sábado, 17 de janeiro de 2015

O Aprendizado

Aceita em paz, e de coração alegre, a companhia que te fazem tanto aquelas que são maiores do que tu e sabem mais, e veem mais longe; como aquelas que sendo menores e mais limitadas, por isso se julgam os mais perfeitos e aptos a te ensinarem.
Recebe a todos de coração aberto, pois a cada instante pode brotar de qualquer lábio o pedaço da Verdade que te faltava ou que buscavas no mundo. No burburinho do tagarelar alheio pode vir uma mensagem para ti, ou podes deixar ali tua mensagem.
A Vida usa teus amigos, teus irmãos e até aqueles com os quais não te sintonizas, para te falar e te ensinar. Aprende pois a ouvir.
Ouve sempre com paciência, sem agressividade, sem ondas mentais de espanto ou luta e competição. Deixa que as palavras cheguem e partam, retirando delas, apenas o que te caiu no coração, não no intelecto. Ouve sem recriminar, sem disputar, sem competir ou impor teu pensamento. Tens o teu sinal interior e nada pode te abalar.
Ama igualmente a compreensão e a incompreensão dos companheiros, são apenas passos mais leves ou mais lentos que escutas ao teu lado. Faz sair de tua boca só aquilo que embeleza ou engrandece o mundo, o que alegra o irmão, o que expressa corretamente a percepção mais clara da Verdade e deixa que a Vida faça o resto por ti.
Ficarás surpreso com o esplendor que nascerá em teu caminho, quando tu o fizeres limpo, puro, ético e luminoso.
Usa sempre a beleza de cada momento em favor de alguém. A palavra que conforta, o pensamento que eleva, o gesto que perdoa. Entrega a todos o botão entreaberto que se vai revelar seu perfume.
Não é preciso, nem deve haver um programa para melhorar tua vida; vá espalhando a paz e o carinho conforme a necessidade que encontrares. Não é necessário ser uma enciclopédia ou professor graduado, não é preciso rótulos ou definições. Seja apenas a flor que precede o fruto, a semente que contem a árvore, a água que refresca e passa.
Se não te é dado brilhar como o sol, seja um raio da luz, se não é tua a sintonia universal, só a nota da harmonia, a vibração do amor te são necessários.
Não deixa passar em vão o tempo da beleza, o momento da entrega, a hora da comunhão.

2 comentários:

Unknown disse...

http://www.dailymotion.com/video/x299cb4_especial-ce-lia-laborne-tavares_shortfilms

---

Celia Laborne Especial

Unknown disse...

Querida Célia Laborne Tavares,
mando lembraças.

Do amigo, Daniel Amaral.