segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018



HOMENAGEM à Maria Helena Andrés

ESTREIA DO DUCUMENTÁRIO - “MARIA HELENA ANDRÉS – ARTE E TRANSCENDÊNCIA”

Celebração da vida e obra da mineira de 95 anos que começou sua trajetória artística nos anos 40, na Escola Guignard; estreia aconteceu no dia 17 de fevereiro, às 11h, no Cine Belas Artes.

Para Marília Andrés Ribeiro, presidente do Instituto Maria Helena Andrés e filha da artista, o filme é uma importante homenagem à uma das mais significativas figuras do meio artístico do país. “O documentário é uma justa celebração e ganha ainda mais força por ela estar presente e poder vivenciar a importância e o impacto de seu trabalho. Estou muito feliz por podermos registrar esta trajetória artística que dura cerca de 70 anos e que foi fundamental para o estabelecimento de certos movimentos no Brasil, como o movimento construtivo nos anos 50”, explica Marília.

A artista também se dedicou à educação artística e publicou vários livros de reflexão sobre arte, educação, filosofia oriental e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Índia. Atualmente, Maria Helena Andrés escreve semanalmente dois blogs sobre arte, artistas, patrimônio cultural, ecologia, ioga e a vida em família (Minha Vida de Artista e Memórias e Viagens), que podem ser acessados no site: mariahelenaandres.blogspot.com .br

Maira Helena foi nossa colega na Escola Guignard e julgamos bem merecida esta homenagem feita a ela.

Com a amizade de Celia Laborne.

ESTRANHOS OLHOS

Chegaram estranhos olhos de uma terra estranha.
Noites sem fim os esperei em muitas praias
onde a lua, estendendo fios como aranha,
penetrava os sonhos e os retinha em suas raias.

Olhos estranhos voltaram, como um dia diferente,
cheios de luzes que não sei fitar
Que veem buscar ao sol poente,
quando o ideal está distante em seu trilhar?

Nenhum comentário: