domingo, 30 de setembro de 2012

Nossa Hora



Quando você olhar à sua volta e achar que o mundo se perde em confusão, que os homens se agridem e se destroem em angústia, olhe para dentro de você mesmo e lembre-se que sua vida não está fora, não depende do que você vê ou ouve, mas do que você sente, constrói e irradia de dentro de si mesmo.
Quando a desesperança começar a povoar seu coração e você vacilar, sofrer é porque sua hora de investigação interna está pressionando você e lhe dizendo que não é mais possível adiar e fugir.
Pare então de olhar “fora”, de se impressionar com o que os outros dizem ou fazem, com o que a propaganda tenta lhe convencer como “atualização, libertação ou modernização” e olhe demoradamente sua consciência, seu mundo interior, indague-se, faça silêncio para que a verdade brote naturalmente. Há um ponto de luz em seu interior que pode desfazer todas as trevas e dúvidas.
Busque em você a luz. O esforço próprio é a mola real do verdadeiro crescimento humano, é nele que está o germe da vitória definitiva. Não creia nunca no sucesso fácil, na vitória sem luta; não há progresso duradouro sem real esforço próprio.
A mente oferece mil opções enganosas, mil farsas para mascarar o correto esforço, a luta que chega finalmente a realização. Ninguém conquista por nós verdades definitivas.
Trabalho, desinteresse pelo supérfluo e concentração no definitivo são portas para a libertação através do auto-conhecimento.
Você a cada hora é chamado, é desafiado para se definir, para aprender uma lição ou conquistar a paz e a verdade que busca infinitamente.

Um comentário:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Minha querida amiga, sempre
excelentes os seus textos para
uma profunda reflexão. Obrigada
pelo que me tem enviado.
Serei sempre grata.
Desejo que se encontre bem.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Irene Alves