sábado, 25 de outubro de 2008

Simbolismo e força

No simbolismo das leis não físicas, a linha vertical representa as energias ativas, e a linha horizontal revela a passividade, a receptividade às energias ativas. Na dualidade, revelam o feminino e o masculino. Na ioga, Deus (ou a energia universal) é a única força masculina e toda a humanidade é o pólo feminino ou receptivo.
Dentro desse simbolismo, a cruz, uma linha vertical outra horizontal, mostra o Todo, ou seja, tudo que é ativo e tudo que é passivo. Assim, nos rituais religiosos, o sinal da cruz não é um mero gesto que se faz; não pode ser uma saudação maquinal e impensada. Ao contrário, é todo um simbolismo profundo, uma invocação de força, poder e presença do Todo. " Não O invoqueis em vão".
É triste ver-se, até em ministros apressados, esse gesto vazio de sua força. Quando fazemos o sinal da cruz, devemos estar preparados e concentrados, internamente silenciosos e receptivos à energia que nos vem, se soubermos recebê-la corretamente. Nossos centros sutis, ou chacras, são sensíveis às energias que chamamos com o pensamento; as palavras ou os gestos, sejam bons ou maus, são absorvidos por nossa aura (aura essa já fotografada pela máquina Kirlian).
A cruz abrange todo um caminho de realização, ativo e passivo; um todo que se completa. Essa linha de energia que traçamos da cabeça ao peito, de um ombro ao outro, pode nos envolver como um abraço de força e vitalidade, de paz e harmonia, de despertar interno para novos horizontes.
Experimente fazer sempre um gesto consciente, pensado e concentrado, e irá recebendo, cada vez mais, uma vibração de amor e paz que eleva, purifica, fortalece e amplia seu contato com a fonte de onde você veio.
_____________//____________
Contatos:
Psicologia organizacional - A psicóloga Virgínia Cruz informa que está ministrando o curso: O Poder da Comunicação. Informações (31)3332-2364.
Para memória - O Hospital Belo Horizonte deu início a mais uma turma para "Memória Ativa e Saudável". São 12 encontros. Informações (31)3087-6611.
Mais Platão - Muito interessante o livro de Lou Marinoff que depois de frequentar muitas terapias e se medicar escreveu o livro "Mais Platão e Menos Prozac" - a filosofia aplicada ao cotidiano. Na apresentação o escritor Paulo Coelho escreve: "... uma excelente iniciação para aqueles que não conseguem distinguir nos desafios filosóficos o verdadeiro caminho do pensamento humano". Editora Record.
Filosofia Hindu - A Organização Brahma Kumaris que difunde ensinamentos e orientação da filosofia prática hindu está aberta ao público na rua Industrial José Costa, 587, na Nova Granada. Informações (31)3371-9802.
Maurício Andrés - Acaba de ser lançado o livro do ambientalista Maurício Andrés, "Ecologizando a Cidade e o Planeta". Edição da C/Arte. O autor aborda a unidade da cidade com o ambiente. Lançamento na Quixote Livraria, na Savassi, Rua Fernandes Tourinho 274 - BH.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tia Célia,

adorei conhecer seu blog. Sou namorada do Henrique, neto de Dr. Angelo, e achei muito profundos os textos que a senhora escreve. Para refletir e alinhar nossa conduta.
Agora que descobri, vou passar sempre por aqui.
Um grande abraço.

Laura