segunda-feira, 30 de junho de 2008

Formas de Amar

Ama a beleza transitória da lua que te cobre de fantasiosos mistérios e, de tempos em tempos, faz sua festa maior. Ama o frágil encantamento de sua luz anunciando fontes mais potentes.
Ama o dia que começa para conhecer a noite e o anoitecer que se inclina para rever o sol. Ama o impermanente ritmo do vento e do teu respirar, o pulsar do fogo, o deslizar da água; ama o pássaro branco sobre a fascinação do lago transparente.
Ama a flor que se fez símbolo, o sorriso infantil, a ternura fugaz, o aperto da mão desconhecida. Abre-te sempre a semente de cada amor palpável, para estenderes a linha de teu conhecer, até as fontes corretas, à origem do amor maior.
Ama sem medo, sem exagero, sem egoísmo, sem esperar retorno ou correspondência. Ama simplesmente porque vês que já não podes menos do que amar.
Ama sempre, porque aprendeste que, entre todos os caminhos, não há outro para ti. Ama porque é mais fácil amar que indagar, que conhecer, é mais suave amar que perguntar, é mais perfeito amar que rejeitar, é mais belo amar que pedir provas, que exigir leis, que dominar.
Ama, sobretudo a forma universal e impessoal do amor que é o mais correto dom da realidade que te anima. Ama ampliando-te, doando-te, compreendendo, refugiando-te no eterno amor.
Ama buscando a linha mestra da consagração do amor que sempre crê, perdoa, atende, comunga e se integra na plenitude cósmica. Ama pelos que não sabem amar, pelos que não descobriram ou não entenderam o amor. Ama pelos que fizeram dele um instante material e perecível, pelos que o confundiram com os sentimentos mais paradoxos.
Ama junto com aqueles que elevaram o amor aos planos imponderáveis, junto com os que o expandiram até a onipotência, e se confundiram nele, e se liberaram em sua essência.
Ama até que não possas mais que amar, constantemente...

_______________//_______________

Contatos:
Dança Terapêutica - O valor terapêutico da dança está sendo explicado pela In Dança. Telefone (31)2335-8114.
O Mantra - No Budismo, o poder da força do mantra é visto como acumulação do mérito e dedicação ao sagrado que habita em nós. Informações telefone (31)9737-1538.
Aposentados - Idosos e aposentados iniciaram uma campanha em defesa dessas sofridas classes: "Só vote em quem respeita o aposentado e o idoso, amanhã você será um deles".
Família Murgel - Houve no mês de maio, uma reunião de congraçamento da numerosa Família Murgel na cidade de Barbacena.
O Poder - A publicação da Missão Ramacrisma, "O Poder", está circulando com vários artigos (o nosso inclusive) informando sobre seus novos parceiros: A Fiat, Criança Esperança e Instituto IBI. Telefone (31)3596-3838. Estrada Betim - Esmeralda km 4.
Canto dos Anjos - José Geraldo e Adriana deram início a um ciclo de palestras, à Rua Maranhão 354. Telefone (31)3241-1713. Trabalham também com livros CD's e objetos indianos.
TAI CHI YANG - Os 108 movimentos do Tai Chi tradicional (Yang) está sendo dado em BH, visando o bom equilíbrio, melhorando a saúde física mental e energética. Informações telefone (31)3344-6488 ou pelo site www.taichichuanbh.com.br
Ecologia Integral - Está em circulação a revista Ecologia Integral, focalizando a vida no campo, a relação com a agricultura e os seu desafios. É um trabalho muito interessante e bem conduzido. Para assinatura: Centro de Ecologia Integral, Rua Bernardo Guimarães 3.101 sala 206, Bairro Santo Agostinho - BH - CEP: 30.140-083 - Telefone (31)3275-3602.
Florais de Bach - A terapeuta Valéria Hinojosa dedica-se a cursos de Florais de Bach, incluindo método, preparo, indicação, etc. Telefone (31)3086-0985.
Isabela Hendrix - Este colégio está oferecendo Oficinas do Integral. São espaços para novos conhecimentos e ambiente lúdico de convivência. Inscrições, www.metodistademinas.edu.br

domingo, 22 de junho de 2008

Energia densa e sutil

A física nos diz que a matéria é energia condensada; quanto mais densa, mais dura a matéria. Assim, cada forma material tem seu grau de vibração e seu tipo de irradiação.

Metais e pedras diferentes têm radiações diferentes, ritmos próprios, adequados a determinadas ações e reações, e inadequados a outras.

Pessoas também têm diferentes variações de densidade mental, emocional e até física e assim, tem irradiações muito diferentes. Porém cada um pode melhorar sua vibração e sua irradiação.

O ser humano deve trabalhar-se em todos os níveis. Cuidando do movimento do corpo, pois o exercício correto leva consciência às células físicas e elas passam a colaborar no trabalho total do individuo. Em seguida, equilibrando e refinando as emoções, os sentimentos e as palavras; depois, indo mais além e disciplinando e observando os pensamentos para que eles sejam construtivos, luminosos e sadios.

Trabalhando esses três níveis de personalidade, abrimos caminho para o fluir de energias afins aos veículos mais purificados, pois as energias chegam, porém só fluem quando encontram veículos que assim o permitam.

É, pois essencial a purificação de todos os nossos níveis de expressão para que o conjunto seja harmonioso e cresça em luminosidade. A alma se expressa sempre que encontra adequada oportunidade, campo limpo e energia equilibrada.

Exercícios e relaxamento, hoje muito usados, preparam o corpo e a mente para uma interiorização mais profunda, para um contato mais real com nossa luz interna cujos reflexos externos todos nós desejamos e buscamos, porém muitas vezes, de forma totalmente errada e improdutiva.

O nosso sistema solar é um todo do qual o homem é uma parte unida e regida por variadas energias que proporcionam resultados também variados.

Na era atual estão abertos os portais desse conhecimento global que levará o homem a um contato mais real com seu potencial interno onde está a luz crística, o filho, imagem do Pai criador.

O estado de consciência de cada um é o responsável pelo tipo de vida em que se envolve no momento. É ampliando a consciência e, sobretudo mergulhando na luz interna de Cristo que podemos construir um mundo melhor, individual e coletivamente.

Sem uma aspiração correta e um caráter firme, dificilmente poderemos sair do aparente caos em que muitos se debatem e que geram o caos coletivo tão acentuado nos últimos tempos.

_____________//____________

Contatos:
Jornalistas - A sessão solene de posse do Sindicato dos Jornalistas para o triênio 2008/2011 aconteceu dia 13/05 no Auditório da UNA. Na presidência está Aloísio Morais Martins.
Exposição - Termina dia 29 de junho, no Palácio das Artes, a exposição de Paulo Nazareth sobre o tema: O Deslocamento de Coisas e Gente.
Sobre o sono - A psicoterapeuta Teresita Jordi está orientando as pessoas que desejam melhorar a qualidade do sono. Corpo e Mente têm influência no sono. Telefone (31)3337-7950.
Guardiãs da Vida - O Instituto Renascer da Consciência tem promovido encontros do Círculo das Mulheres, Guardiãs da Vida abordando temas variados, sobre beleza, sensualidade e outros. Para informações, telefone (31) 3296-3864, no Santo Antônio.
Brahma Kumaris - Esta organização tem promovido palestras espirituais visando a auto-estima por meio da auto-percepção. Informações, telefone (31)3371-9802.
Os Chacras - A psicóloga Regina Célia Campos realiza um trabalho para a harmonização e conscientização dos Chacras. Informações, telefone (31)3297-5511 e 8797-6166.
Ecologia - Está no seu número 8 a bem lançada revista Ecologia Integral, focalizando, especialmente, a vida no campo. Telefone (31)3275-3602.
Inconfidência - Também circulando o Boletim do Museu da Inconfidência, uma publicação do IPHAN.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Tempos de Crescer

Atualmente, há uma maior abertura e interesse para o trabalho do desenvolvimento dos planos mentais e espirituais.
Paralelamente há uma grande confusão, de orientação, técnicas, opiniões, opções, inovações e rebeldias até nos setores dos grupos religiosos ortodoxos.
Num momento assim, é preciso que não abandonemos o bom senso e o equilíbrio que estão sempre no caminho do meio e não com os extremistas. O passado é a etapa vencida, porém, ali está a raiz do presente, é preciso abandonar o arcaico, mas respeitando o crescimento que foi feito. Discernimento deve ser hoje, nosso cuidado maior.
Todos sabem que a natureza não dá saltos, em tudo há uma transformação, uma transição do velho para o novo e, se deixarmos os excessos, de um e de outro, tudo fica mais fácil e mais correto.
Em se tratando do ser humano não podemos radicalizar ou enquadrar as pessoas em campo algum fechado e definido. A onipresença de Deus não permite isso; ele é múltiplo e novo a cada hora, e é Ele que nos anima e comanda.
Os radicais traçam um caminho que é mais deles do que dos outros e lançam a confusão entre os inseguros, os despreparados e os preguiçosos que preferem seguir a cabeça alheia sem uma investigação própria na sua luz interna.
Quem estuda os caminhos espirituais do homem - mesmo os mais profundos - percebe que cada um teve uma maneira bem particular de chegar à Deus e à iluminação. Seja um método, um trabalho, uma forma de orar, de entregar-se, uma dedicação, etc. Uns são mais contemplativos, outros mais ativos na matéria, uns mais emocionais, outros mais mentais, uns trabalham o desapego, a renúncia, outros a intuição, o conhecimento, etc. O oriental diz que por qualquer lado que se escale a montanha divina, chega-se lá em cima; se a gente estiver sempre se elevando.

______________ //______________

Contatos:
Centro Vedanta - O Centro Ramacrisna Vedanta de BH ministra palestras e ensinamentos para mergulharmos no fundo do próprio Ser e encontrar a paz ou desfazer o estresse. Rua Faria Lobato 389, B.Santa Amélia - Pampulha - BH - Telefone: (31)3427-5995.
Budismo Kadanpa - O Centro Maitreya usa técnicas milenares do Budismo Kadanpa para guiar o aluno à meditação, evitando ansiedade e estresse. Rua Rio de Janeiro 1584 s/601 - BH - Telefone: (31)3224-0526.
Terceira Idade - A psicóloga Terezita Jordi está trabalhando com pessoas da terceira idade que estão mudando de trabalho ou procurando encontros sociais. Telefone: (31) 3337--7950.
Ervas que curam - A Fitoterapia Bem Viver iniciará, agora em Junho, um curso prático de Fitoterapia, incluído a alquimia das ervas. Quem ministra é Paulino Caldeira Barros, identificando ervas analgésicas e anti-inflamatórias, para diversos usos, como varizes, artrites e outras. Telefone: (31) 3335-2983, de segunda à sexta de 8 às 18 h.
Projeciologia - O Instituto de Projeciologia e Conscienciologia iniciou um curso, às quartas e sextas feiras, até Outubro. As aulas estudam a consciência de forma integral. Inclui o corpo físico e dimensões múltiplas das energias. Informações: (31) 3222-0056.
Biodança - A biodança é inspirada em vários gestos de sistemas antigos que uniram os movimentos às danças e à música. Quem orienta o curso é a psicóloga Sheila Costa formando grupos de adolescentes e iniciando grupos da terceira idade. Atende no Centro de Apoio ao Adolescente e agora também na Sintonia e Biodança. Av. Francisco Sales, 1614 s/601 - BH. Informações: (31) 9706-9053.
Arte de Viver - O conhecido fotógrafo Paulo Laborne entrevistado pelo jornal Pampulha, faz interessante resumo do que devemos valorizar e desfrutar na vida, sem deixar de lado a arte e a sabedoria. São pequenas coisas que dão leveza à vida e nos afastam do estresse tão comuns hoje. Sua entrevista foi feita entre os dia 24 e 30 de maio.
Dança - Os professores Rodrigo Delano (fisioterapeuta) e Denise Soares (pedagoga) iniciaram um curso de dança que promove a integração e saúde do grupo. As aulas visam melhora da força muscular, flexibilidade, equilíbrio motor e físico. Aulas no Salão de Dança, na Av. do Contorno, 8471 3º andar, no Gutierrez - BH. Inscrições e informações: (31) 3292-7976.