sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Nosso Caminhar


Tomemos, com carinho, a palavra onipresença. Vamos tentar fazer com que ela seja mais do que uma palavra escrita ou oral; vamos dar-lhe vida própria. Sentir seu ritmo, sua expressão direta. Podemos começar tocando-a em sua dimensão mais densa e estendendo-a até o limite de nossa compreensão humana. Para isso, é preciso usar nossa sensibilidade mais profunda, nossa apurada investigação, nosso querer mais vigoroso. É preciso concentrarmo-nos e abrindo-nos à sua realidade.
         Envolvendo-nos na onipresença vamos tentar dividi-la, dissecá-la, tomá-la como um alimento, bebe-la como filtro mágico, para que ela seja abordada em todos os seus sentidos mais sutis. Vamos tentar crescer dentro dela deixando que se infiltre em nós por todos os poros. É preciso usar os nossos sentidos mais profundos para tocá-la.
         Só assim chegaremos ao portal de seus mistérios, às suas vivências mais íntimas. Sugando-lhe a seiva, aspirando-lhe o hálito forte entramos em comunicação com ela, e podemos nos deixar comandar pela realidade de sua presença. Tentemos juntos encontrar sua chave de realização e penetrar seu mais caro segredo.  Vamos convidar, suplicar, convencê-la a se revelar a nós. Todas as técnicas serão válidas nesse esforço, além do visível e tocável.
         E por que tudo isso, poderão indagar os curiosos?
         Simplesmente porque nela está a vida, o poder, a libertação.  Nela o jogo se acaba, a verdade brilha plenamente e o ser humano se completa.
         A onipresença, quando é pressentida, torna-se garantia de paz e integração humana; tudo o mais se faz supérfluo. Nela está a explicação, o prêmio, a revelação. Nela pode-se mergulhar e esquecer todas as coisas, pois ela é a certeza plena de que sempre somos e seremos, e de que tudo está corretamente colocado em seu devido lugar na hora certa.

CONTATOS

ARTE DE BH – A artista mineira Lygia Clark ganha agora grande repercussão de seu trabalho, em São Paulo, onde está sendo aberta uma retrospectiva de seus inovadores trabalhos. Conhecemos ligeiramente Lygia, quando entrávamos para o Colégio Sacre Coeur de Marie, no ano em que ela ali se formava. Pouco depois ela foi para o Rio de Janeiro e fez seu primeiro aprendizado com o artista Burle Marx. Desde então partiu para uma pintura e escultura sempre renovadoras que lhe valeram repercussão nacional e internacional. Informações: (11) 2168-1777.

MELHOR IDADE – Está em circulação o novo número da Revista do Minas Tênis Clube, cuja capa é a foto de uma Max Nadadora Ayresned Pitella, que ganhou medalha de ouro numa competição de natação; aos 75 anos ela faz parte do grupo Máster de esportistas do Clube que são “jovens” de 70, 80 e 90 anos. Sobre eles a um interessante artigo nessa revista.

CEUS E TERRA – Enquanto na Terra os homens brigam e os paises não se entendem, no Céu Deus continua brincando mostrando-nos novas estrelas.
Com a ajuda da sonda espacial Kepler, pesquisadores identificaram, pela primeira vez, um sistema binário completo; ele é formado por duas estrelas orbitadas por mais de um planeta.

PILATES – Em Lourdes há um grupo formado para a prática de pilates. Ele fica à Rua Alvarenga Peixoto, 295. Informações: tel: (31) 3292-2103.

AUTOTRANSFORMAÇÃO – Aos sábados, às 17 h a Sociedade Teosófica promove palestras gratuitas sobre temas como: Meditação, Autoconhecimento e Autotransformação, entre outras. São tradições espirituais e teosóficas. Informações: tel: (31) 8714-2187. Site: www.sociedadeteosofica.org.br

SEMINÁRIOS – O Instituto C. G. Jung programou para o mês de setembro os seguintes seminários:  dia 03 – Amor e Sexualidade no Satyricon de Petônio, ministrado por Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet; dia 10 – o tema é “Cupido entre Vênus, Psique e Volúpia”,  também por Sandra; dia 24 – “Virgílio O Vate da Glória Romana, ministrado por Heloísa Moreira Penna.
Todos os encontros serão realizados na Associação Médica de Minas Gerais, às 20h pontualmente, à Avenida João Pinheiro, 161 – BH. Informações: www.institutojung.org.br ou institutojung@gmail.com .

O CAMINHO – Está em circulação o Boletim Caminhos para Jesus, publicado pelas amigas desse grupo. Nele aparece a posse do Conselho Consultivo e Fiscal encabeçado por Dom Serafim Fernandes de Araújo. Informações: tel.: 0800 031 5600.

MINAS TÊNIS – Com o prolongamento do inverno o restaurante do Minas 1 tem ficado repleto aos domingos. Curiosamente é grande o número da melhor idade que ali comparece. São comuns bengalas e outros aparelhos ortopédicos ou acompanhantes. No outro extremo há casais com bebês e crianças de 3 a 5 anos dando ao almoço um ambiente bem familiar e agradável.

MEMÓRIA – A terapeuta ocupacional Talita Mary convida para a aula gratuita e experimental de ginástica cerebral e lembra que o estímulo à memória é passo importante para uma velhice saudável. O exercício visa “turbinar a mente”. Informações: (31) 8353-4633/3653-6598.

Um comentário:

Filosomídia . Leo Nogueira Paqonawta disse...

Lindas, as Plêiades... e sempre lindos os poemas/reflexões da poetisa querida...