domingo, 30 de outubro de 2011

O Silêncio

É hora de silêncio, os pássaros se recolhem, mas a cidade não dorme. Por isso, pensei em procurar uma plataforma política ou um gráfico importado com palavras estranhas, para inserir-me no contexto geral, atualizando-me no mundo e na mídia sábia e desbravadora de novos horizontes.

Poderia, quem sabe, reformar a Terra ou talvez os Céus onde eventualmente moro ou faço estágios. Lá em baixo desafiam-se o futebol, o rock, o desfile de modas, as novelas. Também as fraudes, os roubos, a impunidade, sobretudo o medo de todos e de tudo.

Quero dividir com alguém o grande medo que não para de crescer nas ruas e nos lares e a todos atinge, mesmo àqueles que fingem um sorriso ensolarado.

Queria conviver serenamente com esse século novo, mas preciso mudar urgentemente, surfando entre modernidades muito novas para meus olhos que vêem além destes horizontes. Mas, afogada em lirismo e luzes cruzando céus, temo não sobreviver por muito tempo.

A verdade é que preciso aterrizar de avião, pára-quedas ou helicóptero; preparem-me uma pista, mesmo poluída. Depois verei, quando estiver na Terra, se ainda tenho a mesma face, ou se me tornei um robô de último tipo e fácil aceitação na praça.

Por hora, um celular chama-me e o micro-ondas dá seu sinal. Vou apagar as velas e acender candelabros de luz fluorescente e econômica.

Nos prédios de formas aerodinâmicas, de onde expulsaram a luz do sol e as brisas da manhã, o ar refrigerado já está ligado e, em salões semi-obscurecidos as conferências se instalam.

A globalização rodeia a todos e cobra de todos, o seu preço que ninguém pode discutir, pois os políticos estão em recesso e as rosas emudeceram.

____________//___________

CONTATOS:

AGRADECIMENTOS - Estamos agradecendo os dois convites que na semana passada recebi de Daniel Amaral (Lisboa-Portugal) para colocar meus artigos e poemas em seu blog e a Leo Nogueira (Florianópolis e BH) também querendo reproduzir meu poema “O Silêncio” no seu trabalho de mestrado sobre telejornais e crianças no Brasil, onde faz também referência a Drummond (No meio do caminho), Cecília Meireles (Liberdade, no Romanceiro da Inconfidência), Nietzsche (Transformação do espírito) no decorrer do texto. Ele também tem colocado textos meus em seu blog (poemeuseseus.blogspot.com). Não só agradeço a ambos como me sinto honrada pelos convites amáveis.

RAMACRISNA – Está em circulação mais um número bonito e bem ilustrado da Revista da Missão Ramacrisna cujo Editorial de Solange Bottaro nos fala sobre as atividades e participações do trabalho útil e importante da Ramacrisna: Promover Sonhos, transformando Vidas. Nós colaboramos com alegria, neste número da revista. Informações para outras colaborações: tel.: (31) 3598-2828 ou ramacrisna@ramacrisna.com.br. O nome da revista é O PODER.

ANALISTAS – Terá início em 2012 o Curso de Formação de Analistas é o que nos informa o Instituto C. G. Jung. Para reservar sua vaga use o e-mail: institutojung@gmail.com

AFFONSO EM POESIA – o escritor, jornalista e poeta Affonso Romano de Sant’Ana acaba de lançar seu 10º. livro de poesias “Sasífo Desce a Montanha”, são poemas, segundo alguns críticos, onde ele deixa transparecer sua filosofia sobre a descida da montanha do ser humano, é um dilema que todos passam, mas sempre bem, a menos que pulem do alto ou do meio da subida. Editora Rocco.

ROSA-CRUZ – a Grande Loja da Ordem Rosacruz (AMORC) por sua Jurisdição de Língua Portuguesa convida os Jovens a participarem da Ordem Rosacruz Juvenil. A partir de 6 anos eles terão; práticas de meditação, palestras, cursos e visitas a museus. O convite vem de Curitiba-PR, telefone (41) 33513000. Site: www.amorc.org.br

INCONFIDÊNCIA – Está em circulação o boletim número 30 de 2011 “Isto É Inconfidência” – Vila Rica do Ouro. Editor: Rui Mourão. Fone e fax: (31) 3551-1123.

sábado, 8 de outubro de 2011

Caminhos paralelos

Claras são estas horas que teus olhos descobriram antes dos meus e me apresentaram como marcos luminosos para a grande e compacta noite.

Há preparativos que poderão vir a ser de festa, em todas as palavras que o silêncio guarda, mas não oculta; como se também de ti partisse o crer e o não crer, quase alternadamente.

E a sombra do grande medo, que conhece secretos caminhos, pode evaporar-se ante a luminosidade que nascer; por isso a teme e procura afastá-la para muito longe.

Devemos transpor para este encontro todo o nosso ser cerceado em eras tão passadas, que por um instante, supõem-se serem heranças intransferíveis.

Pois é difícil crer na libertação total, repentina.

Estamos voltando à nossa forma mais jovem, para descobrirmos, por nós mesmos, o caminho. Quase tudo é paradoxal na senda e as revelações podem assustar-nos ou deslumbrar-nos.

Mas parece, por vezes, que estamos aparelhados para todas as distâncias e, sem medo ou susto, tudo então será visível.

Esta tem sido a promessa da Lei e a Lei sempre se cumpre.

Estamos lendo juntos a história que o céu escreveu e descobrindo a face oculta por mil tramas; até que sejamos realmente capazes de dádivas e ofertas, além de nossas possibilidades materiais.

Mas se percebemos o inicio e o final será questão somente de evolução natural e plena, no plano maior do aperfeiçoamento, na luz que nos trouxe e nos uniu.

sábado, 1 de outubro de 2011

Nosso Roteiro

Não é possível que marchemos assim, quase em uníssono, com passos gêmeos numa estrada que não sabemos se é nossa ou até onde nos levará.

Não há marcos de certezas, nem setas de roteiros definidos, nada nos fala de direitos herdados ou conquistados e todas as pesquisas são sempre experimentais; como se devêssemos arriscar tudo pagando o alto preço dos sonhos que nos assaltam.

Se na próxima hora nosso relógio marcar horas concretas, talvez despertemos sem susto, para uma realidade cômoda, mas por enquanto, há nuvens sob nossos pés e nada nos pode parecer impossível. Somos eternos.

Quando o silêncio marcar a palavra para a quebra definitiva de nosso transe tácito, saberemos se a quietude foi de proteção ou feita apenas para machucar.

E a beleza se afigura a cada hora como uma promessa mais certa, mais capaz de forma, gesto e realização. De nosso trabalho, e até de nosso ócio, pode partir a primeira idéia que nos libertará como se fôramos pré-destinados a espera do sinal, da redenção tão próxima que assusta não só nossos sentidos mas a própria integridade do nosso ser.

Cada medo é a porta de uma claridade tão intensa, que se vai abrir como corola lenta aos nossos olhos deslumbrados.

De nosso assombro e nossa temeridade dependerá o passo mais avançado.

E tudo que ficou para trás, perderá sentido como se nascêramos daquela experiência única e deslumbrante, a luz concreta do amor.

--------------//--------------

CONTATOS

VIVER MUITO - outro dia, lendo uma crônica do (ex-colega de jornal) Plínio Barreto, encontrei essa frase sua: “nem sempre alcançar a longevidade é uma dádiva”. Entretanto ele, mais sábio do que eu, continua escrevendo. Mesmo assim, vai descobrindo o vazio que se forma junto dos longevos com a perda de parentes e amigos; e as restrições que vão chegando com a passar da idade. Como portas que se fecham por não sermos mais jovens, amigos que partem ou somem. Mesmo assim, sabemos que ainda devemos agradecer à Deus por estarmos cumprindo sua vontade e pela lucidez que ainda nos deixou. Só nos resta a oração a São Rafael: “Glorioso São Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um jovem viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando, sem cessar, nossas almas, acima das coisas terrestres”.

AS ALTERNATIVAS - dia 06/09 houve no Instituto C. G. Jung um seminário sobre “Formas Alternativas de Energias” – quem falou foi Sérgio Gontijo Álvares, bacharel em física pela UFMG. Este Instituto tem programado vários interessantes Seminários na Associação Médica, à Avenida João Pinheiro. Informações: www.institutojung.org.br

JORNALISTAS - O Sindicato de Jornalistas Profissionais de MG realiza entre 29/09 e 02/10 em Caxambu-MG, o Encontro de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC Minas).

TEOSOFIA - A Sociedade Teosófica promove palestras às terças-feiras, às 19:30 h, à Avenida Afonso Pena, 748 – 26º andar.

PÓS-GRADUAÇÃO - O Instituto Renascer da Consciência está fechando a 4ª. Turma para pós-graduados em Psicologia Transpessoal. Local: Rua Paulo Afonso, 146 - 6º. Andar - Santo Antônio, BH-MG. Informações: (31) 3296-3964.

LAMENTAMOS - Estamos enviando condolências à família da artista Heloisa Selmi Dei Meinberg (Lisete) por sua recente partida. Meu abraço a Maria Luiza e Lêda.