domingo, 28 de março de 2010

Queda na Matéria


Todos nós descemos na matéria e sofremos a queda que nos aprisionou nas leis do mundo denso no qual estamos. Porém, é nosso dever nos lembrar da essência espiritual e do potencial evolutivo que nos foi dado.

Nosso trabalho inicial é reconhecer nessa essência nossa realidade divina de filhos e procurar transcender as leis materiais para atingir as leis de Cristo que regem nosso mundo interno.
Toda vez que nos sentimos fracos e medrosos, em meio à teia da vida comum, onde a matéria domina, precisamos fixar nossa mente no que somos, dissolvendo nessa essência nossos erros e imperfeições, pois o amor nos eleva e limpa.
Os caminhos já nos foram abertos, a verdade já nos foi revelada. O que nos falta é ter fé no que somos e agir dentro de leis superiores, leis crísticas, sempre ao nosso alcance.
O conhecimento interior do ser humano é indispensável para nossa transformação, pela libertação de nossos limites e expansão da consciência, deixando os apegos materiais e participando do mundo superior, orientados cada vez mais pelas leis que funcionam nos planos mais elevados.
Temos que alcançar a luz crística, ou luz evolutiva que ilumina nossa mente, expressando sempre a harmonia e amor.
Tudo parte do interior: é sempre ele que transforma o universo e nos atrai para o bem coletivo. É necessário transcender o que até hoje fomos para atingir o novo estado comandado pelo espírito em cada um e, assim, expressar no mundo externo o que nos compete para colaborar, no exterior, com o melhor que há em cada um – as possibilidades crísticas evolutivas que nos foram dadas pelo Cristo quando ele desceu ao mundo da matéria.
A matéria não evolui por si só, mas aperfeiçoa-se pelos impulsos que vêm da essência interna. Os impulsos superiores vêm da palavra do caminho e da vida do Cristo em nós. Somos direcionados a atualizar o potencial divino que pertence a cada um, pela graça do Pai.
Leis e impulsos divinos elevam nosso ser e até a vida do planeta e de seus reinos, sempre que nos ligamos a eles. Vida na luz e no amor é o destino da humanidade que ama o próximo como a si mesmo.

Artigo publicado no Jornal O Tempo em 26/03/2.010

domingo, 21 de março de 2010

Átomos Universais

A estudiosa espiritualista Alice Bailey informou à humanidade que o macrocosmo repete-se no homem e o microcosmo, por sua vez, reflete-se em todos os átomos menores.
A manifestação de um sistema solar estaria então dentro destas leis universais.
Ela considera ainda quatro tipos de átomos: o primeiro, átomo químico e físico; o segundo, o átomo humano; o terceiro, o átomo planetário energisado pelo logos planetário; o quarto, o átomo solar, habitado pela divindade ou o logos solar.
Mais adiante, em seu estudo ela diz que o homem feito à imagem de Deus deve refletir a natureza tríplice da divindade; deve demonstrar inteligência, expressar amor e manifestar vontade.
Atualmente, a maioria humana controla seu corpo físico, nem sempre bem, alguns controlam suas emoções conscientes, porém poucos podem controlar sua mente elevando-a aos níveis superiores, próximos a unidade com o Pai Criador.
Apegados aos desejos egoístas ou descontrolados retardam a verdadeira evolução que sempre nos reservou o plano de um Deus que é amor e sabedoria e nos enviou o Cristo com as leis maiores de Seu reino.

RENOVAÇÃO



A crianças são as primeiras, e quase as únicas, a perceberem a renovação de cada hora. O despertar vivo de tudo aquilo que nos rodeia e deveria sempre encantar-nos como primeira vivência, se não estivéssemos sempre apressados, medrosos, preocupados em sobreviver mais pelo conforto do que pela paz.
Mas a cada instante haveremos de evoluir como estrelas predestinadas a uma luz sempre mais lúcida, brilhante e própria. Todos os caminhos da lei são como estradas de criança depois que os reconhecemos como coisa nossa, intransferível e fatalmente boa.
Por mais que nos percamos nas escuridões estaremos sempre em franca gestação para a luz e para a paz, todos, sem exceção, cada vez mais próximos, mais identificados. E o passado da humanidade será então a plataforma para o principal vôo, o retorno, o reencontro. Além de nossas possibilidades e debilidades, haverá sempre uma força maior a nos esperar, a nos amparar, a nos promover a seres mais capazes, mais identificados, mais dignos das rotas que se nos abrirão a qualquer hora, quer já a tenhamos reconhecido, quer duvidemos furiosamente dela, pois esta será sempre a grande, a autêntica redenção do mundo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Níveis Superiores

Num tempo evolutivo, como agora vivemos, precisamos preparar nossas consciências para entrarmos em níveis superiores de vida que hoje nos é facultado alcançar.
A consciência humana só pode captar aquilo que estiver com sua própria consciência, seus sentimentos e pensamentos já purificados, ou a caminho da purificação.
A consciência é o resultado de diversas vibrações mentais, emocionais e de desejos ou aspirações elevados que se harmonizem com os planos dos seres que já alcançaram padrões de conduta e caráter elevados, próximos dos planos de luz, amor incondicional e paz.
As vibrações mais sutis e evoluídas não penetram grupos ou multidões onde o caos, o conflito e a desarmonia se instalam de forma densa e impenetrável.
Daí, que para alcançarmos mais luz e paz, precisamos preparar nossas energias, vibrações e aspirações, procurando nos aproximar dos padrões de vida útil, sem egoísmos ou ambições indesejáveis e, ao contrário, partilharmos um pouco da luz interna que a todos foi dada (Cristo habitante de cada emanação de vida).
Todos nós somos influenciados pelos sons, pelas artes, e pelas palavras escritas ou orais. Cada um desses elementos é um tipo de vibração que pode nos tocar e influenciar sempre que estejamos com nossos canais sutis nas frequências de vibração que pretendemos alcançar.
O ciclo evolutivo que estamos atravessando é de grande oportunidade para "lavarmos nossas vestes", como dia a Bíblia, e conquistarmos os campos superiores onde a luz é plena e orientadora de todo o bem comunitário, reservado a este planeta.

domingo, 7 de março de 2010

Busca Interna

Faz de tua força e de teu potencial o caminho constante de tua busca interna. Realiza o propósito de tua vida que não é um jogo do acaso, mas o resultado de um desdobramento que é de tua responsabilidade realizar. Tu podes agir conscientemente abreviando o tempo de tua libertação.
Busca conhecer a lição do silêncio, aperfeiçoa teus sentidos mais sutis para que não sejas, por séculos e séculos, um prisioneiro dos limites físicos do corpo e da mente superficial. Procura romper o cerco da matéria que é só um instrumento para o reconhecimento do divino, do infinito, do ilimitado.
Não te assustes com os obstáculos iniciais, ou a falta de resultados dos primeiros tempos que são comuns a todos os principiantes. Prossegue sempre, pois, para ti, não outro caminho; agora, ou mais tarde terás que o palmilhar.
Começa, sem perda de tempo tua própria conquista, teu reconhecimento que a intuição te aponta. Aprende cedo que não és o corpo ou a mente, mas que ambos são instrumentos úteis ao teu reconhecimento interno; desde que os purifique e respeite suas leis.
Procura teu ritmo, a harmonia, a sintonia com todo o universo - tudo procede da mesma fonte - e participa, como um iniciado, da grande obra do Pai.
Torna tua sensibilidade aguçada e tua mente dócil, para captares a grande sinfonia e usares corretamente as energias cósmicas que te permeiam. Elas te purificam e te aperfeiçoam, especialmente quando estiveres apto a compreendê-las, e quando reverenciares a sua Fonte Divina.
O homem, na sua grande maioria, tem feito até hoje um caminhar de sonâmbulo, aproximando sua vida mais de um pesadelo constante de que sua libertação.
As forças do caos tem tentado nublar e desorganizar nosso caminho de volta à casa do Pai.
Mas já perceberam que muitos estão, não só estudando as leis e caminhos cósmicos e científicos, como também, se voltando para o cumprimento de leis elevadas e que vêm para resgatar os mais retardatários.
Os sinais de alarme estão ressoando em todas as direções e da formas mais visíveis e compreensíveis para o que até hoje se descuidaram do seu potencial interno e da possibilidade de evoluir, de forma mais elevada e aperfeiçoada.

__________//__________

Contatos:


Vida e Existência - Foi recentemente lançado o livro "Vida e Existência", onde o autor formado em engenharia elétrica e no curso de filosofia, profundo pesquisador da física quântica, cosmologia, budismo, metafísica e espiritualidade, o professor Marcelo Cunha fala sobre o vasto cosmo e de transcendotologia em que vivemos. Aborda não só a complexa vida na Terra como em todo o Universo que se apresenta ao estudioso um eterno processo de transformação e aperfeiçoamento indefinidos para os nossos limites mentais. Interessados na obra podem entrar no site http://www.clubedeautores.com.br/

Arte Bax - A Galeria de Arte da COPASA abriu, na programação deste mês uma mostra de Petrônio Bax, recentemente falecido e que deixou uma espetacular e invulgar obra. O pintor foi aluno e estimulado por Guinard.

Voz e Poesia - Excelente o disco lançado recentemente "Cartas Marcadas" - consultas poéticas e musicais na voz bonita de Ivana Andres e no ritmo das palavras Evaldo Eoni e Luciano Lippi. Acesso ao disco pelos telefones (31)3221-4894 ou (31)9991-2332.

Sinais - O boletim "Sinais" editado em Figueira avisa no seu número de Dezembro que não mais será editado esse ano mas, os artigos estarão na Internet no site http://www.irdin.org.br/

Linha e Gesto - Muito merecido o destaque que a Rede Minas deu, semana passada, ao numeroso acervo de Maria Helena Andres, ainda em exposição no Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena - BH.

Honra ao Mérito - Foi lançado em Dezembro de 2009 o livro "A Vida Revelada", uma biografia de José Mendonça, um dos mais cultos e respeitados jornalistas, orientador de várias gerações na arte correta de escrever jornal (Editora da UFMG). A ele nossos respeitos.