sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Caminhos de Vida



A vida se move sempre em direção à Vida, ou à expansão da consciência. Por isso busca equilíbrio e harmonia, que trabalham para curar, crescer e aperfeiçoar o todo. E isto se realiza sempre que o ser procura a experiência da presença de Deus, no dia a dia.
Na sintonia constante, com a presença de Deus, é que se pode obter o melhor resultado no convívio com a família, a profissão e a sociedade. Entra-se assim em comunhão com a essência da Vida sempre que se consegue sentir o seu fluir em cada um e sua unidade entre os seres e a natureza.
Um estado mental sereno nos permite atingir as profundidades de Deus e sua expressão através da humanidade em ação, e da Vida no universo.
O poder de Deus está manifestado em suas obras, na perfeição das leis que as regem, e na capacidade restauradora de todas as imperfeições e carências humanas ou da natureza terrestre.
Se nossa mente está calma e repleta do amor de Deus, o resultado será a expressão externa do equilíbrio, da paz e da saúde. Pois o exterior vai manifestando o interior. Expressa fé, confiança e tranquilidade, ou conflito, medo, desordem ou até o caos. Nada, entretanto, que não possa ser restaurado e iluminado pelo contato profundo com Deus.
Tudo o que ganhamos ou perdemos tem raiz interna, na mente ou no coração. A evolução do corpo humano,  da capacidade mental e psíquica, através dos séculos, são frutos da irradiação de Deus em nossos veículos mais ou menos densos e disciplinados, muito mais do que do estudo, ciência ou cultura externa.
A luz deverá penetrar cada vez mais a matéria para que a paz e a sabedoria reinem no mundo e o lobo se deite ao lado do cordeiro.
Renovamos o corpo quando renovamos a mente e deixamos a luz fluir no coração. Pois o amor ensina-nos a perdoar, primeiro a nós mesmos e, em seguida, a todos que entram em contato conosco. Se deixarmos o mundo de superfície, onde estão os maiores atritos, e mergulharmos na abundância do amor de Deus, estaremos transformados e serenos, úteis a toda coletividade.
Quem se habitua a ler os salmos pode retirar deles sabedoria e confiança para todas as situações da Vida. Pois, se o Senhor é o Pastor, nada nos pode faltar.

CONTATOS

INCONFIDÊNCIA – Está em circulação mais um Boletim “Isto é Inconfidência”, um informativo interessante do Museu da Inconfidência, de Ouro Preto. Este número traz importante estímulo à leitura de todas as pessoas.
ENTREVISTA – Voltava de uma caminhada quando ouvi, no início do mês de setembro,  parte de uma interessante entrevista de José Lino, na Rádio Itatiaia, com o Professor da UFMG Juarez Dayrell. Ele dizia ao Lino seu ponto de vista sobre a necessidade de abertura para os alunos atuais em diversas matérias. Ele estava voltando de um “Sarau”, sim sarau moderno de jovens. Um levantava e dizia uma poesia, outro lia um texto interessante de sua autoria, e todos aplaudiam mostrando o interesse deles pelo Sarau. O professor falava da importância de ampliar a formação dos jovens modernos e não apenas dar-lhes um diploma. Literatura, arte, poesia, criatividade, etc. são hoje necessárias e os jovens apreciam-nas. Nós concordamos que a matemática, a física, a química, o português etc. são básicos, mas vão hoje além de suas bases. As energias extrapolam o denso e sutil e chegam ao quântico, ligando-se ao etérico e mediúnico. A medicina alia-se à força do pensamento, da palavra e dos hábitos e parte até para o plenamente espiritual. A astrologia não vê só astros onde mede suas distâncias, mas sonda a possibilidade de consciências mais ou menos puras em determinados espaços cósmicos. Estudo após vida física e o nascimento de estrelas, planetas e galáxias. Cada ser humano tem seu desdobramento e deve reconhecê-lo.
ARQUITETURA MODERNA  - As primeiras edificações, geralmente modernas, que surgiram em Belo Horizonte foram: o Cinema Brasil, A Capela do Colégio Santa Maria, o Hospital São Lucas e o Primeiro “Arranha Céu” da cidade foi o Edifício IBATÉ, na rua São Paulo. Todos eles foram projetados pelo arquiteto Ângelo Murgel, formado pela Escola do Rio de Janeiro, unida no passado à Escola de Belas Artes. O Cine Brasil tem sido muito mencionado pela imprensa porém nunca foi revelado o seu projeto.
O EDIFÍCIO - Por falar em Belo Horizonte antiga lembrei-me do “Edifício” revistinha que surgiu no final da década de 40, quando foram lançados nela os literatos iniciantes de BH e também os iniciantes artistas da Escola Guignard, que a ela se juntaram formando um animado grupo. Assim agora é com tristeza que vemos como vai indo embora o primitivo Edifício que acolheu grandes nomes do grupo daquela década.          Partiram: Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Rui Mourão, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Bartolomeu Queiroz, Autran Dourado, o psicólogo Nava, muito amigo da artista Arlinda Correa, Mary Vieira que fez sucesso na Europa com seus Polivolumes e muitos outros que se foram em silêncio e que deixou os remanescentes da Guignard e da revista Edifício muito desfalcados.
CADA UM NO SEU QUADRADO - A primeira turma de Hata Yoga aberta em Belo Horizonte foi a do Professor George Krytikos. Fomos uma de suas alunas e como tínhamos no jornal Diário de Minas uma coluna, pedimos a ele que, uma vez por semana, escrevesse pequeno texto sobre os benefícios da Yoga, o que ele fez sempre muito bem. Em seguida, frequentei as aulas do Professor Tompa e sua esposa. Na mesma época chegou em BH a Professora Maria José Marinho abrindo seu curso que até hoje é muito procurado. Naquela época veio do Rio de Janeiro o Professor e Escritor Hermógenes que fez aqui duas belas conferências sobre Yoga. Todos eles falavam a Yoga. Nós fomos a primeira jornalista em BH a difundir o tema e os cursos aqui abertos. Atualmente, temos ouvido alunos e professores sofisticando o termo Yoga e ensinando a dizer ô Yôga. Achamos que cada um deve pronunciar como mais gosta ou como aprendeu. Li também livros sobre a vida de muitos mestres indianos falando sobre Yoga, sempre encontrei a Yoga mas, acho que cada um deve ficar no seu quadrado.
COISAS DA PRIMAVERA - A primavera chegou e os pássaros cobram seus espaços na mídia. Entre os acontecimentos da estação sobre primavera primeiro foi Marina Colassanti contando-nos sobre o casal de bem-te-vis que escolheu a jardineira do 16º andar de seu apartamento para procriar e cantar. Ninhos, filhotes e o casal alegram suas manhãs. Agora Alcione Araújo nos conta a descoberta em Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, de uma espécie nova e invulgar de pássaros, só agora conhecidos. Eles só existem em terras ou serras mineiras, e ainda sem “nome oficial”, Alcione sugere chamá-los de pássaros “UAI’. Uma bela e adequada sugestão para uma rara ave de nosso Estado. Aprovamos a ideia.

Nenhum comentário: