domingo, 31 de maio de 2009

Vivência do Cristo

Atualizando, o que todos nós mais precisamos é fazer com que aquele aprendizado e aquelas verdades que encontramos nos livros, cursos e grupos, se tornem vivências em nós, experiências reais. O onipresente deve revelar-se no coração de cada um de forma concreta, preenchedora de todos os vazios.
A revelação interna é que torna nossa fé definitivamente sólida e transformadora. As palavras ouvidas ou lidas precisam manifestar a energia correspondente ao plano superior, ou seja, o amor dentro e através de nós. Um amor que possa fluir abundante e espontâneo, como uma fonte a jorrar sempre luz cristalina.
O que mais precisamos é da percepção, da revelação, da força do amor, da presença divina, fluindo através de nossa mente, emoção e corpos físico. Isso é transformação, é transmutação que pode modificar nosso mundo em que habitamos. Deus dentro de nós se faz lei nova e divina.
Precisamos estar conscientes de que não agimos sozinhos, mas que o Cristo interno em nós pode assumir o comando de pensamento e da ação, e assim, modificar o campo de nossas energias, tornando-as equilibradas, sadias e perceptíveis ao bem pessoal e coletivo que promovem.
Até aqui estivemos trabalhando na construção do mundo externo, agora a mente começa a se expandir e a vibrar em frequência mais alta, tocando o campo de consciência superior em nosso mundo interno.
Para cada alma chega o tempo certo para a interiorização e para o despertar da consciência em nível mais elevado. Porém, a revelação mais profunda não vem por meio do intelecto analítico, mas chega pela intuição, quando já está estabelecida a paz e silêncio no coração humano. Ou seja, o Cristo revelado.
________//________

Contatos:

Sabedoria Andina - Recentemente, Francisco Miranda, sacerdote peruano guardião do legado andino, sobre as energias que orientam a vida humana, esteve em BH. Foi a convite do Instituto Renascer da Consciência, para um Seminário que aconteceu em Ravena, entre os dias 22 e 24 de maio. O telefone do Instituto é (31)9692-7070. O jornal O Tempo noticiou o fato.

Consolação - A Terceira Igreja da Lagoinha, à Rua Pe. Marinho, 113 vem distribuindo um interessante folheto sobre a Consolação, segundo vários significativos trechos da Bíblia. É consolador lê-lo sempre.

Aracê - A Associação Internacional para a Evolução da Consciência tem promovido palestras gratuitas sobre técnicas para evoluir atualmente. Veja o site www.arace.org.br

Antroposofia - A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica de MG promove encontros básicos. Informações (31)3227-7965.

Sobre a alma - A Editora Nova Era lançou o livro de Elizabeth Clare Profet: "A História de Sua Alma" (preço R$19,90). Ela informa o que aprendeu a partir de seus estudos e crenças.

Memória - A terapeuta ocupacional e gerontologista, Renata Seabra, coordena uma oficina de Memória, formando grupos para ativação de uma memória ativa e saudável, no Hospital Belo Horizonte. São 12 encontros no Espaço Saúde do Hospital. Informações (31)3087-6611.

Religião - O colunista Frei Beto publicou dia 21 de maio, no jornal Estado de Minas, um texto resumindo adequadamente o que vem acontecendo nas igrejas católicas e nas evangélicas. As católicas fecham as portas, quase o dia todo, em muitos bairros e quando abrem não há padres para atender quem os procuram. Os padres são poucos e mesmo jovens, já estão estressados, sem paciência, quando não indelicados com pessoas idosas que os procuram. Os pastores evangélicos, ao contrário, têm as portas abertas a semana inteira e atendem bem, até mesmo à noite, quem os procura mesmo que não sejam de sua igreja. Por isso têm sempre cultos repletos e muita gente procurando-os e sendo bem atendidas, porque eles são muitos e se revezam a cada hora. Felizmente nossa paróquia não nos decepcionou, como conhecida o fez.

Autoconhecimento - O Espaço Revitalizar tem promovido vivências dentro de formas e sentimentos. Visam promover o poder das artes e das práticas circulares no autoconhecimento. Informações (31)4101-6026 e (31)9176-2008, Juliana e Lucas - BH.

domingo, 24 de maio de 2009

Evoluir é amar mais

Como todos os seres vivos, o homem nasceu de uma dualidade; de um polo positivo que se une a um negativo. Do equilíbrio dessa união depende muito o seu bem estar físico e emocional.
Há, portanto um campo de energias que nos proporcionam a vida e dentro do qual vivemos, agimos, irradiamos e absorvemos forças. Muitos não sabem e outros, estão apenas despertando, para essa realidade. E todo conhecimento traz também responsabilidade. Muitos agora já compreendem como nossa emoção, nosso pensamento e sentimentos são forças vivas e atuantes que geram situações determinadas pelo tipo de equilíbrio, ou de desequilíbrio que apresentamos.
Esse equilíbrio se obtem, ou se quebra, pelo uso correto ou errado das leis universais que nos regem. Quando entramos em harmonia com elas, entramos em sintonia com o plano cósmico que nos rege, e expressamos a fonte natural que nos criou, nos sustenta e nos atrai para a consciência do que somos em essência.
Quando distorcemos as leis universais - ou pecamos contra o amor fraternal - provocamos um curto circuito em nossa luz interna, e passamos a irradiar escuridões limitadoras.
Amor é um tema vastíssimo e que pode ser abordado sob formas as mais variadas, corretas e incorretas. Dentro da dualidade do mundo podemos, pelo amor, atingir o êxtase sublime, ou decair em aberrações grosseiras que estão fora das leis da correta química divina.
A energia do amor é tão possante que gera uma vida nova, pela sua polaridade feminina e masculina, mas é importante observar em que clima de energias se está construindo essa nova vida. Pois a vida é um todo físico e energético e campos afins se interpenetram.
Quando as leis do amor ao próximo, como a si mesmo, é entrar em harmonia com o todo; rejeitá-la ou quebrá-la é excluir-se do equilíbrio e da paz universal. Já se ouve falar na chegada gradual de um novo DNA, para a humanidade.
_______//_______
Contatos:
Nova Lei - Estamos recebendo do Senador Eduardo Azeredo a informação de que já foi regulamentada a nova lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, já regulamentada pelo CONTRAN. O projeto foi seu, depois de longo estudo. Estamos aguardando que o ilustre Senador tenha igual empenho para regulamentar e por em prática a Lei Pain que beneficia os aposentados e que ninguém se apressa por ela. Temos visto nos jornais quando aposentados, injustiçados clamam por ela.
Turismo - Merece destaque também a importância que, depois do caos que se instalou no planeta, na sociedade e nas famílias o turismo está interessado nas excurções que levam as pessoas. Estão em foco, Machu Pitichyu, Caminho da Compostela, nosso Caraça, roteiros a templos na India e Tibet entre outros.
Promoção - Estamos agradecendo ao Sr. Claudinei a oferta que não fez, semana passada, de uma assinatura da "Folha de São Paulo" em sua promoção de um mês por R$28,00 além de um brinde que deveremos receber. A promoção é para os domingos e que podemos cancelá-la no fim de um mês. Somos gratas.
Origem da vida - Um pesquisa da Universidade de Manchester está demonstrando um "caminho" para a sintese do RNA a partir de compostos que estavam presentes na Terra, há quatro bilhões de anos e que explicariam a origem da vida no planeta.
Poesia - O Poeta e escritor e jornalista, Affonso Romano de Sant'Anna que recentemente esteve em BH lançando seu livro "O Enigma Vazio", no projeto Terça Poética, promete para breve seu novo livro "Perdidos na Toscana", pela LSPM de crônicas que relatam suas andanças pelo Egito, Israel, Marrocos e Canadá.
Boas palavras - Todas as tardes de 16 às 18 horas está sendo irradiado, na Rádio América, um interessante programa para a importância da oração à tarde. Padre Sérgio fala às segundas-feiras.
Livro - Foi lançado pela Editora Cultrix o livro do indiano "Osho" sobre saúde emocional. Ele fala sobre o impacto que têm em nossas vidas, o medo, a raiva, a inveja e o ciume. O autor foi conhecido inicialmente por Rajnich.
Pierre Weill - Lançado também recentemente, o livro "A Entrega", do conhecido espiritualista Pierre Weill, pela Editora Pensamento. O autor aborda aspectos inconscientes e involuntários no movimento da entrega.
Diversidade - As psicólogas Liliana Viotti e Nina Ligia, promoverão encontros gratuitos dias 22 de junho a 6 de julho, sobre "Diversidade". O objetivo é fazer as pessoas abraçarem as diversidades com reflexões, vivências, filmes e ginásticas. Informações (31)3221-0683. Vagas limitadas. Rua Pe. Rolim, 123 sala 201, B. Santa Efigênia em BH.

domingo, 17 de maio de 2009

LEIS DA ALMA

O despertar real do ser é, quase sempre, precedido por sinais internos e externos, fruto da transformação que vai tocando todos os planos da expressão humana, quando se inicia o trabalho de acordar. Cada um passa por sua própria experiência, porém todos testemunham as mudanças profundas que, lenta ou aceleradamente, começam a tomar conta do indivíduo que luta por uma sintonia superior.


 No princípio são apenas leituras, discussões sobre temas que nos levam à verdade interna. Depois é que começa a assimilação das palavras e exemplos, e a tentativa de experiência e aquietamento mais profundo. Quanto mais próximo se chega da realidade da vida, mais rapidamente sentem-se as transformações na mente, na emoção, nos atos e no próprio corpo.


É um ampliar de horizontes, um mover e remover de idéias, um novo perceber e um vivenciar sutil. É no alvorecer do grande sol interior que há uma palpitação violenta, que a energia gira no coração até que a mente se aquiete totalmente, na penetração de planos novos.


Os sentidos vão sendo acalmados, a mente silenciada e o primeiro raio da luz verdadeira implanta-se num entreabrir de festa. O próprio hálito que se respirar é novo, a freqüência de sua vibração mais alta, enquanto a paz se deixa conhecer de perto. As palavras se perdem no grande sol, porque só a luz pode definir o iluminado, só esse viver pode traduzir o “conhecer”, só a comunhão pode perceber o Uno.


Não aspires ter alguma coisa por mais bela que seja, aspire antes ser, dizem os velhos ensinamentos. A vida universal é circulante, fluente, o que nos chega às mãos é para ser compartilhado, só assim será benéfico. O que procuramos reter cristaliza-se e é destrutivo, ou fonte de sofrimento. Essas leis são tanto do plano material quanto leis da alma.


CHAMAR A ALMA


Sondar a luz é muitas vezes queimar as próprias asas no crepitar da chama que atrai. É chamar o imponderável onde a alma se prendeu. O conhecer gradual e o aspirar constante pelo melhor, enobrece os passos inseguros e abre os horizontes.


A própria condição humana explica as quedas e tropeços do caminho, mas a consciência da onipresença tudo lima, tudo impulsiona para o objetivo superior, meta de todos. Cada um tem seu germe de luz, sua semente de expansão, seu potencial a realizar no plano de Deus, e a linguagem da vida nos trazem um recado vivo a cada dia. É só estar ligado ao toque crístico de cada acontecimento.

_________//_________

Contatos: 

Bom sono – Já estão abertas as inscrições para o encontro sobre “Qualidade do Sono”, ministrado pela psicoterapeuta Terezita Jordi. Ela visa buscar o encontro, corpo e mente, levando-a as causas da insônia e ensina técnicas para recuperação do sono tranqüilo. Inscrições e informação (31)3337-7950.

Cura do Corpo e da Alma – José Trigueirinho Neto estará em BH, domingo, dia 17, no Minas Centro às 16 horas. Ele tratará também do atual momento planetário. Informações (31)3496-1019.

O Jornal – Concordo com o colega Mário Fontana que, há dias, escreveu em sua coluna que o cigarro e o álcool fazem menos mal à saúde do que a solidão...

Gostamos – Foi muito interessante e delicada a crônica de Laura Medioli sobre Xico Xavier e suas lembranças. Quando ele morou em Pedro Leopoldo, foi constante cliente de meu pai o oftalmologista e professor Casimiro Laborne. Xico tinha problema nos olhos e precisou de acompanhamento.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Essência da Paz

Dizem os místicos que a Paz é um princípio essencial na natureza, não uma qualidade que deveremos adquirir. Ela é a essência de tudo, assim como o amor é um princípio coesivo.
Por trás de cada ruído há um silêncio, atrás do movimento há o repouso; antes do movimento e da sinfonia das esferas ou do caminhar dos astros há o silêncio, princípio da paz.
Deus é a Paz imóvel e Dele procedemos nós, seus filhos, e todas as criações. O fogo, a água, o crescimento das plantas ou o movimento humano e dos animais têm atrás de tudo o silêncio profundo do Criador. Ele é imóvel e Nele está a paz que devemos buscar.
Para termos êxito em aproximarmos da aura divina devemos nos preparar física, psíquica e mentalmente para entrarmos no aquietamento, na luz e no silêncio do Cristo interno, que mora dentro de cada um.
É por isso que se descobre, cada vez mais, até entre cientistas, que precisamos encontrar todos os dias um local tranquilo, um silêncio interno onde possamos repousar no Cristo e reabastecer nossas auras em sua energia, luz e paz.
Nossos pensamentos e atos devem a todo momento estarem voltados para o lado espiritual de nossas almas; e a cada dia, sentirmos mais em paz com nosso interior, com os que estão à nossa volta e com os movimentos planetários que nos atingem, por vezes iluminando-nos e por vezes inquietando-nos.
O caminho para o reino da paz se estende pela mente a emoção e a certeza da onipresença de Deus o tempo todo na Sua paz, e nos chamando para compartilharmos dela com Ele, e com toda a humanidade. A cada dia nosso louvor a Deus deve ser dentro da paz que cria sempre o melhor e mais natural.
___________//__________
Contatos:
Congresso Internacional - O C.G. Jung promoverá de 8 a 12 de Outubro o XVII Congresso Internacional da AJB. Focaliza: Arte e Análise - O Simbolismo nas Artes Visuais. Será na Associação Médica de BH, na Av. João Pinheiro 161. O presidente do encontro será Carlos Alberto Corrêa Salles. Oito convidados participarão, vindos de BH, Rio e São Paulo. Inscrições abertas e informações pelo telefone (31)3057-7555.
Poesias - "Passageira em trânsito" é o mais recente livro lançado pela escritora e poeta Marina Colasanti que resume em poesia suas constantes viagens pelo mundo juntamente com seu marido o poeta escritor e jornalista Affonso Romano de Sant'Anna. O livro é lançado pela Editora Record.
Meditação - Teve início recente o Curso de Meditação da psicóloga clínica e transpessoal Maria José Dias. Ela usa métodos de respiração, relaxamento, alongamento físico e visualização. Encontro, por dois meses, às quartas-feiras, de 8:30 às 10:30 h. À Rua Santa Rita Durão, 89. Informações (31)3227-2641 ou 9953-2641.
Práticas Taoístas - Foram abertas as inscrições para o Curso de Fisiologia Energéticas e Práticas Terapeuticas Orientais. Quem ministra é o instrutor de ioga taoísta Romulo Pimenta. Informações (31)3462-7921.
Senador - Estamos recebendo Renato Azeredo o seu compêndio, bem ilustrado "Janelas Abertas", com dados e fotos sobre os municípios mineiros. Estamos aguardando dele como de outros Senadores a importante informação para todos os aposentados da aprovação da Lei Pains que faz justiça, segundo a data em que cada um se aposentou.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Átomo Dinâmico


Não é só a mística que eleva o homem até a presença de Deus. Os que se julgam materialistas e descrentes de uma vida eterna, deveriam antes, deixar de lado a preguiça e estudar as ciências. Por elas se vai hoje, diretamente à Deus. É preciso saber o que é o átomo, segundo Thomaz Edison, ou ler o extraordinário livro de Alice Bailey “A Consciência do Átomo”, para se entender como a onipresença de Deus pode ser até “demonstrada” pela ciência atômica.
Edison disse: “não acredito que a matéria seja inerte, ativada por uma força externa. Parece-me que cada átomo possui uma certa quantidade de inteligência primitiva... Nossos corpos são compostos de miríade de entidades infinitesimais, cada uma sendo uma unidade de vida; do mesmo modo que o átomo compõe-se de miríade de elétrons... A ciência admite a dificuldade de traçar a linha entre o inanimado e o animado; talvez as entidades de vida estendam suas atividades aos cristais e às substâncias químicas...“
Já Alice Bailey afirma (em suas palestras) reunidas no livro “A Consciência do Átomo”, que toda evolução procede do homogêneo, através da heterogeneidade, e de volta à homogeneidade. Ela diz: “A evolução é uma marcha cada vez mais acelerada de todas as partículas do universo que as leva, simultaneamente, por um caminho semeado pela destruição, porém ininterrupto e sem vacilação, do átomo material até aquela consciência universal na qual a onipotência e a onisciência são compreendidas; numa palavra, até a conscientização completa do Absoluto de Deus”.

_________//_________

Contatos:

Bons Livros – Acabamos de reler o livro “Transmissões da Estrela-Semente”, de Ken Carey, ótimo para quem deseja evoluir espiritualmente. Edição da Cultrix / Pensamento. Dele também há o livro “Visão”. O autor tem intuição aberta para receber belas mensagens.

Lançamento – O conhecido escritor Paulo Coelho, acaba de lançar seu último trabalho, “Nas crônicas do Ser”. Ele encara a vida harmônica como o fluir de um rio. Editor Agir.

C.G.Jung – O Instituto C.G. Jung envia-nos as notas sobre seus Seminários de Maio, na Associação Médica; sempre às 20 horas em ponto. Os temas são: dia 4, “Redes Informais sem usuários de drogas”, com a antropóloga Regina Medeiros; dia 11, “Experiências com o cinema”, com sociólogo da UFMG, Ronaldo de Noronha; dia 18, o tema será “Uma cirurgia na organização Médicos sem fronteiras”, com a palestrante Dra. Eliane Sander Mansur, do Hospital Felício Roxo; e finalizando, no dia 25, “Norbert Elias”, “Além do indivíduo e da sociedade” é o tema de Alexandre A. Cardoso, mestre em ciência política pela UFMG e doutorado pela USP, em Sociologia e Religião. Informações (31) 3286-1105.

Som premiado – O Prêmio, recentemente realizado pelo BDMG de Música Instrumental, foi de alto nível, e apresentado no Sesiminas. Entre os melhores agraciados estava o jovem flautista Alexandre Andrés. Além dos sete mil reais, cada um dos premiados vai ganhar um show individual, na Biblioteca Pública de MG.

Tibetano – O Centro de Budismo Tibetano realizou, dia 3 de Maio, uma palestra, no Chadud Dawa Drolma, uma palestra abordando temas como: o budismo vajarayana ou tântrico, a Tara Vermelha, aspecto feminino de Buda. O Centro funciona na Av. Nossa Senhora do Carmo, 660 – 2º andar – BH. Informações (31)9737-1528.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

A CONSCIÊNCIA

Sofremos muito porque não conseguimos ainda despertar nossa consciência para o que realmente somos e, vivemos supondo ser nosso ego dividido, solto da totalidade a qual pertencemos. Na unidade, somos mais espírito do que matéria, mais sol do que terra.


Viemos todos para essa dimensão para espalharmos aqui o que Cristo nos ensinou, e que estamos tão lentos em apresentar. Somos uma unidade, cada qual com o mesmo dever de espalhar e purificar na Terra o infinito amor fraternal.


Certamente, cada um tem a sua maneira e possibilidade de falar da luz de Deus que nos permeia, e de irmos compreendendo nossa missão conjunta de filhos de Deus, num trabalho, por Ele determinado, porem capaz de criar um novo céu e uma nova Terra.


Esse período de transição no qual estamos ate hoje envolvidos, nos parece mais catastrófico do que realmente é, pois ele está nos trazendo o despertar de muitos retardatários que ainda não perceberam o Cristo interno, em todos nós, e não agem, portanto, com essa indispensável consciência.


Sabemos que somos apenas o templo onde veio habitar o espírito do “filho” amado pelo Pai que já providenciou varias moradas para todos nós, e espera, com paciência, nossa adesão ao plano, tão bem explicado e vivido por Jesus quando encarnado entre nós.


Devemos todos buscar essa consciência crística dentro de nós, sempre aperfeiçoando o trabalho ou a missão que nos coube, ao descermos a Terra.


Bendita seja a luz e a unidade que há dentro de todos. Muitos já começaram a despertar e sentir a consciência que abrange muito alem de que nossos olhos físicos registram.

________//________

Contatos:

Artes – No Palácio das Artes estão abertas as mostras dos artistas Nara Amélia, apresentando “Um céu feito de abismo” e o artista, Fabrício Carvalho, expondo “Transobjetos”. Ambas apresentações permanecem até 5 de maio com bate papo, neste dia. Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – BH. Entrada franca.


Chico Xavier – Amigos do médium mineiro, líder em venda de livros psicografado, promovem o II° Encontro, durante uma semana em Pedro Leopoldo, terra de Xico. Nascido em 1910 ele faleceu em 2002. O encontro terminou em 20 de Abril.


Affonso Romano – Como parte do Projeto “Terças-poéticas”, esteve recentemente em BH, o escritor, poeta e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna, homenageando seus colegas com a leitura dos poetas mineiros: Bueno de Rivera, Emílio Moura e Henrique Lisboa.


Guignard – Alberto da Veiga Guignard, que fundou em BH a primeira escola de arte, em 1944, a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek foi recentemente homenageado na atual escola que leva o seu nome por renomados artistas do tempo da fundação da Escola e pelos atuais. Fizeram depoimentos, entre outros, os veteranos, Maria Helena Andrés, Solange Botelho, Iara Tupinambá, Jarbas Juarez. Foi montado em acervo, quase inédito de várias obras do Mestre que estavam em locais diversos.


Sobre a Bíblia – Roberto Lima Netto, consultor de empresas e doutor pela Universidade de Sanford lançou recentemente o livro: “Os Segredos da Bíblia”, pela editora Best Seller. No livro ele busca, entre outras coisas, a simbologia da linguagem nos antigos testamentos, tirando delas lições de ajuda atuais.


Irmã Benigna – Toda segunda-feira, junto ao túmulo de Irmã Benigna, da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, tem sido celebrada uma missa pelo Padre Domingos Sávio. São feitos agradecimentos e pedidos de intercessão que a irmã que passou a vida abençoando e ajudando a todos. Nós a conhecemos no consultório do acupunturista Dr. Marcelo, onde ela abençoava o local e o trabalho do médico, pioneiro em BH nessa alternativa. Contatos para agradecimento de graças ou pedidos de prece são feitos pelo site: http://www.irmabenigna.org.br/