domingo, 29 de abril de 2012

Tempo de Teste


Parece que vivemos hoje uma época semelhante àquela que a Bíblia chama de separação do joio do trigo. Estamos em teste e todos precisam de discernimento e atenção para não se unirem aos “lobos em pele de ovelhas”.

Especialmente os jovens estão buscando intensamente um novo conceito de vida mais abrangente, uma meta mais profunda e real. Todos nós estamos, de uma forma ou outra, buscando Deus, mas muitos não têm disso plena consciência e se embaraçam facilmente. Como os tempos são muito confusos essa busca torna-se perigosa se não for bem direcionada e orientada.

“Os puros de coração verão a Deus”; e é dentro dos caminhos mais simples e mais puros que se pode encontrar a própria luz e nela expandir a consciência.

Grupos, seitas, gurus iluminados estão surgindo de todos os lados: “pelos frutos vós os conhecereis”. Não pode o impuro, o promíscuo, o ganancioso, o vaidoso, o rancoroso, o explorador, o autoritário, o desequilibrado, o entorpecido pelos tóxicos e drogas, etc. ser o sal da Terra e trazer Luz às escuridões do Mundo.

Por isso é preciso observar onde estamos e com quem nos ligamos, antes de absorver energias densas, pesadas e confusas que nos destruiriam a personalidade em lugar de fazer dela, o instrumento de uma nova dimensão de vida.

É preciso não se confundir libertação com fuga dos deveres, fuga da família e do trabalho, da disciplina e de alguns sacrifícios. Não é também na promiscuidade dos instintos ou nos rituais estranhos que está o começo do melhor caminho.

A experiência realizada através da mente disciplinada na oração e na meditação, tornam o homem mais calmo, mais tolerante e mais amplo em seu conhecimento.
Enquanto as experiências através de técnicas mecânicas ou de drogas podem deixar o indivíduo no mesmo degrau evolutivo ou podem torná-lo mais confuso.
O verdadeiro liberto é aquele que se disciplinou no corpo, no ritmo de vida, no trabalho-repouso, na alimentação, nas responsabilidades do meio em que vive; se equilibrou na emoção e na mente, na forma de viver e conviver. Ele é simples, pacífico, pronto a ajudar, irrepreensível no caráter em dizer a verdade, em amar e ser justo.

Ele respeita os dons e as possibilidades de cada um e incentiva a todos para que se aperfeiçoem coletivamente, quando isto lhe é solicitado. Pois nesse caminho, não é prudente impor-se nada a ninguém. A Luz interna é o ponto a alcançar por todos.

domingo, 22 de abril de 2012

Exercício Interno


Por certo você já fez exercícios para manter o corpo saudável, para aprender a escrever ou a tocar bem um instrumento; fez treinos para competir em algum esporte ou setor de sua preferência.

Para ser um profissional você se preparou. Tudo isso você achou natural; porém, alguma vez já tentou um método ou disciplina para experimentar a presença de Deus, a paz no coração e o equilíbrio na mente?

O reino real é interno-externo está aí à espera de seu contato, de sua pesquisa e busca. Você existe “em” Deus, e não O conhece; mas fora Dele nada há. Você já sentiu Sua presença, desfrutou de Sua luz? Já se esforçou como sempre faz nos treinamentos da vida cotidiana?

A vida divina é eterna e é nesse caminho de onipresença que vamos prosseguir nossa jornada planetária. É a vida de Deus que nos permeia e é nela que nos movemos mesmo sem estarmos conscientes disso.

O que vem de fora é acréscimo e não é permanente; é reflexo do que vivemos internamente. As dúvidas, as descrenças, medos e incompreensões veem do exterior mal coordenado, dissociado do governo real da Luz e da Verdade.

Instrutores orientais que vieram para o ocidente ensinar a yoga disseram sempre que religião é, sobretudo experiência, sintonia, contato com Deus. Não é nunca teoria, interpretação ou discussão sobre valores e ritos. É a Luz do Cristo em nós.

Se tantos Santos e Iluminados alcançaram o êxtase o samadi ou o satori, por que não você? Por que não agora?

CONTATOS

Dia 14 de abril tivemos uma boa surpresa assistindo ao Programa de TV da Roberta Zampetti sobre “Cuidados com a Voz”; estava lá a professora Babaia que sempre desejamos conhecê-la desde que, quando juntas com Maria Helena Andrés, fizemos um agradável curso de “Musicoterapia” com uma de suas alunas – Aída Couto. E, no mesmo programa Roberta levou também o locutor José Lino que, no início de nossa carreira, lia várias vezes nossos artigos para o programa matinal da Rádio Itatiaia. Ele está com a voz cada vez mais bonita. Roberta, você tem trazido sempre temas muito interessantes para suas entrevistas na TV. Parabéns!

sábado, 7 de abril de 2012

Dualidade Humana

Vivemos numa situação clara de dualidade e a maioria não está consciente disso. Somos uma alma que habita e faz experiências dentro de um corpo físico, um campo de emoção e um campo mental. Convive em nós o plano da personalidade com seus desejos, orgulhos, ambições, competições e mil problemas; e um plano da alma, cheio de paz, de conhecimento, de interesse grupal, de desapego e em contato com o plano divino. O Cristo interno ou a luz em nós.

Nossos problemas, atritos e angústias são criações da personalidade limitada e efêmera, e ainda não comandada pela vida divina que está em cada um, como imagem do Criador.

Quando deixamos fluir sobre a vida diária a luz e a energia da alma, tudo em nosso caminho tende a transformar-se.

Nosso principal trabalho, portanto, é conhecer nossos planos de atividade e penetrarmos nesse reino que está dentro e não fora do homem, a vibração de luz. É aí que devemos buscar a força e o comando que vem pelo aquietamento mental, a entrega, a oração e a meditação.

Todo o nosso embaraço começa quando passamos o total interesse e direção para a personalidade egoísta ainda imperfeita, e por isso, competidora, separatista, materialista e imediatista.

O plano material e a personalidade que nele se embaraça, são apenas as formas necessárias a determinadas experiências e aprendizados que podem ser feitos aqui no nível terreno. Aqui está nossa chance de aperfeiçoamento e de contato com a vida superior para a qual fomos criados pelo Pai onipresente.

Essa passagem pela matéria é um complemento da evolução e nela nada há de duradouro, estático ou estável. O imprevisto nos atinge a cada dia, pois o comando de nossa vida realmente não é todo nosso.

É procurando na forma a essência de cada pessoa, fato ou coisa que podemos ter uma visão mais clara e mais real de nossa vida e de tudo que nos atinge como sendo bom ou sendo doloroso. Tudo é sempre a lição da evolução de energias densas para níveis superiores da vida cósmica.

O que o cristão chama a vida da graça é também entregar-se a esse comando divino e interno para que a mente, a emoção e o corpo sejam permeados por uma energia mais pura dos planos divinos: do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Estas são atividades da mesma e única fonte superior que têm seus propósitos definidos e específicos para cada um, ainda não desvendados pela humanidade.