segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Sol rege nosso caminhar

Senhor, o mundo precisa descobrir-te e responder ao teu chamado. Do contrário, ele fica assim como nau sem rumo; ora nos caminhos dolorosos da violência, ora no pensar e desejar degradantes da mentira, da ganância e da indiferença para com os mais necessitados.
Há festa no universo. O sol rege o passar do dia e do ano convidando a todos para a estrada da luz e o calor da fraternidade. Entretanto, fracassos, guerras e egoísmos encobrem o esplendor das auroras e o irradiar brilhante das estrelas.
Chama-nos mais uma vez, Senhor. Estamos marcados pelas palavras sábias que um dia dissestes e que ecoam até hoje num vazio de corações revestidos de pedra e revolto em sons ensurdecedores, sem os frutos de tua graça. Para onde fugiram as belezas e o soar dos sinos cósmicos, das vitórias dos que as receberam?
Há hoje apenas flores abandonadas à beira de um caminho longo, áspero e cheio de mágoas e dores expostas ao vento.
Estamos cercados de vozes claras que, apuradas, se revelam tuas e não as reconhecemos. São mensagens que se perdem nas madrugadas entre incêndios, bombardeios e lágrimas de mil crianças órfãs. Porém é sempre tua a voz que nos convida a abrir as portas da paz, da luz, da vida compartilhada e fraternal.
Nós nos ligaremos à terra e aos mares se neles está o comando do teu Verbo e a harmonia do teu poema. Vamos também nos ligar aos céus porque temos ânsia do infinito, mas aí encontramos velozes aviões que explodem bombas nos ares, espantando pássaros descuidados.
Chama-nos mais uma vez, Senhor, até que a humanidade acorde irmã e lúcida. Pelas alegrias e pelas dores, pelo caminhar e o estacionar, pelos passos da incerteza , vamos desvendando os mistérios que já nos revelaste. Nossas mãos, a duras penas constroem a evolução do mundo e as claridades da alma, porque há muito tempo fugiram das auroras mansas e suaves do nascer do mundo, atraídas pela inversão dos valores e violando as leis maiores.
O mundo deixou-se atrair por vento mau que nos fez esquecer a invocação do teu nome sagrado e de buscar tua presença libertadora. Cada dia nos distanciamos mais de teu chamado, teu sinais, teus clarins e ficamos com as ilusões que encobrem as mais belas realidades de teu saber e de teu estar presente.
Mas pedimos-te ainda uma vez, chama-nos com teu Verbo que enterra bombas e faz renascer as flores e os perfumes, purificando o mundo.

__________//__________

CONTATOS:

USP - Nos últimos anos, a ciência e a filosofia estão cada vez mais interessadas na investigação das curas físicas que passam pelo campo espiritual, a fé e as posturas mentais mais positivas ou negativas. E o estudo está chegando à Academias. Em São Paulo, o psiquiatra Sergio Felipe de Oliveira, Presidente da AME-SP foi um dos interessados em incluir no curso da USP a matéria que estuda o corpo físico, o psíquico e o espiritual. Também a Homeopatia que faz uma abordagem dos sintomas gerais do paciente, está em alta. Até mesmo as operações espirituais - sem cortes - estão sendo pesquisadas e usadas em alguns casos.

Memória - O pesquisador Antônio Carlos de Oliveira lançou recentemente o livro "Memória, Aprendizagem e Esquecimento". Nele são relatadas as mais novas descobertas científicas deste setor. A Edição é Atheneu.

Meditação - O Centro de Terapia Holística tem oferecido informações sobre a meditação transcendental de Maharesh Yogua. A técnica visa combater o estresse. Informações (31)3031-7792 e (31)9950-1177.

Maioridade - A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da UFMG - Pampulha - abriu inscrições para maiores de 60 anos, no seu projeto Maioridade. Informações e inscrições no site http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/

Xamanismo - Há muita gente pedindo informações sobre o Xamanismo. O último Encontro Xamânico foi em Nova Friburgo (RJ). Anna Xara e Eduardo Chianca dirigiram o encontro. Informações (31)9321-0383 e (22)2543-1300. Eles focalizam a magia do fogo e constelações sistêmicas familiares. Veja o site neste link: http://www.annaxara.com.br/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vida Real

Precisamos tentar compreender a vida como ela realmente é, manifestação de Deus. E Deus é plenitude, abundância, luz, riqueza de formas, de dádivas e de suprimentos. É fonte inesgotável de amor e de leis harmoniosas.
Na criação do mundo, tudo foi feito com ordem, fartura, criatividade e, sobretudo, amor. Cada planta e inseto, cada rocha e cada ser têm perfeição própria e contínua. Tudo que vem de Deus é pleno de exuberância e beleza, pois reproduziu sua vontade dinâmica, transformadora e elevada.
Mesmo quando Ele nos enviou seu filho Jesus, foi para que recuperássemos o que é reto e bom, para que tivéssemos vida em plenitude, graça em abundância. "Tudo que pedirdes ao Pai, em meu nome, crendo, Ele vos dará".
Deus tudo pode, tudo sabe, tudo vê. E quando estamos em carência de qualquer coisa, o que precisamos é entrar em Sua presença e pedir, como nos foi ensinado. Só temos problemas graves quando nos afastamos do transbordante amor divino, dessa geração contínua de graça que é a Sua onipresença.
Não enchendo nossa mente e coração de alegria, amor e confiança na abundância e no dinamismo de vida que nos rodeia, vamos limitando nossa capacidade de receber e de gerar o bem. Assim perdemos a manifestação constante dos átomos de luz, beleza e graça que nos circundam.
Como um sol imaterial Deus é um constante irradiar de bençãos e de tudo o que necessitamos, se nos mantemos dentro de suas sábias leis que regem, não só a humanidade, mas todo o Cosmo.
A mente negativa, medrosa, egoísta e gananciosa não tem acesso ao esplendor da vida real, a luz que habita o corpo. Temos que nos abrir, sempre mais às mensagens do universo, às energias que nos chegam, ao brilho das estrelas, aos raios de aperfeiçoamento da vida do planeta em que habitamos agora.
Quando aperfeiçoamos nosso caráter, buscamos contato diário com a presença de Deus, nós ampliamos nossa visão para a grandeza do universo, a plenitude de criação e o caminho de vida eterna.
Precisamos priorizar tudo aquilo que vem de Deus e que é vida verdadeira, tudo o que filosofias e religiões antigas nos falam, as ciências, aos poucos, comprovam. Mas antes de tudo, precisamos perceber a presença de Deus em nós e os ensinamentos de Jesus como chaves para todas as nossas necessidades. Nesse mundo confuso todos reivindicam tudo, menos o essencial, a vida divina como base e lei da vida de cada um.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Clareando o Caminho

Não é fácil para todos encaminhar as pessoas no caminho da evolução mais profunda e mais integral. Entretanto, é uma tarefa que estimula e abre a própria estrada para quem se dedica a essa árdua tarefa com cuidado e experiência.
É preciso respeitarmos o ponto e a estrutura interna de cada pessoa para poder ajudá-la. Os estados e experiências interiores não podem ser programados e muito menos padronizados ou imitados. Cada um tem sua condição e seu passado pessoal que deve ser levado em consideração e deve ser ampliado e clareado, não condenado e criticado. Tudo acaba sendo uma lição de vida, uma etapa cumprida.
Não se pode simplesmente copiar os outros pois as manifestações de Deus são universais e infinitas. Aprendemos com todos e podemos ensinar a muitos, não comparando realizações espirituais ou julgando formas de se buscar Deus. Amor e respeito ao próximo são indispensáveis nessa caminhada.
É necessário compreender a condição interna de cada um e com cuidado ajudá-lo a expandir a própria consciência para um ponto mais alto e mais luminoso. O Cristo interno está dentro de todos, porém há mil maneiras de se chegar junto à sua luz e entregar-lhe o comando.
Não se deve abandonar a quem nos pede ajuda como também não se deve impor uma ajuda que não foi solicitada e que por vezes é até imprópria aquela hora, para aquela pessoa.
É preciso paciência, tato e muita compreensão pra não destruir aquilo que não sabemos ampliar. É necessário não confundir quando nós mesmos não estamos com as respostas bem claras a serem dadas.
O melhor caminho para nós pode não ser o melhor, naquela hora para aquele que pede ajuda. Devemos ter a sabedoria de chegar ao nível do que procura orientação pra melhor direcioná-lo.
O que foi bom para afirmar a personalidade pode tornar-se obstáculo para um maior aprofundamento e uma melhor percepção da realidade da luz divina, do Cristo interno.
A própria Bíblia, se lida com cuidado, pode ensinar-nos ora leis que regem a personalidade, ora leis que iluminam a alma e concretizam o chamado batismo o espírito, pelo cristão.
Os homens por causa de suas mentes egocêntricas e nebulosas pouco afeitas a disciplinas e discernimentos maiores, relutam em deixar a vida da personalidade pela vida cósmica da alma. Mas, como a semente, se a personalidade não morrer, a alma pode surgir em plenitude; ela mostra apenas lampejos do divino. É preciso estar no mundo sem ser do mundo, para que a luz seja mais radiosa e real.
No primeiro grupo o homem constroi o mundo, e no segundo ele ajuda a construir o reino de Deus na terra.
_________//_________

CONTATOS:

Livro Vermelho - O Instituto C.G. Jung de MG convida para o coquetel e mesa redonda de lançamento do "Livro Vermelho" de Jung, que acontecerá no dia 16 de Agosto, às 20 h na sala 3 da Associação Médica - BH. Entrada franca. Também em Agosto haverá, no dia 9,
o seminário "O Paraíso na Divina Comédia de Dante" e no dia 23, "A Condição Humana na Mitologia Grega". Local: Av. João Pinheiro, 161 -BH.

Do Senado - Estamos recebendo o II Volume com as atuações do Senador Eduardo Azeredo. Há muito projeto bom, mas os aposentados, como na maioria dos políticos, fica esquecido e muito defasado economicamente.

Paulo Coelho - "Aleph", primeira letra de diversos sistemas é agora também o título recentemente lançado pelo famoso escritor. O "Aleph" é lançado pela Editora Sextante, nova marca do autor, que volta ao estilo dos seus primeiros livros que foram muito bem vendidos e traduzidos para outras línguas.

Maturidade - Estão abertas as inscrições para o programa dirigido à maturidade, na Faculdade Estácio de Sá. O trabalho visa bem-estar cultural e lazer. Inclui: psicologia, pintura, filosofia, história, música popular e dança brasileira, Tai Chi, coral e línguas. Interessados poderão inscrever-se no Campus da Faculdade, no Prado, Rua Erê, 207 - BH. Informações (31)3298-5200 ou no site: http://www.bh.estacio.br/.

Minas Cultural - Simone Gallo Pimenta é a coordenadora de Produção Cultural do Minas Tênis Clube. Telefone (31)3299-9128 - Lourdes - BH.