domingo, 7 de junho de 2009

Sobre o espirito

Algumas pessoas mais cultas já estão debatendo a necessidade de se introduzir novamente o estudo da filosofia nos cursos secundários, e que, por certo será um grande avanço educacional e cultural. Pois o que se vê hoje é uma grande confusão a respeito dos aspectos mais simples da vida humana e de seus planos de expressão na matéria física.
Muitos, por exemplo, falam em esoterismo como algo obscuro, oculto, ou até perigoso de se investigar. Outros pensam que todo místico é um esoterista.
Alice Bailey – interprete do tibetano – em seu livro “Educação na Nova Era”, dá um claro registro sobre o assunto. Ela diz que esoterista é todo aquele que pesquisa e lida com energias e forças, enquanto o místico vai mais além e mergulha naquele algo indefinido que é Deus e o Cristo.
O cientista, diz ela está nessa linha esotérica, mesmo sem o saber. O esoterista é aquele que reconhece que por trás do mundo dos acontecimentos há um mundo de energias que os impulsiona; energias diversas e complexas, ma que agem sempre sob a lei de causa e efeito.
Segundo Bailey, o estudante esotérico começa a compreender que ele é um conjunto de forças herdadas e condicionadas pelo que ele tem sido, mais uma grande força antagônica a qual chamamos corpo físico.
O esoterista aprende a trabalhar com suas próprias forças, evitando as más e usando as boas, ainda que saiba que se energias em si não são boas ou más, porém são adequadas ou não a determinadas circunstâncias ou etapas do trabalho.
Circunstâncias, acontecimentos, fatos que se manifestam à nossa volta são meros símbolos de ocorrências em nosso mundo de energia interna. É preciso saber-se que nada há, no campo das energias, que não possa ser colocado sob o controle de que é espiritual. O Espírito é sempre o grande senhor.
_________________________________

Contatos:

Dança sagrada – O projeto Dança no Parque tem promovido, aos domingos, sessões abertas e gratuitas de danças sagradas, no Parque do Santo Agostinho (esquina de Araguari e Rodrigo Caldas) à tarde. Informações (31)3372-1637 com Dilma.

Correspondência – atendendo a leitora Lúcia Maria, nossos livros publicados em reedição são, o Quinto Lótus – Harmonia e Vida – Vida Integral – Irradiando Luz e Serenidade, podem ser adquiridos à Rua Marília de Dirceu, 104 – Lourdes – BH ou pelo telefone (31)3335-6238. As primeiras edições, da Imprensa Oficial, esgotaram-se.

Seminários – O Instituto C.G. Jung promove, no mês de junho, na Associação Médica de BH, os seminários: “O culto do sofrimento e o simbolismo do bode expiatório” no dia 1°; “O projeto Manuelzão da UFMG”, no dia 8; “Shakeaspeare e a Cultura”, no dia 15; no dia 22, será promovido um jantar de encerramento. Os encontros são sempre às 20 h em ponto. O Instituto abriu também as inscrições ao XVII Congresso Internacional da AJB, que acontecerá de 9 a 12 de outubro. Informações (31)3286-1105 e fax (31)3057-7555.

Visualização –
Com a aprovação do Instituto Americano de Visualização, depois de vários estudos, foi lançado o livro “Imagens que curam”, pela Editora Ágora ao preço de R$47,90. O autor é o psiquiatra americano Gerald Epstein estudioso do tema.

Nenhum comentário: