sábado, 9 de novembro de 2013

A dor de crescer



O futuro do homem está diretamente ligado ao seu esforço em direção às aberturas mentais, emocionais, psíquicas e, finalmente, espirituais. Só os cegos ou os acomodados, no viver material, não aceitam facilmente esta evidência.
         Quanto mais cedo se busca conscientemente os planos evolutivos, por meios naturais, melhor se sente ou se entende a vida; mais tranquilamente se trabalha e se aceitam as provas, as lições do viver diário.
         É expandindo-se que se cresce, é no autoconhecimento que se encontra o sentido da evolução, suas grandezas, suas leis e sua força. É batendo-se de encontro à escuridão que a porta se abre para a Luz. Acomodar-se, omitir-se, ignorar a voz interna é aderir ao sofrimento cada vez mais rude, até que se faça o retorno ao caminho correto.
         Hoje os mais jovens já estão mais aptos e maleáveis para o trabalho mente-espírito, são os que melhor entendem a hora de superar o externo pelo interno, a matéria pelo comando da consciência. As atrações dos sentidos e o super conforto do dinheiro não nos levam a lugar algum, só aquele que cava dentro de si mesmo, encontra a chave da libertação; o que fica na superfície é um mero boneco do destino impelido por impulsos, instintos, desvios, sofrimento e desilusão.
         Os fenômenos extrassensoriais – que começam a assombrar o ocidente – são degraus primários de uma estrada que já atrai muita gente; a angústia e a amargura despertam outros; a morte e a doença chamam um novo grupo, e, assim, a humanidade vai despertando aos poucos.
         Em alguns fica apenas a semente que germinará mais adiante, mas nos jovens, o acordar é quase espontâneo e os coloca na linha de frente de muitas escolas espiritualistas. Nas notícias das revistas, no cinema, nos jornais, por todo lado, vê-se que o cerco se aperta e o homem é sacudido de seu sono de egoísmo secular. É o mundo que cresce e se transforma, é o próprio homem que tenta compensar seus passados desacertos.
         Aquele que avança, razoavelmente no Caminho, pode ser facilmente reconhecido; é um sereno, um tranquilo, um manso e, contudo, um forte. Sua voz é harmoniosa e baixa, segura e firme; seu olhar brilhante, seus gestos e atos equilibrados pelo interior já semi-iluminado.
         Nunca é um tímido, um indolente ou um vago, tem ao contrário, uma serenidade ativa, um aquietamento vivificante, um falar modulado na sua silenciosa sabedoria. Sua figura inspira confiança e sensibilidade espiritual.
         Aquele que consegue chegar um pouco além do comum das pessoas, não critica, não restringe, não limita ou busca aplausos e seguidores. É um grupo da Verdade crística e isso lhe basta; é um compreensivo dos diversos caminhos e um sincero a toda prova. Seus conceitos são amplos, maleáveis e nobres. É um Ser que se vai complementando nas revelações de cada hora.
         Vendo-o tem-se a impressão de possantes águas reprimidas, de um dínamo de energias controladas e voltadas para o trabalho comum da humanidade, sem sectarismos, ou círculos fechados ou ocultos.
         A luz é fator de crescimento certo e, quem cresce um pouco mais, vai tendo o semblante revelador, suave, o caminhar sereno e jovem, o falar musical; seu ritmo respiratório é uma escala constante de equilíbrio que contagia os que dele se aproximam, levando-os à paz e à calma interior.

-------------//-------------



O JOVEM FERNANDO

         Grande parte da Imprensa (especialmente a mineira) tem comemorado, louvando e salientando, com muita justiça, os 90 anos do conhecido e bom escritor mineiro Fernando Sabino.
         Também nós, admiradora do seu trabalho e talento como reconhecido escritor, conhecemos fatos curiosos de sua movimentada juventude. Como: diletante baterista, bom nadador e componente da primeira turma de nadadores do Minas Tênis; ainda seu primeiro amor Helena, filha mais nova do governador Benedito Valadares.
         E mais: nesse tempo corria a notícia de que seu primeiro livro, de jovem estreante, “Os Grilos não Cantam Mais”, foi lançado e logo em seguida ele o recolheu das livrarias. Certamente ele já percebia sua capacidade de alçar voos muito mais altos. Eram esses os comentários que corriam na sua dinâmica e apreciada juventude. São apenas algumas boas lembranças que temos da nossa juventude.


CONTATOS

PELO CORREIO – Estamos recebendo o último boletim informativo do Museu da Inconfidência: “Isso é Inconfidência”, focalizando seu trabalho significativo como instrumento de criatividade e, “a função social dos museus”.  Informações: Telefones: (31) 3551-1121/3551-5233. ou pelo e-mail inconfidencia@veloxmail.com.br

NOSSA SENHORA – a Associação Nossa Senhora das Graças acaba de lançar o CD “Mãezinha do Céu”. Informações: Telefone: (11) 3294-6000 e e-mail arns@arns.org.br

Nenhum comentário: