segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Canto ao Mestre

O poema se fez espontâneo:

Amo em ti, Senhor, a luz bem clara o divino caminhar, amo a realização da paz que vai chegar. Amo em ti a tarefa que me coube, a verdade que busco o ideal que ainda não soube. Amo o tempo que nasceu e o que vai chegar, ambos fundidos nessa hora de te achar.

Amo tua força, tua senda da pureza, tua forma de encontrar toda a certeza. O serenar do corpo e o silenciar da mente, vejo em tua natureza como quem busca imaterial harmonia e perceptível sutileza.

Amo em ti, Senhor, a palavra que não disse ainda, o mantra que espero ouvir. Amo tua forma de ser, teu poder de definir. Amo em ti a hora de chegar e de partir. Amo o amparo e o consolo de teu antigo ensinar, e o teu poder de transmitir. Saúdo a esperança e a luta dessa hora, a realização que já veio e a que ainda demora. Até o mero caminhar sem rumo é relembrar de ti... é a canção do além que fiz nascer aqui.

Nas palavras que deixaste, amo a expressão divina, o pensamento que se esboça, a luz que me fascina e o pressentir que tudo anima.

Amo a ilusão que cai, a paz que chega ou que, por algum tempo, se vai. Amo o teu iluminar como se sintetizasse nele o resumo do que sou, ou do que busco alcançar. Amo em ti o verdadeiro crescer, como se visse aí, meu próprio Ser, meu primeiro próprio ser, meu primeiro amanhecer.

Amo a integração em ti, o puro comungar, o transcender o acreditar. Amo a transformação que veio me acordar; a matéria que sublima, o amor a desdobrar-se, o canto que faz rima e a vibração que ensina.

Amo e confio em cada raio de luz do teu olhar, amo teu imaterial abençoar, teu constante fluir, teu iniciar. Amo tua luta antiga, secular. Amo em ti o que o amor universal pode aprender ou pode dar, o que pode repor ou acrescentar. Amo a incorporação do amor no próprio amor que é o reto sublimar.

Amo em ti, o que começa em mim e mais pode acabar...
____________//___________

Contatos:
Pinturas - A Associação Médica de MG e o Atelier Clara Cabral estão fazendo uma exposição coletiva de pinturas, até o dia 12 de Dezembro, na Associação Médica, "Caminhos de Ouro". Cecília Drummond Naves é uma das participantes. Local, Av. João Pinheiro 161, Centro - BH. Informações (31)3226-4383.
Espaço Tempo - A gerontóloga Beatriz Hargreaves trabalha com canto, artes, memória, línguas, filosofia e nutrição. Atende também a domicílio. Informações (31)3287-9099 ou 8881-9401. Rua Caldas 221, Carmo - BH.
Mantra - Esteve recentemente em BH o monge budista, Kelsang Odro, que ensinou um mantra para ser repetido várias vezes ao dia:"Que cada um seja feliz. Que cada um liberte-se da dor. Que ninguém jamais seja separado de sua felicidade. Que todos tenham equanimidade, livres do ódio e do apego". Informações (31)2535-6748.
C.G. Jung - O Instituto C.G. Jung de BH promoveu dia 12 de Dezembro, um jantar de encerramento dos seminários realizados durante o ano todo na Associação Médica. Em Março de 2009, terá início o Curso de Especialização e Formação de Analistas, que é reconhecido pela Associação Internacional, IAAP. Reserve sua vaga através do site http://br.geocities.com/icgjmg.
Informações (31)3286-1105.
Aurobindo - A Casa do Mestre Aurobindo dá informações sobre seus trabalhos pelo telefone (31)3344-6488 ou visite o site http://taichichuan.com.br.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Luz sobre a Terra

Cada um escolhe sua jornada na Terra. Para aqueles que querem se abrir aos caminhos interiores, aos contatos com seu núcleo crístico, onde mora a luz é muito indicada a visualização periódica da luz. É útil sentir-se imerso em um mar de luz, inspirando essa energia luminosa e deixando-a fluir por todo o corpo. Isso deve ser feito, pelo menos, duas a três vezes por dia. É uma forma espiritual de se higienizar e de limpar nossas vibrações mais densas.

Pode-se invocar apenas a luz do Espírito, ou, para os mais devocionais a luz do Cristo, da Mãe Divina ou do Espírito Santo. Esse verdadeiro banho de luz renova nossas energias, equilibra nossas emoções e amplia e amadurece nossa fé.

Estamos na terra para aprender lições e para ampliar nossas consciências aperfeiçoando-nos, segundo as leis universais e divinas. O grau de evolução de cada ser humano, dizem os instrutores, é determinado pela intensidade e pelo comprimento das ondas luminosas que de nós emana e que contagia aqueles que nos rodeiam e até a atmosfera onde vivemos.

São raios que podem atingir os planos elevados através de preces, de meditações, de ações altruístas, de caridade e fraternidade constante. A luz não é estática, ela flui dentro do indivíduo e se espalha em sua aura, ou além dela. Podemos atrair ou repelir as irradiações segundo a força positiva ou negativa que se acumulou e que circula dentro de nós.

A força positiva acumulada pela prece, pela invocação, pela aspiração, pelas ações bondosas, etc pode repelir todas as ondas indesejáveis e desarmoniosas que se aproximarem desse campo positivo e luminoso. Pode também transmutar o negativo em positivo pelo poder original da luz radiosa.

Toda energia tem a mesma origem, flui para nós e se dirige de nós para o universo depois de qualificada com nossa própria vibração e intensidade de luz ou de sombra. Somos assim, coautores dos campos de energia que existem na superfície de nosso planeta e podemos sempre transformar e iluminar esse campo até que ele seja como o Criador o fez, quando planejando céu e terra, viu que tudo era muito bom.
_____________//_____________
Contatos:
Livro de Affonso - O escritor, poeta e jornalista (foi nosso chefe da redação no Diário de Minas) Affonso Romano de Sant'Anna, esteve em BH lançando o seu mais recente livro "O Enigma Vazio". Na oportunidade deu entrevista onde dizia que ele faz parte de um grupo, cada vez maior, de intelectuais e pensadores que apontam os descaminhos do que é a chegada da modernidade. E nós estamos de pleno acordo com esses descaminhos. O livro foi lançado no Museu de Artes e Ofícios, recentemente. "Vivemos um momento em que a quantidade supera a qualidade", diz o escritor.
Celebrando a paz - O grupo Hare Khrisna, cantando em sânscrito e jogando flores ao redor da lagoa da Pampulha, fez uma caminhada pela Paz, a partir da Igreja da Pampulha. Eles realizaram o festival religioso, indiano, Ratha-Yatra que usa danças e cânticos mântricos.
Apostilas de Júnia - Os ingredientes da mesa mineira, a partir da vinda da família real de Portugal, da descoberta do ouro e da vinda dos tropeiros, foram reunidas em apostilas e cadernos de receita por Júnia Freire. Informações (31)3441-2626.
Dentro das artes - O grupo Quebrapedra", formado dentro da Escola de Música da UFMG, tem como sua vocalista a artista plástica Leonora Weissman, filha da também muito conhecida Selma Weissman e Manoel Serpa. Sem dúvida uma família de belas artes. O grupo Quebrapedra, recentemente lançou seu primeiro CD na Biblioteca Pública da Praça da Liberdade. Informações (31)3222-3242.
Sindicato dos Jornalistas - Os jornalistas, especialmente os aposentados, têm-se reunido periodicamente para reencontros sendo, a última reunião, para lançar um movimento de apoio ao Senado, no sentido de ser aprovada a lei sobre a equiparação dos vencimentos das aposentadorias iguais ao atempo em que cada um se aposentou. A mídia toda deve colaborar nesse apelo.
Cromoterapia - Cientistas americanos do Estado de Illinois estão testando melhorar a audição dos que não ouvem bem. Eles, segundo a revista "New Scientist", estão usando a luz infravermelha implantando ouvidos biônicos para melhorar a surdez. Vinte eletrodos são direcionados para estimular os nervos do ouvido interno. Tudo ainda em fase de testes.
Saúde mental - Foi lançado o livro de Joel Rennó Jr., "Mentes Femininas", a saúde mental ao alcance da mulher, nos múltiplos papéis da mulher moderna, na depressão, na sexualidade e tensão. O livro é ilustrado com casos clínicos e consultas. Edição da Ediouro.
Plantas Medicinais - A Artesanal Farmácia de Manipulação, abriu inscrições para uma palestra sobre o poder das plantas medicinais e dá informações pelo telefone (31)2128-2785.
Zibia Gasparetto - Zibia é autora de 33 livros psicografados, dos quais já vendeu 100 mil. Ela é mãe de 4 filhos, inclusive de Luiz Gasparetto, que tinha um bom programa na TV. Ela diz: "O que dá sentido à existência é a espiritualidade, a certeza de que vamos morrer, mas não acabamos". Ela difunde seus conhecimentos para ensinar as pessoas a ouvirem a própria alma. O projeto de seu novo romance é: "Vencendo o Passado". Ela tem também um programa na Rádio Mundial em São Paulo.
Japoneses beatificados - A Igreja Católica acaba de beatificar 188 japoneses incluindo mulheres e crianças mártires que morreram por recusarem a renunciar à fé católica levada pelos jesuítas. As mortes aconteceram entre 1603 e 1639.

sábado, 13 de dezembro de 2008

ALMA LIMPA

Desapegue-se de tudo e entregue a Deus sua alma inteiramente limpa e livre. Ela cuidará então de todas as desarmonias de seus invólucros mais densos, que formam sua personalidade, seus desejos e suas decepções.
Há uma raiz interna para tudo o que nos incomoda ou nos adoece, sendo que, também esses sofrimentos purificam e elevam nossas vidas, cumprindo um ciclo sempre mais evolutivo. As leis da natureza, como as exemplificou Jesus, são o caminho que nos traz mais coragem e até sabedoria para cruzarmos os tempos difíceis de nossos aprendizados terrenos.
Não estamos a passeio no Planeta Terra, assim, devemos aproveitar as ocasiões mais difíceis que sempre surgem em nossas vidas, para tirar delas algum conhecimento, purificação ou curas que desafiam nosso físico, emoção ou mente.
Sempre haverá uma ajuda, física ou não física, nos momentos em que as dores tornam-se mais insuportáveis. Deus tudo sabe, tudo vê e tudo providencia dentro dos seus desígnios cósmicos e evolutivos. Amanhã sempre é um novo dia para uma esperança ou uma expansão de nossa consciência, rumo a uma das casas do Pai Criador e redentor de todos.
Não podemos profanar ou discordar dos necessários conhecimentos ou lições que nos chegam, sempre dentro das leis maiores, das leis inatas à natureza divina que nos foi dada. Chegou a hora, Senhor, em que os dons humanos / divinos devem surgir ou alternar-se, como vós o determinar.
__________//__________
Contatos:
Cabeça de Prata -Realizou-se no salão do Minas Tênis Clube, Minas I, no dia 26 de Novembro, uma Tarde Dançante para maiores de 60 anos, com banda, dançarinos e bolo comemorativo dos sócios aniversariantes de Novembro e Dezembro. Também houve sorteio de brindes para eles. Você pode acessar o site do Minas através desse link: http://www.minastenisclube.com.br
Rei da Voz - Ausente de BH durante 4 anos, o Rei Roberto Carlos volta ao Mineirinho, acompanhado por orquestra e coral, sob a regência do maestro Eduardo Lages. O cantor, reconhecido no mundo inteiro, já vendeu 80 milhões de CDs e agora também gravou diversos DVDs. Em Miami, gravou um disco em espanhol.
As Artes - O livro da artista e escritora Maria Helena Andrés, "Os Caminhos da Arte", já está na segunda edição, lançado pela Editora C/Arte. O livro foi prefaciado por Pierre Weill que, percebendo todo o sentido holístico das obras de Maria Helena, começa dizendo sobre ela: "Entre os caminhos que levam à consciência cósmica por meio de uma expansão do campo da percepção, encontra-se a arte". Depois ele segue mostrando a busca espiritual da artista que a levou à Índia onde, em Rishikesh, ela pediu iniciação, na prática da yoga, ao Swami Sivananda. Maria Helena uniu então a arte que desenvolveu com Guinard, sobretudo, à espiritualidade ecumênica do Yoga e dos mantras musicais que foi desenvolvendo. Ela publicou ainda, pela Vozes, o Álbum Oriente Ocidente e o livro "Encontro com Mestres do Oriente". Informações (31)3547-2204 ou e.mail: mhandres@uol.com.br
Grão Mogol - Simplesmente extraordinário o artezanato feito e até exportado, em Grão Mogol. As artezãs são da terceira idade e mostram belíssimas artes em pedra, metais, linhas e cactos que, nativos, chamam a atenção até da TV.
Hare Krishina - Muito interessante a entrevista que um grupo dos iogues, da Hare-Krishina, deu recentemente, à Roberta Zanpeti, na televisão. Estavam: um monge, uma bailarina, um músico e dois participantes da Uakit. São ecumênicos e sem exagero, usam como alimentação, o regime lacteo-vegetariano. Uns moram no Templo, outros em suas casas levam vida comum, pondo em prática o que aprendem. O Templo de seus encontros fica à Rua Ametista, 212 - BH e geralmente aos domingos há rituais devocionais, com danças e cantos em louvor a Deus. Respeitam Cristo e seus preceitos que são, segundo eles, semelhantes na devoção à Deus, no reto comportamento, na caridade e na abertura às religiões semelhantes, sem preconceitos. Nas festas, compartilham as refeições com os presentes participantes do amor ao próximo e à Deus.
Trio Agualuz - Gustavo Amaral, Alexandre Andrés e Adriano Goyatá acabam de lançar seu primeiro disco:"Agualuz". Sem ser consumistas ou seguir a modas rígidas, compõem música de muito boa qualidade. Alexandres Andrés (filho da artista Maria Helena Andrés e do flautista do Uakti, Artur Andrés) compõe as melodias, ele canta e toca violino; Gustavo faz o baixo e Adriano é responsável pela bateria. O CD já foi apresentado na sala Sergio Magnani, da Fundação de Educação Artística. Ainda sobre a família Andrés, Eliana é professora de Yoga e Ivana é cantora e dona de uma bela voz, são irmãs de Alexandre. Como se vê a família é toda de artistas.
Orações - Na Rede Super, o programa "Clube 700", põe a disposição de todos os ouvintes que desejarem uma prece ou um aconselhamento, o telefone (31)2813-8700.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vida Onipresente

Todas as religiões e filosofias cristãs ou não cristãs, orientais ou ocidentais, que perduram pelos séculos, comungam com a idéia, do Deus ou Fonte da Vida, onipotente e onipresente.
Nos textos de Pierre Chardin, reunidos por Edouard e Suzane Bret, Chardin diz isso de forma muito sucinta e bela: "Deus atua no âmago da vida, ajuda-a, sucinta-a, da-lhe o impulso que a afasta, o apetite que a atrai, o crescimento que a transforma".
Podemos continuar inspirada no seu pensamento que ao transformar a vida em geral, dá também à Humanidade, a forma, aperfeiçoando-a no núcleo interno, transcendendo-a, dentro de suas leis evolutivas corretas e divinas.
Quanto mais nos aprofundamos, no âmago de nós mesmos (no Cristo interno, para os cristãos), mais portais de transformações vamos encontrando. Portais estes que podemos ir abrindo na medida em que formos constantes na busca do melhor para nós, para a humanidade e para o próprio planeta.
O mundo chamado, por alguns, de mundo superior, nos leva à ética, ao amor, ao correto uso das leis nos seus devidos níveis mentais, emocionais, físicos e, sobretudo, no plano das almas individualizadas que ainda não encontraram a unidade de tudo em Deus e sua criação.
Aqueles que chegam ao êxtase, ao satori ao samádi, ou algo semelhante, conforme o caminho correto e ascendente que usarem, perceberão, sem dúvida, a amplidão da unidade manifestada pelo Criador. Torna-se então um verdadeiro adorador do Supremo Ser sem forma, mas que tudo constrói segunda sua misteriosa vontade ou designo.
Chardin diz ainda: "O mundo está se criando ainda e, nele, é o Cristo que se completa".

____________//____________

Contatos:

63 anos circulando - O Jornal "O Poder" editado pela Missão Ramacrisna, está completando 63 anos de boas informações e da expansão de seus trabalhos iniciado por Lindananda. Agora, em união com a Fiat, acabam de inaugurar o Projeto Passatempo que beneficia crianças, adolescentes e adultos, assistidos pela Ramacrisna. Informações sobre este bonito trabalho - no qual também colaboramos com pequenos artigos - pelo telefone (31) 3596-2828 ou pelo site http://www.ramacrisna.org.br
Aquecimento Global - Acaba de ser lançado o livro do médico e humanista Dr. João Batista Alves dos Reis, "A Grande Ameaça". São ponderações que faz, com muita sensibilidade e acerto, sobre o aquecimento global e a consequente destruição do meio ambiente. Editora Komedi, telefax (19) 3234-4864 - Campinas. Acesse o site: http://www.komedi.com.br.
Eubiose - Foi tema da recente palestra de Geraldo Mendes "Eubiose: a ciência da vida-liberdade e espiritualidade". Informações pelo e.mail eubiose@gmail.com ou na Av. Cristiano Machado, 1.367 - BH. A filosofia da Eubiose foi criada por Henrique José de Souza, visando ensinar as pessoas mais amor, verdade e espiritualidade. Há alguns anos, nós conhecemos um de seus Centros, em São Lourenço.
Psicoterapia Breve - A Clínica Social Abrangente ou Centro Mineiro de Terapia Breve está com inscrições abertas para quem necessita de psicoterapia. Seu desconto é de 50% nas consultas, sobre a tabela do Conselho Regional de Psicoterapia. Informações pelo telefone (31) 2552-1247 ou 2552-0247.
Anatomia - A Sociedade de Anatomia está procurando incentivar, entre estudantes e profissionais de saúde, um aprofundamento maior e mais completo desses estudos. Hoje há várias áreas correlatas ao estudo de energias e ao processo amplo do envelhecimento.
No Tempo e no Espaço - Escrito em 1978, o livro "Reflexões e Orações no Tempo e no Espaço", uma coletânea do excelente escritor católico, Pierre Telhard de Chardin, merece uma leitura ou até releitura, de sua ampla e atual visão evolutiva da espiritualidade humana. O jesuíta fala de seus grandes amores, a Deus e ao mundo e sua paixão pelo céu e a terra de forma especialmente lúcida. Editora José Olympio. Vale revê-lo em nosso tempo.
Para o Natal - O Minas Tênis Clube já iniciou a coleta de brinquedos e materiais escolares para o Natal de crianças carentes. Elas podem ser feitas nas Centrais de Atendimento do Clube ou nos carrinhos localizados nas portarias do Minas II e Country. Já se formou um grupo de integrantes do voluntariado.
Encontro literário - Terminou dia 16 de Novembro o 9º Encontro das Literaturas, no Chevrolet Hall. Entre as exposições, Imagens e Fábulas do Sol Nascente, Lendas Brasileiras e Cartuns na Estante.
Fraternidade Branca - A instrutora Fátima Soraggi tem ministrado variados ensinamentos sobre a Fraternidade Branca: chacras, carma, leis da abundância e outras. Informações telefone (31) 3264-6206 ou no site http://www.auramater.com.br
Nova Vereadora - Estamos cumprimentando a vereadora muito merecidamente eleita, em Itabira, Martha M.Gomes Barbosa, única representante feminina na Câmara, começando agora na política, porém, com muito mérito cultural e social. Apoia o atual Prefeito.