domingo, 28 de abril de 2013

A voz eterna



Em toda a humanidade o dom maior da Vida quer jorrar constantemente em harmonioso ritmo, mas, nem sempre o permitimos. A Voz eterna quer pronunciar-se e dizer de sua sabedoria e nós silenciamos suas múltiplas belezas, sua constante tentativa de expressão.
         Em cada um a Vida canta e nós nos assustamos e abafamos ou desafinamos suas notas, com medos infantis, egoísmos vãos, dúvidas insidiosas. A cada hora, a luz força passagem, procurando iluminar-nos, mas nós desligamos nossa tomada, incrédulos e vencidos, chorando porque estamos em trevas.
         Cada dia, mais intensamente, a dimensão da grande Fonte quer manifestar-se e dar testemunho de sua grandeza, no correto e mais alto sentido, mas estamos sempre demasiado ocupados com nossos obstáculos e dormimos até que o sofrimento nos sacuda, violentamente.
         A força Una, Onipotente e Perfeita usa de todos os meios para chegar à nossa agitada consciência; entretanto, nossa mente limitada e apegada aos sentidos foge, a cada raio luminoso, teme encarar de frente a realidade e se ver aniquilada pela verdade revelada.
         A cada momento, é importante que a vida possa fluir livre, que a luz possa jorrar constante, que a Verdade possa ser vivenciada. Das alegrias ou tristezas, do trabalho ou lazer, de tudo é preciso que jorre a Vida plena, a harmonia do Todo, a beleza da Onipresença.
         Cada encontro com a Verdade, sob qualquer circunstância, é um passo definitivo na longa estrada da realidade eterna. É importante, a cada hora, fechar a mente para a fantasia dos sentidos, para o apego e as solicitações externas, para o fantasma da dependência; só então será possível perceber-se que o reino do céu está dentro de nós.
         Sendo assim, participa da Vida, sem julgar, sem condenar, sem ser cúmplice do erro. Faze da compreensão teu apoio e da paciência tua companhia constante. Deixa que a energia cósmica te envolva em sua força, para sentires que palpitas em unidade com a Fonte.
         Faze do dia a dia uma aventura nova pela participação correta e livre, por uma visão clara e simples da Verdade que, intelectualmente já conheces. O efêmero é atraente e sedutor, mas só o eterno tem a chave que plenifica e justifica a Vida humana. O tempo se escoa rapidamente e a hora da partida pode apresentar-se quando menos se espera ou se está preparado.
         A Vida é movimento e desdobramento constante, não para que cresça em nós a vaidade, a posição ou o mundo familiar e profissional, bastante restrito; ela é sempre a marcha consciente ou não, para o conhecimento, rumo a libertação da mente e do umbral da Verdade. Assim, participa da Vida sem te amarrares, sem te comprometeres ou te corromperes, paga o tributo da Vida reconstruindo ainda que sobre ruínas. Participa da glória de definir-te sempre pelo melhor, não adies a luta para que a vitória não retarde mais.

Nenhum comentário: