terça-feira, 3 de junho de 2008

Tempos de Crescer

Atualmente, há uma maior abertura e interesse para o trabalho do desenvolvimento dos planos mentais e espirituais.
Paralelamente há uma grande confusão, de orientação, técnicas, opiniões, opções, inovações e rebeldias até nos setores dos grupos religiosos ortodoxos.
Num momento assim, é preciso que não abandonemos o bom senso e o equilíbrio que estão sempre no caminho do meio e não com os extremistas. O passado é a etapa vencida, porém, ali está a raiz do presente, é preciso abandonar o arcaico, mas respeitando o crescimento que foi feito. Discernimento deve ser hoje, nosso cuidado maior.
Todos sabem que a natureza não dá saltos, em tudo há uma transformação, uma transição do velho para o novo e, se deixarmos os excessos, de um e de outro, tudo fica mais fácil e mais correto.
Em se tratando do ser humano não podemos radicalizar ou enquadrar as pessoas em campo algum fechado e definido. A onipresença de Deus não permite isso; ele é múltiplo e novo a cada hora, e é Ele que nos anima e comanda.
Os radicais traçam um caminho que é mais deles do que dos outros e lançam a confusão entre os inseguros, os despreparados e os preguiçosos que preferem seguir a cabeça alheia sem uma investigação própria na sua luz interna.
Quem estuda os caminhos espirituais do homem - mesmo os mais profundos - percebe que cada um teve uma maneira bem particular de chegar à Deus e à iluminação. Seja um método, um trabalho, uma forma de orar, de entregar-se, uma dedicação, etc. Uns são mais contemplativos, outros mais ativos na matéria, uns mais emocionais, outros mais mentais, uns trabalham o desapego, a renúncia, outros a intuição, o conhecimento, etc. O oriental diz que por qualquer lado que se escale a montanha divina, chega-se lá em cima; se a gente estiver sempre se elevando.

______________ //______________

Contatos:
Centro Vedanta - O Centro Ramacrisna Vedanta de BH ministra palestras e ensinamentos para mergulharmos no fundo do próprio Ser e encontrar a paz ou desfazer o estresse. Rua Faria Lobato 389, B.Santa Amélia - Pampulha - BH - Telefone: (31)3427-5995.
Budismo Kadanpa - O Centro Maitreya usa técnicas milenares do Budismo Kadanpa para guiar o aluno à meditação, evitando ansiedade e estresse. Rua Rio de Janeiro 1584 s/601 - BH - Telefone: (31)3224-0526.
Terceira Idade - A psicóloga Terezita Jordi está trabalhando com pessoas da terceira idade que estão mudando de trabalho ou procurando encontros sociais. Telefone: (31) 3337--7950.
Ervas que curam - A Fitoterapia Bem Viver iniciará, agora em Junho, um curso prático de Fitoterapia, incluído a alquimia das ervas. Quem ministra é Paulino Caldeira Barros, identificando ervas analgésicas e anti-inflamatórias, para diversos usos, como varizes, artrites e outras. Telefone: (31) 3335-2983, de segunda à sexta de 8 às 18 h.
Projeciologia - O Instituto de Projeciologia e Conscienciologia iniciou um curso, às quartas e sextas feiras, até Outubro. As aulas estudam a consciência de forma integral. Inclui o corpo físico e dimensões múltiplas das energias. Informações: (31) 3222-0056.
Biodança - A biodança é inspirada em vários gestos de sistemas antigos que uniram os movimentos às danças e à música. Quem orienta o curso é a psicóloga Sheila Costa formando grupos de adolescentes e iniciando grupos da terceira idade. Atende no Centro de Apoio ao Adolescente e agora também na Sintonia e Biodança. Av. Francisco Sales, 1614 s/601 - BH. Informações: (31) 9706-9053.
Arte de Viver - O conhecido fotógrafo Paulo Laborne entrevistado pelo jornal Pampulha, faz interessante resumo do que devemos valorizar e desfrutar na vida, sem deixar de lado a arte e a sabedoria. São pequenas coisas que dão leveza à vida e nos afastam do estresse tão comuns hoje. Sua entrevista foi feita entre os dia 24 e 30 de maio.
Dança - Os professores Rodrigo Delano (fisioterapeuta) e Denise Soares (pedagoga) iniciaram um curso de dança que promove a integração e saúde do grupo. As aulas visam melhora da força muscular, flexibilidade, equilíbrio motor e físico. Aulas no Salão de Dança, na Av. do Contorno, 8471 3º andar, no Gutierrez - BH. Inscrições e informações: (31) 3292-7976.

Nenhum comentário: