sábado, 22 de maio de 2010

Figurino de robô


Não me cansei de excursionar às nuvens, mas tenho sérias razões para abandoná-las.

Fui hoje comprar um sapato de chumbo e fortes amarras para prender-se ao solo. Estou decidida.

Ando à procura da âncora metálica do século XX. Do Porto.

A cada um que me trouxer de volta eu direi: - Obrigada!

Preciso ler um manual de contabilidade e uma tabela Price. Revistas especializadas e números do PN. Quero fazer parte de qualquer comissão técnica de relatórios bancários ou pecuários.

Porque vivo atropelada de lirismo. Isto é tão grave como muito delito previsto em lei, e igualmente incômodo. É uma coisa que sobra ao lado da gente.

- Quem pode ensinar-me a matemática concretista dos divisores comuns do dólar e dos ágios? - Sou aluna aplicada.

- Quem tem uma fórmula reacionária, de visão panorâmica para um mundo real, sagrando suor e dúvida, rebentando em átomos?

Vou lançar-me do trampolim estratosférico do último disco voador que passou lá em casa e levou-me para um giro. Aparem-me.

Agora necessito urgentemente da leitura de uma plataforma política ou de um gráfico de artigos importados, da lista de preços do armazém ou de uma loja em liquidação, para poder conviver serenamente com este século. É obrigação minha, nasci nele.

Já que não entendo de química ou física nuclear, quero estudar as fórmulas algébricas dos prótons e elétrons para uma estação de cura. Não é receita médica, é jornalística. Quero segui-la.

Estou afogada de lirismo, crime-confesso. Isso dá-me tamanho pesar que temo não sobreviver. Não posso rasgar os livros de poesia que lentamente se acumulam em minha estante e em minha memória. Mas, posso reagir.

Não vou permanecer entre o labirinto de frases deslocadas que não encontram as largas estradas de Brasília ou o roteiro conhecido dos teleguiados internacionais.

A verdade é que preciso aterrar, ainda que de helicóptero, em alguma pista asfaltada e rigorosamente policiada, onde qualquer rádio-gigante grite anúncios e comícios.

E onde severa alfandega reviste-me e me tome contrabando escandaloso das idéias líricas e poéticas, deixando-me apenas o fardo dessa pesada mala recendendo a couro novo.

Depois, verei sem grande preocupação se restou alguma coisa de mim ou se me transformei num eficiente robô último tipo, de fácil aceitação em qualquer praça.

_________________//________________

Contatos:

ITATIAIA - Muito oportuno o comentário que o radialista José Lino fez, através da Rádio Itatiaia, a favor dos aposentados, cada ano mais defasados. Mas as eleições estão aí e precisamos deixar de fora os que nada fazem por essa classe. Eles pensam que um dia não chegarão lá também; assim como seus familiares.

PARANORMALIDADE - A escritora Raquel Couri que vem há vários anos pesquisando sobre as várias fases da paranormalidade, acaba de lançar seu primeiro livro: "Sensitivos", pela editora Pensamento-Cultrix. A autora comenta como usamos apenas cinco por cento de nossa mente e como podemos nos libertar para usar muito mais. Nós aprendemos um pensamento oriental que diz: "Eu não sou o que o mundo chama: nome, pensamento, corpo. Tudo isso é efêmero e deixará de existir. Mas eu sou aquele que governa todos esses invólucros. Eu pairo acima e distante deles o meu ser verdadeiro. Quem sou eu?"

CAMPEÃO DE LIVROS - O escritor Paulo Coelho, depois de passar por diversas editoras vendendo, segundo ele, 135 milhões de exemplares, traduzidos em 67 idiomas, lança agora, pela editora Sextante a obra "O Aleph" que sairá até Agosto.

YOGA - O Inspiri Yoga, Instituto de Yoga e Massoterapia Ayurvédica tem feito aos sábados, às 8 h, um atendimento gratuito de Reiki, no Bairro Santo Antônio. Informações (31)3344-4259.

CEREBRAIS - Carlos Maurício Prado tem ministrado, às quintas feiras, exercícios visando ativar os dois lados do cérebro e melhorar a memória. Informações (31)8369-4939 ou pelo site http://www.ginasticacerebral.com/ .

SOLAR DE IBEZ - A Loja Solar de Ibez é um núcleo de Teurgia Roncador de BH, entidade sem fins lucrativos, fundada espiritualmente em 07/09/88 e materialmente em Agosto de 1989. Seu objetivo é apresentar, na face da Terra, o subterrâneo Centro de Ibez localizado na Serra do Roncador, Mato Grosso. A Ordem com poucos membros, não mais aceitou novos interessados. Seu Boletim Informativo é o AGHARTA. Sua invocação (1993) é a seguinte: "Do centro da vontade e do poder, que o propósito do rei, seja o propósito de todos os homens. Do centro da sabedoria e do amor, que a obra dos grandes, seja o serviço entre todos os homens. Do centro da inteligência e da luz, que o verbo do Cristo seja ouvido e atendido, e que o espírito de cooperação una a todos os nomes. A era da redenção chegou, que o cavaleiro soerga a espada, que o plano de Deus se realize".

KRISHNAMURTI - Apresentado pela revista "Time" como um dos 5 santos do século 20 (1895-1986), ele é o autor recentemente lançado pela Editora Nova era a obra "A primeira e a última liberdade" - tradução de Vera Marins. No livro ele rejeita dogmas, seitas e religiões e acha que a busca é individual para cada um. O autoconhecimento, a busca da luz interna seria o mais indicado para quem busca a evolução espiritual e holística.

Nenhum comentário: