terça-feira, 27 de novembro de 2007

OS FILHOS DE DEUS

Quando os filhos dos homens puderem manifestar que são também filhos de Deus, o Cristo interno em cada um transformará o mundo tornando-o um lugar de equilíbrio, paz e alegria.

Os que desejam alcançar níveis superiores de consciência precisam controlar a mente, suas palavras e desejos que, quando incontrolados, vedam a luz espiritual e o contato com a alma. Quando a personalidade está disciplinada, as energias grosseiras ou agressivas são transmutadas.

Até agora a humanidade tem-se identificado mais com suas modificações emocionais e físicas e menos com seu potencial interior que está ligado à grande vida. Sendo assim, não se pode atingir a “medida da estatura do Cristo” como diz São Paulo aos efésios -4-13.

O caminho essencial vem da alma e o que aprendemos por meios só mentais e materiais é sempre incompleto, por vezes confuso e errôneo. A alma é que pode estabelecer contato com a energia crística em cada um; e toda energia superior ou inferior tende a manifestar-se na medida de sua intensidade.

Quando a luz da alma ilumina a personalidade a vida se transforma, o desapego se estabelece e a harmonia se irradia. O desapego é uma das portas da libertação, a paciência é outra.

Aquele que busca chega primeiro ao contato com sua alma onde está a sintonia com o Cristo. Pelo emprego da atenção e da vontade obtém-se a discriminação do que é transitório e do que é definitivo, do que nos leva ao plano superior e o que nos prende ao mundo passageiro da forma densa.

É importante trabalharmos sempre dentro da leis crísticas – a energia do coração – usando-as nas palavras e nas ações, e assim abrindo caminho para o bem pessoal e coletivo, o serviço altruísta e o amor.

Cada expansão da consciência que se consegue aproxima-nos mais do reino de Deus e dá condição ao indivíduo de ajudar àqueles que estão mais atrasados e apegados à forma do que ele. Para evoluir o homem deve cultivar a calma e saber que a dor é o efeito que advem quando o corpo emocional ou astral está erroneamente polarizado. Indica falta de ritmo e de equilíbrio geral.

O mau uso do sopro de Deus em nós ou do emprego errado das energias etéricas é a causa de várias angustia, doenças e dores. Precisamos não propriamente só de exercícios respiratórios, mas de uma vida disciplinada e rítmica em todos os hábitos e níveis mais densos ou sutis.

A meditação e a prece podem nos encaminhar nessa direção retirando-nos da preguiça e do que é superficial e ilusório.

Nenhum comentário: