domingo, 30 de janeiro de 2011

Sabedoria e canção interna

Um dos ensinamentos da sabedoria oriental diz que o reconhecimento de nossa luz interna - que irá refletir no exterior - depende da purificação e da limpeza interna da mente. E isso vai necessitar de reconhecimento do tipo de energias que usamos sempre. Quanto mais densamente vibramos mais escuridão podemos provocar, e quanto mais leve e harmoniosa são nossas energias vibratórias, mais irradiaremos luz para nós e para o nosso ambiente.
Em todo o coração humano existe sempre uma canção secreta, uma melodia natural que se deseja alcançar. Pois ela é sempre uma fonte de luz e de alegria. Por vezes, ela parece encoberta e obscura, porém estará sempre lá, a espera de nossa procura e nosso encontro. A paz ambiental e o silêncio interior nos levam a ela se, realmente, desejarmos conhecê-la e usufruí-la. Para isso devemos viver o aqui e o agora.

_____//_____

Contatos:

Impróprio para idosos - Desde o tempo do governo de Aécio Neves que o palacete situado na esquina da rua da Bahia com Prof. Antônio Aleixo teve seu passeio quebrado, inclinado e com grandes degraus. Mudou o governo e o local não foi mais reparado provocando escorregões e quedas, especialmente à tarde, para os mais idosos. O local é em frente ao Minas Tênis Clube e precisaria mais respeito para com os usuários dessa esquina.

Bienal - De 19 de Janeiro à 20 de Março estarão expostos no Palácio das Artes, (em BH) obras selecionadas da 29ª Bienal de São Paulo. Informações (31)3236-7322.

Mulheres em altos postos - No governo da Presidenta Dilma, vimos muitas mulheres ocupando altos cargos; porém defendendo os aposentados, na Previdência, ainda
nenhuma apareceu . Talvez elas seriam mais justas com os mais velhos com tetos defazados há anos.

Frequência de brilho - A terapeuta Irene Taitson promoveu uma palestra, recentemente, sobre "Frequências de Brilho". Este é um acesso a energias por meio de toques suaves no corpo. Informações sobre locais de atendimento pelo telefone (31)9171-2876.

Yoga Center - O Satyananda Yoga Center dará início, dia 26 de março, a um curso de formação de professores de Yoga. Será à Rua Santo Antônio do Monte, 88 - B.Santo Antônio - BH. Informações (31)3296-2869.

Chama Interior - Foi, recentemente, lançado o livro "A Bem-aventurança da Chama Interior", do Lama Yeshe. A obra saiu pela Editora Gaia e oferece aprendizado para várias fases da meditação, na Chama Interior.

Teologia Espírita - Vai começar, este ano, na Faculdade de Curitiba, o 1º Curso Superior de Teologia Espírita do Brasil. Entre as disciplinas estão incluídas no curso: Ética Espírita, Sociologia Geral e Espírita, Fundamentação e Literatura Espírita, Os Fenômenos Espíritas e a Ciência, Introdução à Antropologia, Psicologia e Espiritismo, e outras mais. Assim, a Faculdade de Curitiba formará Bacharéis e Pesquisadores do Espiritismo.

Yoga e Idade - Está causando alegria e admiração a disposição de Valdiria Andreótti dar início, neste ano, a mais um curso de professores de Yoga. A admiração é porque a professora já completou seus 90 anos, bem vividos. Inforamções (31)3222-8164, ou na Rua Marechal Deodóro, 294 - B. Floresta - BH.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Palavras de Yogananda - em 6 de março de 1938

Os cataclismas que subitamente ocorrem no seio da natureza, provocando devastações e danos em massa , não são "obras de Deus".

Essas catástrofes resultam dos pensamentos e ações dos homens.

Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado por um acumulo de vibrações nocivas, resultantes de pensamentos e procedimentos errôneos do homem, veremos destruições como as que experimentamos recentemente (1938)

O mundo continuará a ter guerras, calamidades naturais até que todos os povos corrijam seus erros de pensamento e de comportamento. As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoísmo natural. Elimine-se o egoísmo- individual- industrial, politico, nacional e não haverá mais guerras.

Quando a materialidade predomina na consciência do homem, há uma emissão de raios negativos sutis, seu poder cumulativo perturba o equilíbrio elétrico da natureza, e então ocorrem terremotos, enchentes e outros desastres. Deus não é responsável por eles!

O homem tem que controlar seus pensamentos antes de poder controlar a natureza.

(do livro A ETERNA BUSCA DO HOMEM, PAG. 304).

Como se vê, o texto escrito por Yogananda, no longínquo ano de 1938, ainda serve para compreender, o que ocorreu nas serras fluminenses, neste inicio de ano e que foi a maior calamidade do Brasil.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Luz e Vida

Há uma luz em nossa vida, pois vida é luz, da qual não podemos nos afastar sem irmos direto de encontro à escuridão. Quanto mais longe dela, mais escuro nos encontraremos. Jesus disse-nos que Ele é a luz do mundo e podemos sempre usufruir de suas claridades se nela fixarmos sempre nossa consciência.
Nada pode atingirmos se não passar ou permanecer em nossa consciência; ela pode filtrar para nós sentimentos, pensamentos, desejos atos e condutas. Só o que tem vibração em nossa consciência, nos atinge, marca, nos eleva ou derruba.
Nosso estado de consciência é o que determina a rota de nossa conduta e determina a responsabilidade que temos na construção do mundo e na sua evolução que necessita da colaboração de todos; pois somos uma unidade terrena capaz de reconhecer o bem e o mal para nós e para a coletividade.
Se em Deus está a vida e a luz dos homens, Nele devemos ter a a nossa consciência, quer orando, trabalhando, perdoando ou acolhendo o próximo e suas diversidades.
- Por que afinal estamos no mundo? Se chegarmos a perceber como o Espírito de Deus trabalha através de nós ficaremos abismados ao compreender o potencial que temos os talentos que alguns multiplicaram, enquanto outros enterraram no fundo de sua ganância, seu materialismo, da preguiça e da ignorância de quem somos, na criação crística e cósmica.
Buscai primeiro o reino de Deus... isto nos basta para que todas as coisas nos sejam acrescentadas. Porém a fórmula é tão simples que a deixamos de lado, trabalhando com o suor do rosto sem usufruirmos a redenção do Cristo que crucificado, levou com Ele todos os nossos males deixando-nos livres dentro de suas leis e consciência.
Temos medo de olhar e crer na beleza dos lírios do campo e nos afastamos para criar bombas e armas que matam não só o corpo, mas a esperança do amor total reinando na humanidade. Mas o Senhor continua sendo o pastor e nada nos pode faltar se Nele crermos e Nele nos movermos.

domingo, 9 de janeiro de 2011

A lenta caminhada

A conquista da paz, pela ordem e controle dos pensamentos e sentimentos, é muitas vezes longa e feita por etapas; a menos que venha através de uma graça divina.
O plano da alma vai nos atraindo aos poucos, mas temos que caminhar com as próprias pernas em direção à luz. As etapas variam, porém começam geralmente, por um impulso de dores e angústias que nos levam a um forte e concreto desejo de paz e libertação. Nessa etapa é que se começa a vislumbrar a importância de um trabalho interno a ser realizado. Deseja-se o controle e a purificação interna. Um livro, um acontecimento, uma pessoa podem nos despertar para isso.
Em seguida, busca-se uma forma concreta de disciplina, para a realização do trabalho. Livros são estudados, grupos são contatados, pessoas ouvidas, experiências são feitas aqui e ali.
Vem então a etapa da opção ou definição. Escolhe-se uma forma de trabalho, uma orientação ou um grupo e mergulha-se ali corajosamente, com disciplina, ordem e frequência. É através do ritmo que nasce do trabalho escolhido, que conhecimento e fé se fortificam mutuamente, que os pensamentos se aclaram e a harmonia começa a se manifestar.
Os impacientes e apressados nada recolhem, ou recolhem novos problemas. Mas na etapa mais adiantada a fé torna-se tão potente e evidente para os que fizeram o trabalho adequado que, até mesmo os métodos e apoios formais, passam a tornar-se desnecessários. Já cumpriram sua finalidade. Aí outras portas se abrem.
O segredo do caminho superior é pois, basicamente: buscar. Buscar estudando, disciplinando-se harmonizando-se com a natureza, o mundo e os companheiros de jornada. Depois trabalhar com ritmos e ordem; sem preguiça, sem desânimo, sem descrença. Pois não há conquista alguma valiosa e superior, no mundo, que não exija um árduo e constante esforço, de nossa parte, até atingir-se a meta. E, nenhum caminho é amplo e isento de tropeços e de alguns embaraços iniciais. Mas é bom sabermos que o desânimo e a inconstância no trabalho, matam qualquer esforço que vise o contato com os planos superiores da alma. Não se pode chamar por Deus e, pouco depois, esquecer-se de que se fez o chamado. A vida é um movimento contínuo e é no dia a dia que se precisa deixar fluir a luz e as energias superiores.
_____//_____

Respondendo a amigos.

Até hoje muitos leitores nos cobram nossa volta aos artigos no jornalismo. Devo-lhes uma explicação. Deixei minha coluna numa época em que tive sucessivas perdas familiares e outras e caí em depressão. Quando melhorei tentei voltar ao lugar onde escrevi por vários anos. Não me aceitaram. Não se pode sair e voltar. Comecei a escrever no "O Tempo" onde fui muito bem acolhida, até que nos cortaram, dizendo que eu escrevia muito parecido com Trigueirinho; não podia. Tentei o jornal "Hoje em Dia" e a Rádio Itatiaia; esses nem resposta deram.
Aliás, no sindicato, muitos me lembraram que os jornais estão fechando no Brasil e no mundo; quem tem blog está anos luz à frente deles. Tenho nesse espaço "internauta" dois blogs, ajudada por um sobrinho para o trabalho. Recebo e.mails de várias partes do país e até de Portugal, cumprimentando-me pelo trabalho. Agradeço, de coração, aos que sempre nos seguiram em nossas buscas, na mídia em geral.