sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Impermanente


Quisera impregnar-me da força que comanda astros e estrelas e que flui de Deus a fonte que tudo rege. Quisera palavras vivas para transmitir a beleza que povoa o Cosmo e o enche de mistério, pois cada verdade tem seu símbolo de expressão correta.
         Quem descobre o segredo pleno do Verbo e a força do comando único desfaz todos os mistérios e se torna dínamo do mundo do Cristo. Nesse tempo de buscas e chamados interiores se fazem mais claras e mais presentes as mensagens antes cifradas. Entretanto, as grandezas reais estão encontrando um mundo ainda sonolento e despreparado para a luz maior.
         Foi preciso que se acelerassem as transformações e, para isso, invoca-se a cada dia, sobre o mundo, um canto de harmonia e paz, para que do grande centro interno flua  a luz crística no coração dos homens. Para que o ser, conhecendo sua origem e seu destino, se integre, sem medo e sem desgastes ao trabalho comum, reabastecido pelo poder de sua filiação.
         O tempo amadurecido começa a acordar os homens imersos em seculares sonos; acorda-os e liberta-os de seus múltiplos apegos e dúvidas. Seria correto se todos se propusessem a repartir dádiva e caminho nessa hora, para que se apresse o tempo do silêncio pleno para que a flor se abra e se ouça o som universal.
         Sob um clima novo percebe-se que tudo que nos vai sendo dado ou emprestado é para ser compartilhado, usado ou devolvido em ato de renúncia, conforme a intuição ou o discernimento assim resolvam. A renúncia é um dos maiores caminhos para o homem e percebê-lo nos confere especial grandeza. 
         Agora as palavras estão dadas, as rosas predestinadas, a luz vai sendo repartida em suas várias cores, mais intensamente; para isso a paz começa a descer nos momentos em que o coração se torna manso, limpo e inteiramente desimpedido.  É preciso que cada um saiba emitir sua nota correta, conheça seu nome, visualize sua cor.
         A cada dia o caminhar é novo para que não se quebre o ritmo do progresso. O melhor hoje, não é o bastante amanhã. A insatisfação de quem não se detém na primeira vitória é a marca do que quer chegar cedo ao fim da jornada terrena. Planícies e montanhas, luz e treva, tudo deve ser palmilhado com espírito de luta, coragem e esperança. O Caminho não é nunca como o imaginamos, mas sempre, como vai-se delineando, a cada dia.
         Por isso o que segue em frente não projeta a longo prazo, mas procura fazer, com alegria o trabalho de cada dia. Não se pode determinar o que será o melhor na jornada, mas deve-se procurar o mais justo, o mais belo e perfeito a cada hora.    
         Mesmo quando o passo se faz incerto, mesmo assim, é preciso andar sabendo que a mutabilidade é fruto da ilusão do tempo e que o transitório traz ensinamentos complexos, mas preciosos.
         As experiências mais sutis podem abalar as estruturas limitadas ao caminho comum, pois o despertar é cheio de inquietações, até que a luz seja plena e confortante. Nada é permanente nos primeiros passos, mas neles está a semente da realização completa.

_____ xxx_____

Desejo a todos os meus leitores um Ano Novo cheio de Paz e Esperança!!!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Roteiro de Luz


Quando o Canto da Vida interpenetra o corpo humano, perceptivelmente, transforma-o num campo de energia comandada, onde o caudaloso rio da espinha dorsal inunda de seiva nova, as regiões até então áridas, de suas mensagens mais sutis. A vibração marca a passagem do eterno pelo humano.
Quando esse Canto estremece, pela primeira vez, o ser humano – como a luz sobre o botão de lótus – ele começa a perceber como são irreais as formas densas que o envolvem e o mantém preso em infindáveis cadeias. Só aí se pode apoiar de novo na verdadeira estrutura, começando a identificar-se com o grandioso caminho da ascensão da consciência.
Quando o Canto da Vida transforma o homem, para que ele possa sintonizar o plano cósmico, as ondas de luz o lançam num mundo inconcebível, pela mente comum, cujas dimensões, cores e sentido ilimitado, não são traduzíveis em palavras.
É difícil falar do Canto da Vida a quem nunca o ouviu ou pressentiu. A grande barreira do homem é a ignorância em que vive mergulhado, há séculos, a ponto de esquecer sua real origem e de conceber suas potencialidades.
Nada pode ser comparado à realidade do lótus que se abre – êxtase Satori ou Samadi – ou do selo que se rompe para o despertar real do espírito. A humanidade está amadurecida o suficiente para principiar a compreender, viver e transmutar sua linguagem nova que, no passado, esteve vinculada a grupos secretos e restritos. Atualmente, qualquer esforço sincero e persistente leva-nos às portas da percepção, na medida do alcance espiritual de cada um.
Quando o Canto da Vida vibra sua mágica nota sobre o despertar humano o homem começa a duvidar de sua aparente limitação material ou mental, para identificar-se com o vento e o mar, o sol e as estrelas, o eterno infinito.
E o tempo é próprio para que a vida Cante em nós – você não percebe que o botão quer abrir-se?
É tempo de encontro e o encontro é de amor. Os passos são leves e leve é o contato. No dia, sem hora, o silêncio se implanta. Só muito ao longe soam sinos ou hinos; o som imanente.
É tempo de encontro e o encontro é de paz. Sem palavras, os gestos são danças, são chaves de portas que a vivência indicou. No tempo, sem hora, o silêncio falou. Aberto e estreito se mostrou o caminho e na luz da manhã o sinal se marcou. O encontro é de força e o tempo é de luz.  
É quase uma escola, escola de vida. Ministram-se temas jamais suspeitados, ascendem-se símbolos, estrelas e sóis. As palavras pensadas já são transmitidas à mente serena; as palavras são mantras de doce dizer, são roteiro de luz e de novo poder.

CONTATOS

UNIVERSO – Só recentemente descobri que o Professor de Astronomia da UFMG, Roberto Las Casas, tem programas excelentes transmitidos pelas ondas da Rádio Inconfidência. O professor vai fundo nos temas e nas perguntas que lhe fazem dentro de sua especialidade. Creio que o conheci quando ainda os cursos da UFMG eram iniciados no prédio da Escola Normal – Av. Afonso Pena – pois a Pampulha ainda não estava toda pronta.
Agora, ouvi Roberto sábado, às 21 horas e domingo à tarde falando no “possível” fim do mundo Maia e de outros acontecimentos semelhantes já premeditados.  Ele afirma que nosso mundo ainda vai durar muitos milhões de anos modificando apenas suas energias e aperfeiçoamentos globais.

PARA JESUS – O Núcleo Assistencial “Caminhos para Jesus”, faz competente e elogiável trabalho assistencial de atendimento e de socialização para pessoas necessitadas. Seu último jornal publica uma placa que homenageia Célio Trópia, uma das vigas mestras da construção da bem dirigida instituição.
Quem quiser ajudá-los com alimentos, roupas, móveis, produtos de higiene e limpeza ou mensalidades pode informar-se pelo telefone (31) 3408-3000 ou www.caminhosparajesus.org.br  Recebem também visitas dos interessados em conhecerem a meritória obra.

YOGA – Já estão abertas e prosseguem até janeiro as inscrições feitas pelo grupo da Professora Maria José Marinho para as aulas de Hatha Yoga, Laya, Ashtang Yoga, para a terceira idade; estas aulas têm desconto de 50% nas mensalidades.  Informações: tel.(31) 3223-8340 ou www.pontodeequilibrio.com.br , Avenida do Contorno, 4.614, 10º andar.

UFOLOGIA - Segundo lemos no artigo da jornalista Ana Elizabeth, de O Tempo, entre os dias 6 a 9 de dezembro, aconteceu o IV Fórum Mundial de Ufologia em Foz do Iguaçu, onde foram realizadas 37 palestras de ufólogos nacionais e internacionais.
Na ocasião houve o pedido para que as diversas nações que possuem mensagens de extraterrestres em seus arquivos secretos deem conhecimento ao público de seus conteúdos.  

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Amar é preciso



Ama a beleza transitória da lua que te cobre de fantasiosos mistérios e, de tempos em tempos, faz sua festa maior. Ama o frágil encantamento de sua luz anunciando fontes mais potentes.

         Ama o dia que começa, para conhecer a noite, e o anoitecer que se inclina para rever o sol. Ama o impermanente ritmo do vento e do teu respirar, o pulsar do fogo, o deslizar da água; ama o pássaro branco sobre a fascinação do lago transparente e manso.

         Ama a flor que se fez símbolo, o sorriso infantil, a ternura fugaz, o aperto da mão desconhecida. Abre-te sempre à semente de cada amor palpável para estenderes a linha de teu conhecer, até às fontes corretas, à origem do amor maior.

         Ama sem medo, sem exagero, sem egoísmo, sem esperar retorno ou correspondência. Ama simplesmente porque vês que já não podes menos do que amar.

         Ama sempre, porque aprendestes que, entre todos os caminhos, não há outro para ti. Ama porque é mais fácil amar que indagar, que conhecer, é mais suave amar que perguntar, é mais perfeito amar que rejeitar, é mais belo amar que pedir provas, que exigir leis, que dominar.

         Ama, sobretudo a forma universal e impessoal do Amor que é o mais correto dom da realidade que te anima. Ama ampliando-te, doando-te, compreendendo, refugiando-te no eterno amor.

         Ama buscando a linha mestra da consagração do Amor que sempre crê, perdoa, atende, comunga e se integra na plenitude cósmica. Ama pelos que não sabem amar, pelos que não descobriram ou não entenderam o amor. Ama pelos que fizeram dele o instante material e perecível, pelos que o confundiram com os sentimentos mais paradoxais ou até banais.

         Ama junto com aqueles que elevaram o Amor aos planos imponderáveis, junto com os que o expandiram até a onipotência e a onipresença, e se confundiram nele e se liberaram em sua essência.  

         Ama até que não possas mais do que amar, constantemente, irremediavelmente...
 
_____________//______________
 
Contatos:

 
AMIGOS DA GUIGNARD – Alunos que fizeram sucesso no primeiro grupo da Escola do mestre Guignard; Maria Helena Andrés comemorou recentemente seus 90 anos. Houve uma missa na Igreja de Lourdes oferecida pelos seus filhos – um deles do grupo Uakiti – na ocasião tocaram uma especial música de Villa-Lobos do agrado de Maria Helena, que recebeu na missa uma benção especial do padre. Agora, Sara Ávila será homenageada por filhos e netos com um jantar no Automóvel Clube, dia 14/12, por seus 80 anos. Soubemos também, recentemente, e com pesar – ao qual nos unimos – da partida do pintor Chanina aos 85 anos. Artista consagrado e com estilo muito pessoal e interessante, dentro do seu temperamento bem reservado. Aqui, cumprimentamos às aniversariantes e deixamos nosso grande pesar pelo partida do ex-colega nas artes e amigo Chanina.  

 
O PODER – Está em circulação mais um número trimestral da Revista da Missão Ramacrisna com artigos de seu fundador Lindalanda – Sr. Arlindo, de Solange Bottaro – vice-presidente da organização, de Dona Rosalina Dutra Agrícola e também nossa colaboração “Energias Planetárias”. Nos dá muito prazer compartilhar com a importante obra de estudos escolares e espirituais e da possibilidade de superação em áreas de cultura e comércio.

 
TIBETANOS – No dia 02/12 às 8 h o Instituto Lam Rim promoveu o curso Beleza Viva. E no dia 10, às 10h haverá uma demonstração – Curso Vivência – dos 21 ritos tibetanos. Informações: www.lamrim.com.br

 
C.G.JUNG – No mês de dezembro, o Instituto C.G. Jung realizará às 20h os Seminários: Dia 03 – Perfil da Religiosidade dos Belorizontinos, com Alexandre A. Cardoso, mestre em Ciência Política pela UFMG; Dia 10 – Projeto Kadiamor.  Local: Associação Médica, à Av. João Pinheiro, 161, Belo Horizonte.
Informações:  www.institutojung.org.br