiro caminho do pensamento humano". Editora Record.
Filosofia Hindu - A Organização Brahma Kumaris que difunde ensinamentos e orientação da filosofia prática hindu está aberta ao público na rua Industrial José Costa, 587, na Nova Granada. Informações (31)3371-9802.
Maurício Andrés - Acaba de ser lançado o livro do ambientalista Maurício Andrés, "Ecologizando a Cidade e o Planeta". Edição da C/Arte. O autor aborda a unidade da cidade com o ambiente. Lançamento na Quixote Livraria, na Savassi, Rua Fernandes Tourinho 274 - BH.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Regência Divina

Deus é uma presença abrangente, harmoniosa e regente de todos espaços e do tempo; é dádiva manifestada e imanifestada. Meditemos sempre sobre isso. O único tratamento de que a humanidade precisa é de ampliar sua consciência para entrar em sintonia com Deus. Nele está a perfeição e a retificação de todos os nossos caminhos errados.
Se ouvirmos a voz de Deus não podemos endurecer os corações. É essa voz que fala em todos os nossos silêncios, preces, e na súplica de cada irmão, ou da humanidade, face de Cristo.
Nada há que nos possa ligar à harmonia e ao amor de Deus senão sua graça, ou seja, nosso contato com o Cristo que Ele mandou ao mundo para nos libertar na verdade. A salvação vem segundo a fé e não segundo as obras que são apenas consequências e manifestação do despertar da fé profunda.
É no silêncio e na calma que podemos atingir os planos de expressão de Deus como pleno evoluir da humanidade, através dos tempos. O seu sopro de luz que nos anima e nos faz sentir a unidade da vida e a responsabilidade de cada ato, cada palavra, cada dever que nos compete. Realizamos Deus na medida que O amamos e o reconhecemos em sua criação.
O filho vai ao Pai pelo Cristo, mas não vai sozinho, cada um que atinge essa morada abre um pouco mais a porta para que outros entrem também. Modificamos as energias do mundo quando amamos as pessoas e a natureza, quando ajudamos o próximo e colaboramos com as causas do bem e da justiça, ou enchemos o mundo de beleza.
A cada um Deus entrega uma tarefa para ser cumprida dentro do sentido da harmonia cósmica e do bem estar coletivo. Não devemos temer o aparente caos que surge no mundo da matéria e que nos mostra onde falhamos, pois estamos aqui para evoluir. Deus está sempre conosco, quer saibamos e cremos, quer ignoremos e O neguemos.
Seu plano, desde a criação, vem desenvolvendo-se dentro de seu propósito infinito. Para isso Ele nos deu as leis de toda a conduta e se não as cumprimos fielmente, vamos tropeçando pela estrada afora, mas seguimos no roldão do crescimento, por vezes atrasando a realização das belezas que Ele preparou para aqueles que O amam e para as alegrias de filhos reunidos que creram em suas palavras.
Nunca devemos nos esquecer de que Deus está sempre presente, ao alcance de nosso chamado e de nossa fé. Hoje, ciência e fé se juntam, mais e mais, e nos abrem portais novos, rompendo selos herméticos. Não perca esse tempo de crescimento...
____________//____________
Contatos:
Mulher no museu - Acaba de sair mais um número trimestral do boletim do Museu da Inconfidência, dirigido por Rui Mourão. Este número focaliza a mulher na inconfidência e revela hábitos, retratos e informações do século VIII ao começo do século XX. Informa também a criação de saída de emergência do Museu por sugestão do Prefeito Angelo Oswaldo.
Bons artigos - Continuam muito interessantes e elucidativos os artigos de Trigueirinho - aos domingos - no Jornal O tempo. Nos últimos, ele fala sobre "o poder de cura que está disponível através do sono"; um estado abençoado da natureza para os indivíduos. Em outro artigo ele mostra como é fundamental reconhecermos a luz dentro do ser humano; e as lutas para chegarmos até essa luz.
Catálogos - Estamos apoiando e também reclamando do absurdo dos catálogos telefônicos que vêm, há anos, impossibilitando o usuário de usá-los através do sobrenome. De quem foi a brilhante idéia de listá-los pelo nome?
Bons livros - O indiano Harbans Lal Arora acaba de lançar o livro "Terapias Quânticas - Cuidando do Ser Inteiro", pela Quality Mark editora. O autor é PhD em física quântica pela Universidade de Waterloo (Canadá) e professor aposentado titular pela Universidade Federal do Canadá. O físico defende terapias simples para cura integral. É ainda autor do livro "A Ciência Moderna à luz do Ioga Milenar". Somos todos seres quânticos, afirma o físico.
Cultura de Minas - Dia 27 de outubro o professor de História da UNI-BH falará às 20 horas, na Associação Médica, sobre a Cultura Popular de Minas Gerais. Promoção do Instituto C.G. Jung de MG. Informações (31) 3286-1105.
Mantras Iogues - Os facilitadores Renato Motha e Patrícia Lobato estão ministrando, às quartas-ferias, de 9:30 às 11 h aulas de musicalização com mantras do ioga, visando melhorar a escuta e o domínio da voz. Informações (31) 3297-5508 ou Centro Guru Ram Das, no São Bento.
Aposentados - Quem mandou eles viverem tanto e ainda reclamarem dos elegantes e competentes políticos e governos de escalões diversos - salvo minoria tão mínima, que os aposentados já de vista embaçada, não enchergam mais? Sou exemplo do que está acontecendo com todos os aposentados deste país. Em todos os anos em que trabalhei paguei o INSS sobre dez salários mínimos. Quando pedi aposentadoria por tempo de serviço recebi o equivalente a 7,5 salários mínimos, o que enquanto acompanhou o salário mínimo era razoável. Depois, um gênio dos passes mágicos, desvinculou as aposentadorias do salário mínimo, o que foi o começo da catástrofe para os que insistiam em continuar vivos e dando trabalho e despesa aos governos. Hoje, recebo próximo de 3 salários mínimos. É uma vergonha! Para governantes e políticos? Certamente que não. A culpa é de quem insiste em continuar vivendo, mesmo trabalhando para "emendar" a aposentadoria ou viver da caridade alheia.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Centros de Energia

Todo ser humano tem centros de energia que a ciência avançada já reconhece; por eles passam energias de várias espécies. Das mais primárias, as mais elevadas; negativas e positivas, superiores e inferiores.
Entre os centros principais, está aquele que irradia luz e paz, força e suprimento e que o cristão chama de Cristo interno. É nessa fonte crística, na região do coração, que todos nós podemos nos abastecer sempre que saibamos entrar em contato com ela, ou ter fé suficiente para pedir que ela nos guie.
Daí pode vir a luz, a sabedoria, a recuperação, a reconciliação, o próximo passo a ser dado, no caminho de crescimento. Quem não é informado sobre essa fonte, essa semente divina no homem, ou quem não crê nela, não a coloca em terreno mental fértil, para germinar ideias, ideais e ações.
E, não fazendo esse trabalho interno e intransferível, passa a ser um eterno carente e dependente dos valores e dos recursos externos dos outros, que, muitas vezes, não são os melhores para nós. Acontece que o externo, desligado do interno, é sempre instável, inseguro, incerto e limitado, quando não é impróprio e frustrante.
É por não fazermos o trabalho necessário, à conquista de nossa sintonia interna, que nos tornamos incapazes de resolver os menores problemas de nossa vida. Cada um tem sua maneira própria de fazer essa ligação, sem se descuidar da vida externa comum, ou até tornando-a mais rica, produtiva e correta, livre das agressividades, vaidades e superficialidades que tanto nos embaraçam no mundo moderno.
Um pouco de relaxamento diário e concentração, no campo superior da vida, um pouco de meditação, oração ou leitura sagrada, nos dá uma nova perspectiva de vida e de abordagem. É a presença dessa luz em nós que nos dá possibilidades insuspeitadas em todos os campos da vida.
Até hoje, muitos chegaram à consciência dessa sintonia interna, através da fé cega e da oração; mas hoje, as possibilidades de fé consciente se abrem cada vez mais. Sempre que entramos no trabalho de purificação das energias, pelo reto pensar, reto sentir e reto agir, fazemos uma transformação de energias em nosso interior que nos abrem horizontes mais vastos e mais luminosos. Porque isso reconstroi nosso caráter e é através do auto aperfeiçoamento que crescemos e conquistamos novas dimensões de vida e graça.
_________//_________
Contatos:



Pierre Weil -
Foi com grande tristeza que os amigos do psicólogo, escritor e orientador holístico Pierre Weil receberam a notícia de sua morte, em Brasília, aos 84 anos. Ele fundara e dirigia lá um centro - UNIPAZ - Universidade da Paz. Ele, que era francês, trabalhou alguns anos em BH dando aulas na UFMG, no Departamento de Psicologia Transpessoal.



Feng Shui - A arquiteta Valéria Loureiro está com inscrições abertas ao Curso de Feng Shui, da Escola do Chapéu Preto - Módulo 1, aos sábados e domingos, de 9 às 16 h. Visa ensinar aos participantes as influências positivas ou negativas dos locais de trabalho ou casas. Informações (31) 3441-8009.
Affonso Romano - Muito interessante a crônica de Affonso sobre a grande maioria dos mineiros que vão brilhar no Rio e São Paulo no Jornal O Estado de Minas.
Irmã Benigna - Pelos 27 anos de sua morte, os devotos que receberam benção de Irmã Benigna mandaram celebrar duas missas: uma no cemitério do Bonfim e outra na Igreja de Floresta, seguida de almoço de confraternização. O arcebispo emérito de Diamantina celebrou na Floresta.
Para o cérebro - Foi recentemente lançado o livro "Deixe seu Cérebro em Forma", pela Editora Sextante e indicado para um trabalho na área neurociêntífica para tranquilizar o cérebro. O livro traz uma série de exercícios para um trabalho de alguns minutos melhorando a memória e os portadores do mal de Alzheimer, e outras.
Fisioterapia - A fisioterapeuta Maria Vitória Ferreira Pinto faz atendimento domiciliar em ortopedia neurológica e geriátrica. Informações (31)3344-0153.

sábado, 11 de outubro de 2008

Nossos Dons

A verdade revela-se, a cada dia, através de uma forma e vibração diferente, própria de suas múltiplas facetas, para que sejam apreciadas e absorvidas, por nossa estreita compreensão da infinita expansão de Deus e sua glória.
Sua irradiação, imanente em tudo, da-nos a dimensão da pequenês humana e a possibilidade da expansão dos dons que nos são doados, como herança divina, ainda não bem realizados.
Percebendo o tempo sagrado que atravessamos e os raios de fogo que descem sobre a terra, é hora do ser humano revestir-se de luz, aprofundar na busca de Deus cósmico, e revelado em cada espaço de sua manifestação.
O Cristo dinâmico e vitorioso é a referência maior para o mundo moderno que se confunde, perdido em dúvidas e direcionado por limitadas perspectivas de realização interior e por bens sensoriais e materiais.
A grande luz está aí convidando todos e tocando as diversas expressões criativas e evolutivas, de um modo que se esforça por ser novo, aperfeiçoado e livre de egoísmos, violências e promiscuidades cristalizadoras. Onde o bem, a verdade e o fluir harmonioso da vida, dificilmente penetram e fazem o seu trabalho de libertação.
O caminho dos que despertam estão hoje maravilhosamente cheios de possibilidades, revelações e força para vencer as dificuldades, que fazem parte do viver diário e do crescer dinâmico. São caminhos que convidam todos à realização, à fraternidade e à paz.
É hora de se dissolver o mal e suas degradações, apelos e desordens com uma radiosa força de compreensão e de divulgação de tudo o que é belo, bom e útil à coletividade; tudo o que está ao alcance de todos que se convertem na direção da luz já existente, e sustentadora da vida plenamente evolutiva e eterna.
Precisamos aproveitar a oportunidade de transformação geral que a cada dia e a cada hora nos bate à porta, como um convite superior. Celebramos assim a dança sagrada do encontro e o canto da paz renovada.
Devemos nos lembrar de que as oportunidades são únicas à cada dia. Não podemos perder nenhuma delas pois são todas preciosas para o nosso desenvolvimento e a colaboração com a coletividade.
________//________
Contatos:
Trigueirinho - O Jornal "O Tempo" está publicando aos domingos, excelentes artigos de Trigueirinho.
Medicina do Egito - O seminário sobre "A Medicina no Egito" do oftalmologista Valério França, aconteceu dia 20 de Setembro, na Associação Médica às 20 h. Foi uma realização do Instituto C.G. Jung de Minas Gerais.
Em Sabará - A Feira de Artesanato acontece no período de 10 a 12 de Outubro na Praça de Esportes, no centro de Sabará.
Foto Kirlian - O parapsicólogo e terapeuta Élcio Naves Teixeira trabalha com fotos da aura e interpretação da mesma. Informações (31)3296-3619, no Bairro Santo Antônio.
Criarte- O Centro de Convivência, Gerontologia e Residência Assistida, usa terapias ocupacionais, fisioterapia particular e em grupos, musicoterapia e dietas balanceadas, à Rua Monte Alegre 186, na Serra. Informações (31)3492-9154.
Aconchego- Na Cidade Jardim, Rua Josafá Belo 427, foi aberto um espaço (Casa Dia) para os idosos. Informações (31)3292-1599.
Meditação- O Centro de Estudos do Autoconhecimento promove cursos, à noite, teórico e prático, de Meditação, destinado a todos os interessados. Informações (31)3588-4555.
Psicologia Humanística - O Centro de Psicologia Humanística já abriu inscrições para atendimentos psicoterápicos, e realiza também cursos de formação e psicoterapia centrada no cliente. Informações (31)3024-2280.
Brahma Kumaris - O Retiro da Brahma Kumaris, na Serra do Cipó, tem promovido cursos e palestras, com vaga limitadas. Informações (31)3371-9802.
Acupuntura - A fisioterapeuta Cláudia Homem faz excelentes atendimentos em Acupuntura e Massoterapia. Informações (31)3327-7646 e 9344-4510. Savassi.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A vida simples

Seriamos todos mais felizes se compreendêssemos a vida como ela realmente é. Vida é manifestação de Deus, e Deus é plenitude, abundância, criatividade, riqueza de formas e de suprimentos. É fonte inesgotável de luz e sabedoria.
Na criação do mundo tudo foi feito com especial capricho, fartura e amor. Cada rocha, cada planta, cada inseto e cada ser tem a sua perfeição, beleza e continuidade.
Tudo que vem de Deus é pleno de exuberância, criatividade e fartura. Isso porque de sua mente e de sua vontade dinâmica transborda harmonia, beleza e reprodução infinita.
Mesmo quando Ele nos enviou seu filho Jesus, foi para que tivéssemos vida em plenitude, graça em abundância. "Tudo que perdides ao Pai em meu nome, crendo, Ele vos dará" disse Jesus.
Deus pode tudo, Ele tem tudo de que precisa e tudo o que precisamos. Então, quando entramos em carência e desarmonia é porque estamos desligados desse transbordamento divino que é sua realidade e expressão contínua.
Se não enchemos nossa mente e coração de alegria, amor, confiança e convicção na abundância e no dinamismo da vida universal, vamos limitando nossa receptividade, nossa capacidade de manifestar o bem e o suprimento farto que sempre se expressam quando estamos centrados e ligados à fonte e ao poder de manifestar a vida na sua inteireza, no seu ilimitado emitir e irradiar.
Não precisamos tomar nada dos outros porque tudo nos vem da grande fonte inesgotável de Deus. A mente negativa, medrosa ou invejosa e avara é que não tem acesso à fartura da vida porque não confia no onipoder do fluir divino a cada dia e em cada ocasião.
__________//__________
Contatos:
Exposição - Ficará aberta até o dia 22 de Outubro, a exposição de Angelo Marzano, desenhos e gravuras. Ela está no Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro - BH-MG. O bate papo e lançamento do catálogo será dia 21 de Outubro, às 18 h.
Dança de salão - Estão abertas as inscrições para as aulas de dança de salão ministradas por Rodrigo Delano. Serão todos os ritmos, dirigidos à terceira idade; às segundas feiras e sábados às 16 h, na Escola de Dança. Informações pelo telefone (31)3292-9776 ou 9601-2271.
Terapia - A terapeuta holística In-Patrizia usa técnicas de massagem corporal para o desbloqueio emocional causado por tensão, dores, estresses e para o equilíbrio. Informações pelo telefone (31)9971-6552 e 3223-6347.
O Poder - Está em circulação mais um número da publicação da Missão Ramacrisna, "O Poder". Entre as notícias há a informação do início da nova turma de alunos da Escola de Mecânica de Automóveis, cujo término e formatura será em Março. E entre outros artigos o de Elisabeth Reymond sobre "A noite escura, segundo Tereza De Ávila". Informações pelo telefone (31)3596-2828.
Saúde e Alma - "A Doença como Linguagem da Alma", foi o tema que a psicóloga Alcione Albuquerque desenvolveu, recentemente no Congresso que pelo oitavo ano aconteceu em BH, sobre Saúde e Espiritualidade. Contato com Alcione, pelo telefone (31)3332-5283. "O Homem Sadio, uma Nova Visão" foi o foco do Congresso.
Reunião em Figueiras - A reunião de Setembro em Carmo da Cachoeira (Trigueirinho) contou este ano com mais de mil participantes. Figueira tem também um núcleo em Belo Horizonte, São Carlos (SP) e está abrindo um novo no Uruguai.
Exposição - Foi recentemente inaugurada na galeria de Arte da Escola de Belas da UFMG, uma mostra de Cláudia Renault comemorando o final do mestrado em Belas Artes. Visita de segunda a sexta-feira.
Terceira Idade - A psicóloga Daniela Cota promove um grupo de vivências para mulheres de terceira idade. São promovidas rodas de conversa, dança de roda terapêuticas e canções. Haverá uma aula experimental gratuita, às 15 h. Informações e inscrições pelo telefone (31)9165-8355.
Pinturas contemporâneas - A Galeria Contemplo inaugurou uma exposição de Angelo Issa, com telas expressionistas. A mostra fica na Rua Barão de Macaúbas 251, no Bairro Santo Antônio-BH. Telefone (31)3293-2280, de segunda a sexta-feira de 9 às 19 h.
Mãe Divina - Na Índia, a semana da Mãe Divina é comemorada entre os dias 22 e 28 de Setembro. Em BH as celebrações foram realizadas à Av. do Contorno 4.614, 10º andar. Ponto de Equilibrio. Telefone (31)3225-4222. O cônsul da Índia, Elson Barros esteve presente.