quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Molde Mental



Muita gente tem nos dito que não sabe como “dar a volta por cima”, como sair dos problemas em que se veem envolvidos.

Uma forma simples e sem perigo para todos os que desejam o auto aperfeiçoamento, e com ele uma vida mais equilibrada e luminosa, é o seguinte:

Observe duas ou três vezes por dia por onde anda a sua mente. Tudo começa aí, tudo tem seu molde mental que é sua vibração inicial. Você está centrado no plano físico, no físico/emocional, no emocional/mental, no espiritual? De que forma?

Os planos em si não são maus e nos foram dados para evoluirmos através deles; mas crescendo e observando suas leis. A forma como os utilizamos é que é importante. O conhecimento de que não somos só corpo e emoção é fundamental. Pois esses dois planos são mais primários, instáveis e vulneráveis, e tem suas leis.

Por exemplo: se só nos interessamos pelo plano físico, pelos nossos bens materiais, com egoísmo, ganância, descontrole, desperdício, exagero, indiferentes ao bem coletivo, estamos trabalhando com uma energia das sombras. Falta aí luz, generosidade e, sobretudo consciência de grupo; somos um todo e irradiamos nossa maneira de ser sobre tudo.

E sua emoção, como está? Harmoniosa, calma, afetuosa, limpa? Ou você se tornou um ser descontrolado, irritado, agressivo, insensível aos danos que possa causar, desorganizado, etc.? Para cada tipo de emoção há uma energia correspondente que trabalha dentro de você e atua sobre todo o seu ambiente. Vê como você se constrói e se aperfeiçoa, como entra no equilíbrio e na paz; ou como se autodestrói e atrai a desarmonia para junto de si?

E as suas ideias, onde fixam por mais tempo? Onde estavam ontem e hoje? Em aspirações criativas ao seu alcance e em benefício de muitos, em pensamentos luminosos de fé e de paz? Ou sua mente tem-se firmado no negativo, na confusão, no medo, na irritação, na preguiça de mudar, no comodismo, etc.?

Ideias e pensamentos são poderosas correntes de energias que trabalham em você, junto com as emoções e manifestam a direção que você lhes imprime sempre. São o seu transporte na vida e levam você segundo o caminho que você escolhe trilhar no seu dia a dia.

Pensamento e emoção são campos de vibração e força, mais densa ou mais leve, mais organizada ou mais caótica; e está em suas mãos perceber os campos de atração que você tem escolhido e criado, como está em sua vontade transformar as energias emocionais e mentais que o envolvem, se elas não o estão agradando. Tudo que é repetido tem força; especialmente pensamento e sentimento.  

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sempre há um novo dia

O povo diz, com a sabedoria que só o povo tem: “não há bem que sempre dure, nem há mal que sempre ature”.
        Para vivermos melhor, precisamos aprender a olhar a vida como alguma coisa sempre em movimento, sempre passageira e cheia de fatos novos que muitas vezes transcendem o nosso controle. É preciso compreender que tudo tem uma razão de ser, razão esta que, nem sempre fica, de imediato, muito clara e confortável para nós.
        Todos passamos, na vida, por dias de euforia e paz e dias de problemas e dor. Uns e outros são testes para crescermos e para nos conhecermos melhor; para sabermos como nos comportamos diante deste ou daquele fato.
        Se nossa mente estiver sempre consciente de que somos como um rio, que corre e passa por trechos diferentes em seu caminho para o grande mar, muito sofrimento seria poupado e poderíamos ser mais calmos e mais tranquilos, mais confiante no amanhã. Nós daríamos menores dimensões aos aparentemente grandes sucessos ou grandes problemas.
        Saberíamos que sempre há um novo dia, uma nova experiência – que nós julgamos boa ou má – para nosso aprendizado e não para nosso prazer ou nosso desespero. A Bíblia diz: há tempo para rir e tempo para chorar. Os tempos e os testes se renovam como as estações; depois do inverno a primavera florida, depois do dia de chuva a manhã de sol, tudo necessário ao ritmo universal.
        A vida é um todo com uma direção que não é nossa propriamente, pois, por vezes, os fatos mudam os rumos aparentemente já estabelecidos. É sempre um renovar, um crescer na experiência que se inicia.
        Precisamos sempre fazer o melhor que pudermos, esperar o melhor, confiar no melhor, porque, do ponto de vista cósmico, é sempre a melhor ou a mais necessária experiência que se apresenta como um fato novo em nossas vidas. A expansão da consciência é, geralmente, um parto cheio de dores e de alegrias, é uma nova vida que desponta e, confiar nas mudanças com a mente alegre ou em paz, é prova de sabedoria.
        A nossa vida, que corre como um rio tem por meta o mar da criatividade e do amor de Deus; o mar da bem-aventurança de que falam as religiões. Aí só chegamos pelo rolar, ora manso, ora revolto, do leito por onde passamos e pela energia magnética das grandes cachoeiras.

        Viver é sempre transformar-se e harmonizar-se com as mudanças.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Para ir mais longe

É preciso que, a cada dia estejamos prontos para passos novos, para um caminhar mais leve em níveis externos e, sobretudo, internos. O que nos parece bom hoje, já não é o melhor amanhã, a vida flui, e é preciso nos deixarmos ir com ela, sem medos e sem apegos.
É necessário não melhorar apenas a ciência e a técnica, mas o estofo mental, as energias, as vivências. Somos um imprevisto maravilhoso de potencialidades, e sentir-se livre nesse nível é a maior das alegrias humanas.
A insatisfação, com as primeiras conquistas, é marca certa de quem quer ir mais longe, de quem vai chegar ao fim da indagação e da conquista. Vales e montanhas, luz e treva tudo traz sua mensagem e vai passando em nossas vidas como uma paisagem num trem muito rápido. Só não se deve perder de vista a meta e a esperança de alcançá-la, pois tudo o mais é ilusório e passageiro. Dá o seu recado e se vai.
Atualmente não se conta o tempo apenas exterior e marcado no relógio, mas é importante notar aquela urgência, aquele tempo interno que se tornou exigente na conquista de um espaço interior limpo e amplo. A indiferença não cabe mais na vida de quase ninguém.
Não se pode determinar hoje, o que amanhã será o melhor, mas pode-se e deve-se fazer hoje o melhor para hoje.
Mesmo quando o passo se faz um tanto incerto, ainda assim é preciso caminhar sem desesperança, sem desalento, sem condenar os outros. A mutabilidade é fruto do nosso tempo e é também oportunidade de transformação.
As experiências nas áreas mais sutis das manifestações estão abalando pessoas, grupos e estruturas limitadas e antiquadas, impróprias para a chegada de energias novas. O despertar em todos é cheio de inquietações, mas é vivo e transformador, até que a luz se faça clara.
Nada é permanente nos primeiros passos, porém tudo é importante; neles está a semente da realização, aquela realização pela qual o homem desceu na matéria e assumiu as experiências deste plano de real aprendizado.
É preciso aprendermos a ler o livro aberto da natureza humana e da natureza divina em cada um, e as lições da terra, das águas e dos ares, dos animais e das plantas, de tudo que nos rodeia.
Nosso tempo é exigente e quer ver todos acordados para suas metas mais altas e luminosas.