domingo, 30 de agosto de 2009

A pressa de todos

Numa sociedade onde basta apertar um botão para que a sala se ilumine, o elevador sobe, a água se aquece, liga-se o carro, etc. Basta engolir um comprimido e a dor passa, a pressão baixa, a vitamina fica garantida, não é de se admirar que a grande maioria esteja despreparada para um esforço mais constante, uma disciplina mais equilibrada, ao longo de muitos dias.
Nota-se assim que, uma das maiores dificuldades das pessoas hoje, para progredirem no caminho interno, é a preguiça mental, a indisposição para o esforço, o mau hábito de estar acomodado ao mais fácil e mais agradável, ainda que, quase sempre prejudicial à evolução mais direta e mais rápida.
Todos querem o peixe na mão, mas quase ninguém se dispõe a pescá-lo e, no campo interno ninguém pode fazer nada pelo outro. Pode-se apenas ensinar o trabalho, estimular, esclarecer sobre os passos a serem dados.
Quando se fala sobre bons livros, palestras ou cursos, a maioria quer apenas um resumo do que foi dado alí. Quando se fala em aquietamento diário para oração ou meditação, a maioria quer apenas que alguém reze e se aquietem pelos problemas deles e dos seus.
Dificilmente as pessoas assumem um trabalho de auto-disciplina durável que possa lhes render uma experiência interior gratificante.
Todos querem o resultado do trabalho, mas não se animam a executá-lo. É como se alguém quisesse ser campeão de natação sem fazer o treinamento, confiando nos outros que estão treinando; eu quisesse tocar piano, apenas lendo sobre o assunto e ouvindo concertos belos.
Não se pode apenas mexer o corpo em longas caminhadas ou em ginásticas semanais; é preciso "mexer a mente", trabalhar a emoção, disciplinar seus níveis de expressão, adestrá-los, reconhecê-los. Só assim os resultados aparecem.
_____//_____

Contatos:
Psicologia - A psicóloga Virgínia Cruz realiza cursos pessoais com o objetivo de ensinar ao praticante, meios para serem atingidas suas metas pessoais ou profissionais. Informações (31)3332-2364.
Sinais - Está em circulação mais um número da publicação "Sinais", de Figueira, com encarte de pensamentos diários para o próximo semestre. Também há respostas de Trigueirinho as perguntas que lhe foram enviadas. É uma publicação semestral de Irdin Editora. Telefax (31)3225-2616 ou site http://www.irdin.org.br
Aposentados - Estamos recebendo uma publicação, "Condutas" com uma lista de deputados federais de MG que são denominados "traidores dos aposentados e pensionistas". Para consultas e apoio, ligue para (31)3271-2406.
Mudar a mente - Foi recentemente lançado o livro "Como Deus pode mudar sua mente", que é o resultado de 15 anos de estudos dos médicos americanos, Andrew Newberg e Robert Waldman, sobre o cérebro humano e de experiências religiosas sob o ponto de vista da neurologia. São dez capítulos falando sobre experiências e descobertas espirituais. Editora Prumo.
Espiritualidade - A Editora Inede - do Instituto de Estudos e divulgação espírita do Evangélio, acaba de lançar os livros "Saúde e Espiritualidade onde diversos autores incluem a espiritualidade como conceito fundamental para a saúde; e o livro Homeopatia e Espiritismo falando sobre a relação harmônica que há entre a Homeopatia e o Espiritismo ambas unidas numa força energética que comanda o corpo físico. Informações, Rua Suassui, 266 - B. Carlos Prates - BH. Tel. (31)3373-9410.
Artigos - José Trigueirinho tem escrito no jornal "O Tempo" interessantes artigos, sobretudo, sobre o atual ciclo pelo qual está passando o planeta Terra. Num deles ele diz que a humanidade, entre aqueles que estão preparados, poderão perceber realidades supra físicas, conectar-se com outras dimensões de vida e conhecer realidades de vidas paralelas à nossa tridimensão. São planos mais sutis e etéricos.
Medicina - A Associação Médica Espirita de MG promove Congresso de Saúde e Espiritualidade. O enfoque principal será saúde, paz e consciência, na construção do século XXI. Informações (31)3332-5293.
Terapias Alternativas - Rosângela Lopes, formada em Acupuntura, aprendeu também a aplicar cristais e pedras, com Elcy Gabarra, além de trabalhar com shiatsu e reiki. Informações (31)3411-1212 ou (31)9621-5849.

Nenhum comentário: