sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Campos de Vida

Algumas pessoas que estão tomando contato recentemente com a vida em outras dimensões, perguntam a respeito dos corpos humanos, que são sete, segundo várias pesquisadores do assunto.
Na yoga aprende-se que, no nível inferior temos quatro expressões de energia: o corpo físico, denso que se nutre de alimentos comuns, na maioria das pessoas; o corpo ou nível vital, feito de energia ainda relativamente densa; o corpo astral ou emocional, feito de emoções e sentimentos; e o mental inferior onde vibram os pensamentos concretos. Por serem quatro, o nível inferior tem como símbolo o quadrado.
Já o nível superior, ou Eu superior, tem como símbolo o triângulo e se expressa através de energias mais sutis e refinadas em cada um de seus planos. O primeiro deles é o campo dos pensamentos abstratos. E é chamado Mental Superior. O segundo é o Budhico, onde se formam os sentimentos devocionais, artísticos e o amor universal. Finalmente, o mais elevado nível de expressão humana é conhecido no oriente como Átimico, de onde procedem a percepção, a sabedoria e a intuição.
Como se vê não são propriamente sete corpos, mas sete níveis de expressão humana. Do plano inferior, da vida física, material, da vida do instinto, vamos conquistando outros níveis de expressão mais elevada, onde há mais luz, mais paz e finalmente ausência de sofrimento e de preocupações.
Começamos funcionando como seres separados e preocupados com a personalidade que se prende aos quatro níveis inferiores. Eles não são para serem desprezados, mas reconhecidos e conquistados, para que sejamos donos e não escravos das energias desses campos.
Depois expandimos nossa consciência para os campos superiores, onde percebemos a interligação de tudo, a fonte única e divina.
Pensamentos, sentimentos, preces atuam em vários campos da energia. Mas tudo é relacionado e pode-se remover um problema apelando para um ou vários recursos densos, médios e sutis.
Em nossos corpos circulam energias telúricas, magnéticas, elétricas e cósmicas, cada uma delas com sua função especial, mas todas elas interdependentes. As mais sutis e elevadas sempre dominam as mais densas e primárias. Por isso a fé, a prece os bons pensamentos, os corretos sentimentos podem fazer transformações verdadeiramente espantosas e até milagrosas.
Atualmente, muitas curas se baseiam no reconhecimento e atuação adequada e pura, nesses níveis mais profundos do individuo.
__________________//_________________

CONTATOS

Espirita - O Hospital André Luiz, comemorou seu 43º aniversário com palestras sobre "Causas espirituais das dõenças", "O Evangelho como recurso terapeutico no tratamento" e "Psiquiatria e Alcoolismo ou drogas". Informações (31)3115-2611. Rua Ursula Paulino nº 7 - B.Salgado Filho - BH

Ciência Sagrada - Acaba de ser lançado no espaço cultural da Livraria Leitura a 2ª edição do livro "Chaves do Segredo" de Paulo Bernardo. A obra revela as 9 chaves do segredo, contidas na oração universal ensinada por Jesus de Nazaré.

Jorge Perutz - O bem sucedido empresário Jorge Perutz, recentemente falecido, foi o autor do livro "Visões Cósmicas para se viver com ética". Ele ensinava que a matéria limita e aprisiona, mas a percepção do eterno, do infinito, nos faz ter a certeza de que a outra vida, e não essa, é que é a eterna. Aqui é passagem. Perutz foi escritor, empresário e fundador do Instituto Aletheia.

Frequência de Luz - Eduardo Chianca, pesquisador de ciências holísticas promoveu uma palestra sobre "Frequência de Luz". Isto é um sistema novo e avançado que tem sido apresentado como terapia energética que ativa o sistema imunológico, expande a consciência e melhora a saúde. Informações (31)9971-6552 e (31)3223-6552.

Ecológico - Muito interessante e bem ilustrada tem circulado, toda lua cheia, a revista Ecológico. Telefone da redação é (31)3481-7755.

Poesia - Foi lançado no dia 18 de Outubro o livro do conhecido e admirado escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna, "Que país é esse?". O título ficou célebre desde o tempo do regime militar, quando o poema foi lançado. A edição atual foi feita pela Global Editora. Informações (31)3219-8656.


------------------//----------------

Relembrando Minas

Quem escreve e, como nós, não é muito organizada, vai guardando um papel ali, um livreto aqui, uma lembrança além e quando vê, surge de repente uma surpresa.
Outro dia, encontramos um pedaço do passado remoto que envolve muita gente hoje conhecida e admirada. Estudávamos na primeira turma da Escola Guignard, e logo formou-se um grupo muito afim. Mário Silésio, Amilcar de Castro, Maria Helena Andrés, Farnase Andrade, Heitor Coutinho, Chanina, Bax, Solange Botelho, Marília Gianetti e muitos outros.
Ao grupo, juntavam-se, quase sempre, os jovens poetas e literatos da época. Entre eles, Hélio Pellegrino, Edmur Fonseca, Sábato Magaldi, Octávio Mello Alvarenga e o hoje muito conhecido, Wilson Figueiredo, além de tantos outros que foram tomando seus rumos de crescimento na literatura, jornalismo, ciência, etc.
Na ocasião, o grupo de literatura publicava os cadernos "Edifício" dirigidos, se não me engano, por Wilson e Octávio Alvarenga, onde o grupo publicava, a cada número, suas iniciações literárias.
O caderno nº 2, que estava entre os meus guardados trazia poemas de Hélio Pellegrino, na ocasião estudante e muito amigo de meu irmão, também médico, Ângelo Laborne. Hélio, depois, foi grande psiquiatra no Rio de Janeiro.
O Edifício nº 2 trazia os poemas: Poema do Príncipe Exilado e Deixa que eu te Ame, do inquieto Hélio. Retirei do primeiro, assim ao acaso, esse pequeno trecho:

"A pérola, a gravata, o anel cravejado?
Quem sou eu que de repente abre a porta,
e se esquece e responde pelo nome: DESVAIRADO!!
Quem sou eu que de luto amanhece entre jornais,
E pela noite traz um cravo e um sorriso no automóvel?
Quem sou eu que respiro entre escuros volumes,
Frios de fria morte encadernada!
Quem sou eu que com um alfinete adormece a amada
Para cruzar descalço os ladrilhos transversais,
À procura do passado?"

Assim era o saudoso Hélio e o saudoso tempo da fundação da Escola Guignard, dos cadernos do Edifício e dos antigos tempos que passam, e não morrem, mas de repente gritam: Estou aqui!!

Nenhum comentário: