segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Clareando o Caminho

Não é fácil para todos encaminhar as pessoas no caminho da evolução mais profunda e mais integral. Entretanto, é uma tarefa que estimula e abre a própria estrada para quem se dedica a essa árdua tarefa com cuidado e experiência.
É preciso respeitarmos o ponto e a estrutura interna de cada pessoa para poder ajudá-la. Os estados e experiências interiores não podem ser programados e muito menos padronizados ou imitados. Cada um tem sua condição e seu passado pessoal que deve ser levado em consideração e deve ser ampliado e clareado, não condenado e criticado. Tudo acaba sendo uma lição de vida, uma etapa cumprida.
Não se pode simplesmente copiar os outros pois as manifestações de Deus são universais e infinitas. Aprendemos com todos e podemos ensinar a muitos, não comparando realizações espirituais ou julgando formas de se buscar Deus. Amor e respeito ao próximo são indispensáveis nessa caminhada.
É necessário compreender a condição interna de cada um e com cuidado ajudá-lo a expandir a própria consciência para um ponto mais alto e mais luminoso. O Cristo interno está dentro de todos, porém há mil maneiras de se chegar junto à sua luz e entregar-lhe o comando.
Não se deve abandonar a quem nos pede ajuda como também não se deve impor uma ajuda que não foi solicitada e que por vezes é até imprópria aquela hora, para aquela pessoa.
É preciso paciência, tato e muita compreensão pra não destruir aquilo que não sabemos ampliar. É necessário não confundir quando nós mesmos não estamos com as respostas bem claras a serem dadas.
O melhor caminho para nós pode não ser o melhor, naquela hora para aquele que pede ajuda. Devemos ter a sabedoria de chegar ao nível do que procura orientação pra melhor direcioná-lo.
O que foi bom para afirmar a personalidade pode tornar-se obstáculo para um maior aprofundamento e uma melhor percepção da realidade da luz divina, do Cristo interno.
A própria Bíblia, se lida com cuidado, pode ensinar-nos ora leis que regem a personalidade, ora leis que iluminam a alma e concretizam o chamado batismo o espírito, pelo cristão.
Os homens por causa de suas mentes egocêntricas e nebulosas pouco afeitas a disciplinas e discernimentos maiores, relutam em deixar a vida da personalidade pela vida cósmica da alma. Mas, como a semente, se a personalidade não morrer, a alma pode surgir em plenitude; ela mostra apenas lampejos do divino. É preciso estar no mundo sem ser do mundo, para que a luz seja mais radiosa e real.
No primeiro grupo o homem constroi o mundo, e no segundo ele ajuda a construir o reino de Deus na terra.
_________//_________

CONTATOS:

Livro Vermelho - O Instituto C.G. Jung de MG convida para o coquetel e mesa redonda de lançamento do "Livro Vermelho" de Jung, que acontecerá no dia 16 de Agosto, às 20 h na sala 3 da Associação Médica - BH. Entrada franca. Também em Agosto haverá, no dia 9,
o seminário "O Paraíso na Divina Comédia de Dante" e no dia 23, "A Condição Humana na Mitologia Grega". Local: Av. João Pinheiro, 161 -BH.

Do Senado - Estamos recebendo o II Volume com as atuações do Senador Eduardo Azeredo. Há muito projeto bom, mas os aposentados, como na maioria dos políticos, fica esquecido e muito defasado economicamente.

Paulo Coelho - "Aleph", primeira letra de diversos sistemas é agora também o título recentemente lançado pelo famoso escritor. O "Aleph" é lançado pela Editora Sextante, nova marca do autor, que volta ao estilo dos seus primeiros livros que foram muito bem vendidos e traduzidos para outras línguas.

Maturidade - Estão abertas as inscrições para o programa dirigido à maturidade, na Faculdade Estácio de Sá. O trabalho visa bem-estar cultural e lazer. Inclui: psicologia, pintura, filosofia, história, música popular e dança brasileira, Tai Chi, coral e línguas. Interessados poderão inscrever-se no Campus da Faculdade, no Prado, Rua Erê, 207 - BH. Informações (31)3298-5200 ou no site: http://www.bh.estacio.br/.

Minas Cultural - Simone Gallo Pimenta é a coordenadora de Produção Cultural do Minas Tênis Clube. Telefone (31)3299-9128 - Lourdes - BH.

Nenhum comentário: