domingo, 23 de dezembro de 2007

Nossa Chave da Alegria


Acione hoje o seu reino da graça e da paz. A transformação instantânea quando o canal de sintonia está aberto e livre de dúvidas, apegos e medos.

Programe-se a cada dia com maior determinação de usufruir da luz e da força divina, sem prejudicar ninguém. Ao magoar, ofender ou lesar alguém todas as vias das energias divinas se fecham, e as escuridões invadem seus espaços internos e externos.

Amar a Deus e ao próximo, sem restrições, sempre foi e será a chave mestra para maior alegria e felicidade na vida de cada um.

Todas as religiões e filosofias escolhem formas, ritos e técnicas especiais para sua práticas e cultos, mas o núcleo central de contato com a vida superior é sempre o amor ao Pai e aos irmãos de caminhada.

Assim, acione a sua chave da usina universal de todo o bem e toda a verdade e amor. Até mesmo a ciência de vanguarda está encontrando a mesma trilha de sabedoria e ascenção, pelo reto pensar e reto agir, pelo aperfeiçoamento e a ajuda constante.

As energias cósmicas estão hoje despertando planos de consciência antes só tocados por iniciados, iluminados e santos. E, cada vez, se percebe com mais clareza que cada um tem seu trabalho interno a ser realizado; que cada um tem sua chave de trabalho e de libertação.

Nós vamos criando nossa própria realidade através de um mecanismo de geração mental que se exterioriza no dia a dia. Precisamos então conhecer nossa grande responsabilidade na criação e aceitação de pensamentos, palavras e atos.

É através deles que temos a possibilidade de alterar ou modificar nossas vidas naquilo que não nos agrada e que não esteja concorrendo para o bem coletivo.

_______ //________

DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES!

(Agradecemos e retribuímos todas as mensagens de atenções que nos têm sido enviadas pelo Natal e Ano Novo)

_______ //________

Contatos:

Curso de Yoga - Maria José Marinho, orientadora do Ponto de Equilíbrio, já abriu inscrições para o Curso de Yoga que será dado em 2008, com técnicas avançadas e reciclagens. Informações pelo telefone (31) 3225-4222 e (31) 3223-8340.
Geobiologia - Já foram dadas as primeiras palestras introduzindo o Curso de Geometria Sagrada - Geobiologia. O Curso ministra melhor compreensão de como as formas geométricas atuam diretamente sobre as pessoas e lugares, harmonizando o ambiente. Informações pelo telefone (31) 3378-7421 e (31) 8667-4077 , ou pelo site www.geobiologia.com.br.
Oração de Michael - Está sendo difundido que, agora, temos que erradicar da alma todo medo ou terror que o futuro possa nos trazer. Devemos adquirir serenidade nos sentimentos e pensamentos a respeito do futuro. Olhando para frente com absoluta equanimidade saberemos que tudo que nos vier, nos será enviado do plano superior da sabedoria divina.
Universidade da Luz - Neste mês de Dezembro a Universidade da Luz completou 9 anos de atividades, com um mesa redonda sobre: Salvaguardando o Planeta, promoção do Instituto Brahma Kumaris e a apresentação das crianças, membros do Projeto Som e Luz. Informações pelo telefone (31) 3298-9320 e (31) 9108-9423.
Dança de ontem e de hoje - A professora Nara que ministra aulas de dança no PIC Cidade, na sua Academia e no Minas Tênis Clube, semana passada encerrava, com um grupo de alunos amigos suas aulas no Minas, e já abria inscrições para 2008.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O DINAMISMO EM NÓS


Nossas energias, tanto conscientes quanto inconscientes, são dinâmicas e procuram expressar-se, harmoniosa ou descontroladamente, conforme as tenhamos reconhecido e disciplinado, ou deixado que permaneçam soltas e ignoradas ou mal dirigidas.
É por isso que somos ou nos sentimos tão diferentes de um dia para o outro, ou de uma semana para outra. Sem conhecer e coordenar as forças que nos dão movimento, consciência e vida, somos por elas dirigidos em altos e baixos, até atingirmos uma maturidade espiritual.
Por isso são tão importantes os momentos de relaxamento e quietude mental para que possamos perceber e coordenar um pouco da força e do mistério de nossas energias interiores que são o imã de atração da nossa expressão externa.
A repressão das energias, o desperdício delas, ou o seu mau emprego geram problemas que dificilmente podemos apurar no dia a dia de uma vida voltada e apegada só ao plano externo e suas exigências. Elas podem gerar distúrbios de comportamento, ansiedades, insatisfações e dores.
A sublimação, controle ou transformações das energias, ao contrário, é sempre construtiva, gerado de equilíbrio. das artes e do aperfeiçoamento humano de um modo geral.
Sem dificuldade e autocontrole não crescemos, porém, todos os obstáculos são amenizados quando estamos num processo ativo de desapego e descoberta dos campos superiores de contato com a luz.
É através da disciplina, do estudo e sobretudo da entrega ao plano superior de Deus, que melhor coordenamos as energias inconscientes, permitindo que aconteçam as transformações necessárias a uma vida integrada, acentuando o espiritual e iluminando a matéria formal.
A mente humana precisa voltar-se para o Espírito que habita o templo do corpo, voltar-se repetidas vezes para captar a sintonia da luz crística. O estado de harmonia e beleza é manifestado através do pulsar das várias correntes da energia universal.
Assim como é no plano superior, deveria ser na nossa expressão externa. Somos como usinas de transformação e irradiação das energias que acumulamos na mente e no coração. Todo o bem parte do coração do Pai e procura manifestar-se através de seus filhos a Ele ligados. Depende de cada um a irradiação da luz da paz.

__________//__________

CONTATOS:
A Sociedade Teosófica no Brasil, promoverá no dia 16 de dezembro, domingo às 16 horas, a palestra pública O Real, O Símbolo e o Imaginário, com Luciano Rabelo. O endereço é Av. Afonso Pena 748, 26º andar - Ed. Building Valente.
Energias - Psicólogos e cientistas americanos e brasileiros estão estudando as energias dos ambientes, dos astros, das cores e de outros elementos terrestres. Estudam também as energias que alguns chamam de passes, outros de bênçãos e sua atuação no corpo humano.
Evolução da Consciência - A Associação Internacional para a e Evolução da Consciência - "Aracê" - tem promovido palestras sobre vários temas com Frustração versus Motivação, Sintonia e Afinidade, Autopesquisa e Reestruturação de posturas. Informações telefone (31) 3324-1346 e (31) 3204-3075. A entidade funciona à Rua Domingos Vieira 319 sala 1006 - Sta. Efigência.
Terapia Holística - Valéria Hinojosa atende em Reiki, Florais de Bach e Numerologia. Telefone (31) 3086-0985 e (31) 9322-3557.
Jornalistas - Está em circulação o número de outubro do Caderno dos Direitos do Jornalista, lançado pela Gestão Portas Abertas. Telefone (31) 3224-5011.
Tai-Chi - Estão em curso as aulas de Tai Chi Chuan, estilo Yang. É uma técnica que trabalha tendões e articulações corrigindo problemas posturais. São 108 movimentos incluidos no histórico desta técnica. Informações telefone (31) 3344-6488.
Amamentação - Darlan Correa Dias lançou o livro "Tropeçando na Via Láctea" - textos salpicados de leite materno. Livro curioso e educativo. Editora Univale. Site www.editoraunivale.com.br
Leda Gontijo - A brilhante artista e escultora Leda Gontijo, aos 90 anos e agora chegando de uma viagem à Rússia, foi homenageada, filmada e premiada por seus trabalhos recentemente. Darei outros detalhes em breve, pois ela ficou de enviar-me seu filme. Entrevistei Leda quando eu ainda trabalhava no Diário de Minas e ela vivia na Serra. Hoje Leda mora em Lagoa Santa e nos convida para irmos também para lá. Cheia de vitalidade, Leda continua com seu trabalho em arte e assistência social.
Violão - A professora Tininha Castro, formada em música pela UFMG ministra aulas em estúdio profissional de gravação para os interessados em violão clássico e popular, em clarinete e teoria musical. Gravação à Rua do Ouro 104, Serra. Para informações telefone (31) 3221-8368.
Auto-estima - A psicóloga Virgínia Cruz ministrará os cursos de férias: Construindo a Auto Estima e a Auto Confiança. Eles visam o crescimento do potencial humano e a habilidade em relacionar-se profissionalmente. Informações (31) 3332-2364.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

NOSSA TRANSFORMAÇÃO

Muitos começam a perceber que estamos em pleno tempo de transformação, que nos parece por vezes tempo de cobranças. É que as vibrações planetárias estão mais aceleradas, exigentes e até perceptíveis para alguns. É o começo da manifestação de uma nova era.

Nossos débitos de egoísmo, do desamor, da falta de perdão e de aceitação, das incompatibilidades e das agressividades, da mente ou do coração que infringiu as leis universais do amor, são agora trabalhadas claramente pelo ritmo novo das energias, de transformação.

Não é o tempo de um castigo cego, antes é um trabalho para o despertar coletivo mais rápido, para a purificação das mentes e dos hábitos, para a retificação dos caráteres e dos caminhos humanos.

Só assim a maioria poderá se elevar, se reconhecer como semente divina e emitir mais luz e mais paz sobre a terra. Não é hora mais de se estar perguntando “por que” isso aconteceu comigo, ou em meu ambiente. Deve-se perguntar “para que” isto está acontecendo ou aconteceu dessa forma.

As reflexões corretas devem ser: o que devo mudar, limpar, curar, organizar, harmonizar em mim, etc. Ou ainda como entrar em sintonia maior com a luz e o Cristo interno que é armadura, força e paz.

Jesus nos ensinou: “antes de fazeres tua oferta se te lembrares que tens alguma coisa contra um de teus irmãos, vai primeiro e reconcilia-te; depois volta e faz tua oferta”. Esse “irmão” pode ser os pais, os filhos, os avós, tios, primos, amigos, chefes, colegas, cunhados, irmãos mesmo, etc.

- Quantos comungam hoje, antes desta reconciliação? Ou levam seus pedidos e oferendas a Deus? A mudança interna é hoje cada vez mais essencial. E em tempo de cobranças as reconciliações devem ser rápidas e totais.

Não se consegue sintonizar com a luz no meio da névoa e da vibração de mágoa, da impaciência, da ira, da incapacidade de perdão ou de aceitação de uma situação mais difícil que, naquela hora, é a vontade do Pai “para” alguma transformação necessária.

Nós nos esquecemos, em muitas ocasiões que, ser cristão, é sobretudo, fazer a vontade do Pai, confiando na sua sabedoria e no seu amor por todos os seus filhos que estão nesta escola da vida.

A visão humana tem uma meta limitada, pequena e vulnerável, a visão divina é infinita e por isso sua meta foge ao nosso alcance imediato. Por isso a fé traz-nos tanto consolo e paz. A onipresença de Deus nos guia a cada momento para um maior despertar interno.

__________//_________

Contatos:

CONSCIENCIOLOGIA – Foi recentemente lançada a 3ª edição do livro de Valdo Vieira “O que é a conscienciologia” – o mundo íntimo da consciência. A edição é da EDITARES, do Paraná. Telefax: (54) 520-5000.

A VETOR EDITORA, lançou o livro Sexualidade e Individuação. Informações pelo telefone (11) 3146-0636 ou veja o site http://www.vetoreditora.com.br. Veja também a página do Instituto Jung de MG http://www.geocities.yahoo.com.br/icgjmg/

ARACÊ - Associação Internacional para Evolução da Consciência, promoverá no dia 16 de dezembro de 2007, às 10 h no Hotel Parthenon Casablanca, à Rua Guajajaras 885 – Centro – BH (perto do MinasCentro) palestra pública gratuita, com o tema Escolhas Evolutivas. Nesta palestra serão debatidas técnicas que permitem o desenvolvimento do autopesquisador a partir da vida cotidiana, principal laboratório de aprendizagem evolutiva. Informações: (31) 3324-1346 / (31) 3075-0324.


terça-feira, 27 de novembro de 2007

OS FILHOS DE DEUS

Quando os filhos dos homens puderem manifestar que são também filhos de Deus, o Cristo interno em cada um transformará o mundo tornando-o um lugar de equilíbrio, paz e alegria.

Os que desejam alcançar níveis superiores de consciência precisam controlar a mente, suas palavras e desejos que, quando incontrolados, vedam a luz espiritual e o contato com a alma. Quando a personalidade está disciplinada, as energias grosseiras ou agressivas são transmutadas.

Até agora a humanidade tem-se identificado mais com suas modificações emocionais e físicas e menos com seu potencial interior que está ligado à grande vida. Sendo assim, não se pode atingir a “medida da estatura do Cristo” como diz São Paulo aos efésios -4-13.

O caminho essencial vem da alma e o que aprendemos por meios só mentais e materiais é sempre incompleto, por vezes confuso e errôneo. A alma é que pode estabelecer contato com a energia crística em cada um; e toda energia superior ou inferior tende a manifestar-se na medida de sua intensidade.

Quando a luz da alma ilumina a personalidade a vida se transforma, o desapego se estabelece e a harmonia se irradia. O desapego é uma das portas da libertação, a paciência é outra.

Aquele que busca chega primeiro ao contato com sua alma onde está a sintonia com o Cristo. Pelo emprego da atenção e da vontade obtém-se a discriminação do que é transitório e do que é definitivo, do que nos leva ao plano superior e o que nos prende ao mundo passageiro da forma densa.

É importante trabalharmos sempre dentro da leis crísticas – a energia do coração – usando-as nas palavras e nas ações, e assim abrindo caminho para o bem pessoal e coletivo, o serviço altruísta e o amor.

Cada expansão da consciência que se consegue aproxima-nos mais do reino de Deus e dá condição ao indivíduo de ajudar àqueles que estão mais atrasados e apegados à forma do que ele. Para evoluir o homem deve cultivar a calma e saber que a dor é o efeito que advem quando o corpo emocional ou astral está erroneamente polarizado. Indica falta de ritmo e de equilíbrio geral.

O mau uso do sopro de Deus em nós ou do emprego errado das energias etéricas é a causa de várias angustia, doenças e dores. Precisamos não propriamente só de exercícios respiratórios, mas de uma vida disciplinada e rítmica em todos os hábitos e níveis mais densos ou sutis.

A meditação e a prece podem nos encaminhar nessa direção retirando-nos da preguiça e do que é superficial e ilusório.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O DESPERTAR

O despertar humano é, quase sempre, precedido de sinais internos e externos, fruto da grande transformação que toca todos os planos da expressão humana, quando se inicia o trabalho de acordar.

Cada um passa por suas próprias experiências, porém, todos podem testemunhar as mudanças radicais e profundas que, lenta ou aceleradamente, começam a tomar conta do homem que luta por uma definição de vida superior. Por um caminho próprio.

No começo a pessoa apenas lê, fala ou discute sobre os temas que levam ao encontro de sua luz interior. Depois é que começa a assimilação das palavras e a tentativa da experiência do autoconhecimento.

Quanto mais próximo o homem chega da realidade da vida, mais rapidamente sente as transformações em sua mente e emoção, em seus atos e no próprio corpo.

É um ampliar de horizontes, um mover e remover de idéias, um perceber e um vibrar novos, um vivenciar sutil. É no alvorecer do grande sol que a alma palpita mais violentamente, que a energia gira junto ao coração, enquanto a mente se aquieta para interpenetrar os planos novos.

A matéria é dominada, a mente silenciada e o primeiro raio de luz implanta-se para entreabrir o portal. O próprio hálito que o homem respira é novo, a freqüência de vibração é alta enquanto se revelam símbolos e cores.

O primeiro contato com a luz é inenarrável; jamais palavra, poema ou música o sintetizou. Só a própria luz pode definir o iluminado, só o viver pode traduzir o conhecer, só a comunhão pode entender o Uno.

Por isso, a aspiração maior, além do ter é sempre o ser, dizem os velhos ensinamentos.

Depois do primeiro contato com a paz interna é que o caminho se torna mais fácil para uma nova experiência. Entretanto, nem sempre se pode repetir a experiência da luz interna quando se deseja, ela é sempre aquele mistério que vem e que se vai, como o vento que sopra aqui e ali, sem se saber por que ou quando.

Por isso se faz tão importante a disciplina diária, o aquietamento mental constante, a respiração e a alimentação corretas, para que o campo esteja sempre pronto para a chegada ou a sintonia com o mais luminoso e o mais belo dentro de cada um.

____________________//__________________

CONTATOS:

Rio Novo - A cidade de Rio Novo, na zona da mata de Minas Gerais tem editado uma bem cuidada revista, "Chico Boticário", uma realização da Fundação Chico Boticário e apoio do Governo de Minas. É uma edição caprichada, com temas variados históricos, musicais e antigas fotos da cidade mineira, berço dos antepassados maternos de nossa família, entre eles, o Dr. Basílio Furtado, pesquisador de ciências naturais e humanas e meu bisavô.

Brahma Kumaris - Todos os domingos às 18:20 h há uma palestra e meditação promovidas pela Organização Brahma Kumaris à Rua Industrial José Costa, 687. Informações pelo telefone (31) 3371-9802.

Cursos - A terapeuta enumeróloga Valéria Hinojosa promove os cursos de "Florais de Bach - Filosofia, pensamento e tratamento" e no módulo II Ciclos de Vida, Desafios e ano pessoal com interpretação numerológica. Informações telefone (31) 3086-0985 e 9322-3537.

Lançamento - A artista Maria Helena Andrés lançou dia 5 deste mês nova edição de seu livro Pepedro, em Brasília.

Bruxismo - Irene Veloso Gomidi trabalha com técnica indicada para combater o bruxismo, problema de articulação temporo-mandibular, ansiedade, sinusite, insônia e zumbidos. Informações pelo telefone (31) 9213-0970 e 8404-4827.


domingo, 4 de novembro de 2007

Vida em Movimento


A vida é movimento e transformação constantes. Os átomos, as correntes de energia, os seres, as águas, etc tudo está sempre em movimento de contração ou expansão.
Também o homem que ama a vida e quer permanecer no plano em que se encontra, move-se e trabalha externa ou internamente. Age, trabalha, medita, estuda, diverte-se, movimenta o corpo ou exercita a mente, enfim interessa-se por um caminho externo ou interno.
E aí está a razão porque muita gente que se aposenta e não cuida de ocupar-se com alguma coisa ao seu alcance, acaba estagnando, adoecendo e partindo para outro plano de existência. A apatia é destrutiva, a mente em depressão ou desinteresse deteriora-se. Por isto é tão difícil recuperar pessoas que se entregam a prolongados períodos de desesperança, angústia, e sobretudo depressão ou qualquer outra negatividade.
Estamos no mundo para agir e aprender, para trabalhar e expandir a consciência, quando nada aqui nos interessa, a grande vida providencia nossa passagem para outra dimensão. Quem pára o corpo ou a mente vai perdendo o controle e a mobilidade sobre os mesmos.
A Vida Universal não pára e quando renunciamos ao esforço ou à disciplina na ação e no relax, entregamos nosso comando, desordenadamente as correntes da natureza. Vida é evolução, desinteresse é decadência. Há pessoas que querem viver, há outras que se dizem já cansadas e vão se desligando, enfraquecendo, esclerosando. Por isso há tanta gente cronologicamente ainda moça e já com acentuados traços de esclerose.
Quem reclama de tudo e acha tudo ruim, quem se entrega ao negativismo está comprando passagem para a desintegração do corpo e para a mudança de plano de existência.
A vida não dorme e não quer sonâmbulos, apenas vegetando. A vida ativa pede controle e disciplina compatível com a possibilidade de cada um. Os que harmonizam o corpo e a mente e encontram as atividades do espírito rejuvenescem e vivem lúcidos por muitos anos.
Entretanto, a vida não tem regras fixas e cada um deve fazer o melhor em seu trabalho externo e interno para estar mais integrado na grande vida universal. Só o alinhamento e a harmonização do corpo físico, das emoções, da mente - sempre à luz do espírito - podem levar o homem a encontrar a paz e a alegria verdadeiras.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Reminiscência

De que reminiscência virá esse reconhecimento de um luminoso horizonte à vista, na distância? De onde cresceriam as belezas geradas por essa vibração nova que sonda o mais insondável dos mistérios, e sente-se recompensada?
São planos que se ligam, véus que se rompem, selos que se abrem finalmente, num impulso inesperado. Símbolos se projetam como pássaros flutuando num espaço azul e resplandescente. E as águas se movem cristalinas para mostrar-nos o caminho da profundidade dos mistérios.
De outros níveis parte o comando das revelações sublimes mais esperadas. E o Ser enche-se de uma vibração cósmica repleta de força; uma vibração que atrai e cativa.
- De onde virão elas?
É como um reconhecer antigo, um querer secular! É como o regresso de uma região de luz prestes a se revelar... de um lugar onde as sombras se dissolvem e morrem. É um atordoante aprofundar-se em regiões de paz; um reino de antiga saudade.
Todas as palavras agora ficaram curtas, frágeis e incompletas para nos trazerem a mensagem integral, percebida, mas não explicável, do caminho novo.
A irradiação prolonga-se ainda em luz, som e cor, força milenar não de todo percebida, mas mil vezes intuída e desejada, como se delas viesse a única razão e meta desta vida.
O rever do antigo na claridade do agora acolhe a voz que não se perdeu no tempo que povoa, ou voa, sabe-se lá até quando.


_____________//____________
Contatos
Saúde - O laboratório Boehringer Ingelheim do Brasil está divulgando pela Internet exercícios de relaxamento, técnicas de respiração e de correta alimentação e nutrição. O site é: www.buscopan.com.br. Há ainda posições fáceis de Yoga.
Feg Shui - Como objetivo de atrair boas energias e ambientes positivos, a Prof. Wanda Latalia Cozzi ministra ensinamentos da milenar ciência oriental do Feng Shui (energia vital). Seus cursos são no Centro Avançado de Acupuntura e Terapias Naturais, Sempre Viva. Informações no telefone (31) 3261-8357.
Sexualidade - Organizado por Carlos Alberto Corrêa Salles e Jussara de Fátima César e Melo foi recentemente lançado o livro Sexualidade e Individuação, pela Editora Vetor. Informações no telefone (31) 3288-3800.
Arteterapia - Quem deseja uma semana toda dedicada ao relaxamento, desintoxicação do corpo, comida saudável, deve pedir informações sobre o sítio do Sertãozinho, na Serra da Moeda pelo telefone (31) 3575-1164. Lá é um espaço de massagens, arte e revitalização do corpo e mente.
Sobre o Viver - Na coleção Caminhos e Descaminhos foi recentemente lançado o livro de Fernando Guedes de Mello, "Dez Reflexões sobre o Viver", pela Ophicina de Arte & Prosa.
Hatha Yoga - A Prof. Tereza Ribeiro transferiu seu curso de Yoga para a União Israelita, à Rua Pernambuco 326. Informações telefone (31) 3213-7759. Curso aberto ao público.
Gratuito - A terapeuta Talita Mary junto com o Projeto Ciclos oferece gratuitamente, para grupos de terceira idade e instituições permanentes à Oficina Contando Histórias e Recontando a Vida. Visa o lúdico e o criativo. Informações telefone (31) 3483-3091 e (31) 8734-7258.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ENERGIA E VIDA

Os pesquisadores do conhecimento universal dizem que o ser humano não se nutre apenas de alimentos sólidos e líquidos. E a física moderna, que começa a ver o homem constituído por campos de energias mais densas e mais sutis, elétricas e magnéticas, emocionais e mentais, vai explicando, cada vez mais claramente, como se processam as trocas energéticas do corpo, para mantê-lo saudável e equilibrado.
Uma das fontes de grande energia em nosso universo, todos sabem, é o sol que nos dá luz e calor, elementos preciosos de nosso níveis de vida, e ondas de vibrações diversas. Podemos assim nos nutrir de sua força e energia, expondo-nos a seus raios em horas adequadas e respirando, conscientemente, em ritmo próprio. Se visualizarmos a absorção dessa energia ela será muito mais vigorosa.
Também a terra emana energias diversas em pontos diversos, sobretudo nas praias, nas montanhas, junto aos lagos e cachoeiras. O contato constante com a natureza é o mais benéfico fortificante e equilibrante que se possa desejar.
A água é outro fator de relaxamento e equilíbrio e de vitalização, conforme sua pureza, temperatura e composição. Ela pode ser um magnífico tratamento. A água elimina não apenas a sujeira física como os fluidos negativos e sujos do astral que nos rodeia.
A energia das quedas de água, utilizadas nas usinas elétricas, é um fator tangível de compreensão das energias ali geradas, energias de vários tipos e níveis.
O mar, as cachoeiras, os riachos emanam energias diversas, como também as chuvas e os ventos.
Há ainda a energia emanada dos bosques e matas, das árvores e das flores. É benéfico sentar-se sob grandes árvores e encostar-se em seu tronco, relaxando-se e aquietando a mente.
Até mesmo o perfume das flores têm características próprias e pode atuar sobre o ser humano, com valores bem definidos.
O próprio ar que respiramos, não é apenas oxigênio, hidrogênio e ozônio, mas contém, sobretudo o prana, ou seja, a energia vital que interpenetra o universo e os nossos corpos, em maior ou menor proporção, dependendo do local em que estamos. Por isso se aconselha sempre um exercício respiratório ao ar livre em local não poluído e cheio de árvores ou plantas.
Pensamentos e sentimentos, dependem muitas vezes do tipo de prana que nos envolve. E o prana pode ser transformável também por nossos estados mentais.

---------------//----------------

Contatos: A mestra em Reiki e coordenadora de eventos holísticos, Norma Guimarães, durante 11 anos promoveu encontros de meditação no Parque das Mangabeiras. Agora ela trabalha às terças-feiras de 9 às 10 h com encontros para um trabalho espiritual visando a cura do planeta. O local é a ilha do Lago das Mangabeiras e tem como orientação Saint Germain e a Fraternidade Branca. Informações, telefone (31)3332-0105.
Logosofia - O Colégio Logosófico, na sua unidade da Cidade Nova, ministra eventos e palestras gratuitas para pais e educadores. Informações ou confirmação de presença pelo telefone (31)3482-9850.
Palestras Holísticas - O Prof. Ber Hard Roessmann ministra, às quartas-feiras palestras sobre Reiki, programação linguística, cromo e aromoterapia e florais de Bach. Informações telefone (31)3213-8843.
Meditação - Maria José Marinho abre, no seu Ponto de Equilíbrio, grupos gratuitos de meditação às segundas-feiras às 16:30 h e às sextas-feiras às 9 h e 18 h. Informações no telefone (31)3225-4222 ou 3223-8340. A meditação fortalece o coração e previne contra males do envelhecimento.
O Poder - O informativo mensal de Missão Ramacrisna, O Poder, apoiado pela Prefeitura de Betim e parceiros acaba de lançar no seu novo número informações sobre a inauguração da Cidade da Solda - unidade de Betim, além de informações e artigos sobre o grupo. Telefone (31)3293-7382, redação Solange Botaro (31)3596-3838. Assinatura anual R$40,00.
Celebração Durga Puja - O Centro Ramacrisna Vedanta fica na Rua Faria Lobato, 389 - Sta. Amélia, na Pampulha e acaba de promover a celebração do Durga Puja, uma saudação à Divina Mãe Durga que celebra, no oriente, a criação, sustentação e destruição de todo o Universo. O templo ficará aberto para a meditação e cerimônias de Puja. Informações telefone (31)3427-5995 ou pelo site www.vedantabh.org.br
Canto - A professora Aida Couto, além das aulas pessoais ou em grupo para alunos, locutores ou atores gravou também 3 discos Voz e Expressão para o aluno fazer exercícios em casa. Telefones (31)3223-6248 e (31)9967-4889.
Envelhecimento - A terapeuta Talita Mary informa que acontecerá no dia 24 de novembro o seminário Entendendo o envelhecimento e promovendo a saúde na terceira idade. Informações no telefone (31)3483-3091 ou (31)8734-7298.
No Gutierrez - A Associação Seicho-No-Ie está divulgando seu trabalho na Associação Gutierrez, à Rua André Cavalcanti ao lado do nº 29, esquina com Av. do Contorno. Reuniões aos domingos de 9 às 11 h e às terças-feiras às 19:30 h.
Vamos rir - Na Praça da Liberdade, nos informaram que todas as manhãs, às 7 h, há uma aula de risoterapia, onde um grupo, especialmente de terceira idade se reúne para começar bem o dia. É de graça.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

OS MISTÉRIOS

O mistério da vida não pode e nem deve ser eterno, pois Jesus tudo já nos desvendou. A física quântica, dizem os estudiosos do assunto, é uma física de possibilidades. Ela vem aproximando cada vez mais o plano espiritual das descobertas científicas mais avançadas.
Afinal, quem somos nós que, segundo as palavras crísticas, fomos feitos à imagem do Criador, e somos moradas do Espírito?
Há um elo perdido que, uma vez descoberto, nos mostrará nossa união com Deus. O Cristo interno é em todos esse ponto que nos permite encontrá-lo dentro e não fora de nós. Como poderíamos estar fora de uma fonte que é única, onipotente, oniciente e onipresente? A ciência corre hoje nessa direção da casa do Pai.
Tudo que Deus criou é bom e perfeito, enquanto dentro de suas leis universais. Ao nos separarmos delas e criarmos nosso próprio destino é que encontramos embarações, limitações e escuridões.
Amando ao próximo como a nós mesmos estamos participando da unidade da beleza, do bem e do aperfeiçoamento que ainda nos é necessário.
O átomo, as energias atômicas e quânticas, são campos de descobertas cada vez mais surpreendentes em suas conclusões. São postais que se abrem aos mistérios de Deus até aqui, desconhecidos e misteriosos para a humanidade.
Por que ainda não andamos sobre as águas ou multiplicamos os pães como Jesus fazia? Podeis fazer o que faço e mais ainda, disse o Mestre.
Falta-nos fé, pureza, amor ao próximo. Ou estamos demasiados ligados à violência e ao egoísmo para entrarmos na corrente amorosa do Cristo?
É hora de usarmos os dons externos que nos foram dados, mas também, de darmos mais um passo para a vida superior e encontrarmos a sintonia cósmica que rege sóis, estrelas, planetas e galáxias.
Lentes potentes já percorrem os céus. Estaremos entrando no que nos é proibido? ou estaremos atrasados por séculos e séculos, por acreditarmos num mundo perecível, muito mais do que na vida eterna que nos convida e espera?
Os físicos, astrônomos e cientistas em geral vão acabar nos ensinando o que alguns místicos por séculos nos limitaram em nosso evolui eterno.

______________//_____________
Contatos:

Junginianos do Brasil - O Instituto C.G. Jung do Brasil tem realizado palestras semanais na Associação Médica, ás 20h. Dia 15 de outubro o tema será: O Santo e a Prostituta na Epopéia de Canudos. Será com o médico Alberto André de Mendonça. E no dia 22, a Prof.de Antropologia Regina Medeiros, doutora em antropologia social, falará sobre Bullying: A violência nas Escolas. Ingressos a R$10,00 e horário pontual. Fone: (31)3286-1105.

Sobre o viver – Foi recentemente lançado o livro de Fernando Guedes de Mello, OM, sobre “Dez Reflexões sobre o Viver”. O livro pertence a coleção Religião, Caminho e Descaminhos. Informações à Rua Fernandes Tourinho, 253.

Clayde Dellaretti – Iniciada na Índia, em técnicas de meditação e massagem Ayurvédica, Clayde Pires Dellaretti trabalha com grupos de meditação e Yoga. Informações (31)3284-1336 e (31)9234-1335.

Ecologia – Impressa em papel reciclado, está em circulação mais um número da revista “Ecologia Integral” abordando, entre outras coisas, algumas formas de se aproveitar o lixo e resíduos sólidos, melhorando as condições de vida no planeta. Inclui até a ecologia de nossos sentidos como a visão. Em BH, Rua Bernardo Guimarães, 3101 Bairro Santo Agostinho. Fone (31)3275-3602

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Clamor de Medo

Há um clamor de medo nos lábios da humanidade, há susto em todos os olhos e um clima de tensão poluindo mais as cidades do que o próprio ruído e a fumaça dos carros e fábricas. Jovens, gente madura, velhos e crianças sentem a onda crescente da insegurança e do medo.

A violência é o fantasma deste final de século. A agressividade germinadas nas guerras sucessivas, nos desencontros dos povos levanta-se e implanta-se além dos campos de batalha; surge no viver diário, no simples transitar na rua, no cumprir as tarefas, na tentativa de diálogos que se vão tornando impossíveis. A violência espalha-se nas grandes cidades, nas vilas, nas fazendas, nas praias, nas montanhas. Não há mais refúgio, não há mais proteção, para o homem que tem no próprio homem sua maior ameaça.

Não é mais a solidão que apavora, é a simples presença de um estranho e, muitas vezes, de um conhecido. A morte, a agressão, o roubo, as violências físicas e morais podem surgir a qualquer hora, para qualquer um.

Muitos indagam espantados, de onde vem essa onda que cresce e que ninguém contém? Por que o mundo inteiro está tenso e ameaçado? De onde vem tanta agressividade e revolta, tanta incompreensão e violação dos mínimos direito à vida e ao respeito?

Mesas redondas se formam, conferência, pesquisas, palestras. Mas a onda cresce e os homens estão cada vez mais assustados em todos os lugares. E vêm à tona apenas as causas de superfície, as crises sociais, o abandono, a miséria, a fome, todas elas parcelas ponderáveis, mas e a raiz mais profunda? Os violentos estão, muitas vezes, bem vestidos, bem armados, com emprego e residência conhecida. O que há então?

Acordem vocês que cantam, que ensinam, que escrevem, que criam, pois só assim começaremos a despoluição do mundo. A poluição física nas áreas povoadas pelo homem é a manifestação na matéria de que lhes vai na cabeça e no coração. E ninguém quer perceber isto, e todos reclamam uns dos outros.

Haveria uma limpeza geral no mundo se saíssem da tela, dos livros, da TV e dos teatros as vibrações dos assaltos, da violência, da degradação dos sentimentos, dos medos, da inversão dos valores e se passássemos a incentivar os caminhos da evolução humana em direção às suas mais altas potencialidades e não rumo à sua degradação mais primária e imperfeita. Se tudo visasse antes de mais nada educar, encaminhar, promover os meios de melhorar, principalmente a mente da humanidade, os resultados coletivos não se fariam esperar.

Há uma tarefa de salvação da humanidade a ser feita no campo humano e a maioria prefere reclamar e integrar na onda das vibrações mais infelizes a se esforçar em direção à luz. Acordem companheiros!!

--------------------- // --------------------
Contatos:
Para a Memória: A terapeuta ocupacional Talita Mary coordena a Oficina da Memória para a terceira idade. São exercícios, jogos, memorização e outros. Informações: (31)3483-3091 e 8734-7258.
Numerologia: A terapeuta Sônia Cavalcante, baseando-se na energética, atende para relacionamentos conjugais ou comerciais. Informações: (31)3375-0065 e 9990-4959. Rua Espírito Santo, 2727 s/506.
Biodança: José Luiz Coelho promove, às quartas-feiras, grupos de biodança segundo o método de Rolando Toro. Encontros de 9 h às 11 h, na Av. João Pinheiro 39, s/81. O trabalho visa movimento, canto e interação pela música. Telefone: (31)3222-5964.
Yoga: O Núcleo Terapeutico Saint Germain está com inscrições abertas à Av. Cel. José Dias Bicalho, 1186, Bairro São Luiz, na Pampulha. Telefone: (31)3491-5838. Direção de Ester Maria de Siqueira.
Hatha Yoga: Tereza Ribeiro informa que transferiu seu de Hatha Yoga para a União Israelita de BH, aberto ao público, à Rua Pernambuco 326, telefone: (31)3213-7759 ou 9914-6619.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

As transformações do DNA e consequências

Recebi recentemente um e.mail de Maria Helena Andrés sobre o tema “DNA, mudanças corporais e recomendações” que foi extraído do artigo “A imagem superior” de Susanna Thorpe-Clark.

O texto informa que “nós estamos sendo mudados fisicamente de seres basicamente carbônicos com duas seqüências de DNA para seres cristalinos com 1.024 seqüências de DNA, porque apenas substâncias cristalinas podem existir em níveis dimensionais mais elevados”.

Esta transformação está ocorrendo não somente com os humanos, mas também com todas as formas de vida na Terra. Segundo o texto, “estamos fundindo nossos corpos com seqüências de DNA dos Sírios, já que este formato é suficientemente próximo ao nosso para que nos integremos com relativamente poucos efeitos colaterais”.

A seguir, transcrevemos o texto como recebido:

“Tudo está mudando. Nada irá morrer ou ser destruído, já que estamos todos nos movendo juntos para um novo estado de ser.

Este novo estado de ser requer então, que nós, fisicamente, mentalmente e emocionalmente nos libertemos dos conceitos de 3ª dimensão. Assim como na morte, esta libertação corresponde à maior parte deste processo de mudança, já que ninguém poderá utilizar os valores antigos e modo de ser em um completamente diferente pós morte. Portanto, a progressão através de mudanças nos leva a nos libertar dos relacionamentos atuais, empregos, carreiras, lares, posses, e assim por diante, já que eles são incapazes de suportar nossa nova forma de ser.

Não é surpresa, portanto, que haja uma grande carga de ansiedade e medo sendo sentidos, porque estas mudanças já estão ocorrendo, embora a maioria das pessoas não esteja consciente disto. Também, as mudanças em nossa forma de ser psicológica que está evoluindo rapidamente neste momento, e estão ocorrendo muitos sintomas físicos temporários em nossos corpos em conseqüência disto.

Alguns deles são:

- Sintomas semelhantes aos de gripe - temperatura alta, suores, ossos e juntas doloridos, etc, mas que não respondem a tratamentos com antibióticos.

- Fortes dores de cabeça - Dores severas que não são aliviadas com analgésicos

- Diarréias ocasionais - Coriza ocasional - Corizas que duram 24 horas, mas que não sejam ligadas a resfriados ou alergias.

- Vertigens

- Ruídos no ouvido

- Palpitações no coração

- Tremores em todo o corpo - especialmente à noite quando relaxados

- Espasmos musculares - Associados a dores no corpo, freqüentemente nas costas.

- Formigamentos - nos braços, mãos, pernas e pés.

- Perda de forças nos músculos - nas mãos, causada por mudanças no sistema circulatório.

- Dificuldades em respirar ocasional - e/ou percepção de respiração mais pesada ou alta quando relaxados.

- Mudanças no sistema imunológico

- Mudanças no sistema linfático

- Sensação de cansaço - ou exaustão após mínimo esforço

- Necessidade de dormir - mais freqüentemente que o normal

- Unhas dos pés e cabelos crescendo mais rapidamente que o normal

- Ataques de depressão sem motivos reais

- Nostalgia - e mais atenção a relacionamentos, obtendo mais clareza em assuntos pessoais

- Sensação de grande purificação

- Tensão, ansiedade e altos níveis de estresse - porque as pessoas percebem que alguma coisa está acontecendo, mas não sabem o que é.

Alguns destes sintomas estão sendo sentidos pela grande maioria das pessoas. Muitas estão correndo, em pânico, para médicos, quiropráticos, fitoterapeutas, e assim por diante, e, normalmente, são informadas de que não há nada de errado com elas. E esta é a verdade, já que todos estes sintomas são apenas temporários e simplesmente indicam que estas mudanças fisiológicas estão ocorrendo.

Algumas das recomendações indicadas para alívio dos sintomas descritos acima são:

Deixe o fluxo seguir, não lute contra ele. Se você se sentir cansado e exausto, descanse e durma bastante.

Beba bastante água, já que você está se desintoxicando e se desidratando mais rapidamente do que o normal.

Para alívio da tensão emocional e níveis de estresse, tome Valerian. Fenugreek alivia o estresse no sistema linfático e ajuda na desintoxicação.

Para alívio dos espasmos musculares, tome Valerian e tente banhos de argila ou um demorado banho de imersão no qual você adicione uma xícara de sais de Epsom. Faça isso diariamente.

Entenda que, se você está tendo palpitações no coração ou dificuldades em respirar, sintomas que correspondem ao seu chakra cardíaco ou ao laríngeo, é porque os mesmos estão sendo desbloqueados e que os sintomas são temporários. Você não está morrendo, apenas mudando!

De qualquer forma, não aceite somente a minha palavra a respeito disto. Se você está inseguro, procure ajuda médica. Se você não sabe aonde conseguir Valerian ou Fenugreek, tente uma loja de alimentos naturais, ou, melhor ainda, simplesmente diga o nome mentalmente quando necessitar de alívio.

Todas as energias de cura são transmitidas através do som do nome e é tão eficaz dizê-lo em voz alta ou mentalmente, quanto ingeri-lo fisicamente. Tente e confira. Peça aos seus anjos guias para ajudá-lo a aliviar qualquer dor. Eles estão apenas aguardando serem chamados! A maioria dos sintomas parece durar algumas semanas e, depois, se acabam. Alguns sintomas podem reaparecer de tempos em tempos.

Estas mudanças não precisam necessariamente ser experienciadas por todos ao mesmo tempo. Uma pequena porcentagem dos adultos já terminou a completa mudança para uma forma cristalina e já possuem 1.024 seqüências de DNA. Existem registros de uma mulher que cresceu 7 centímetros e teve seu pé aumentado.

Todas as crianças abaixo de 7 anos também já completaram suas mudanças, ou o farão brevemente. Bebês nascidos nos últimos 2 anos já nasceram com todas as seqüências de DNA. Algumas pessoas estão apenas começando a passar por estas mudanças e muitas outras irão começar. Este processo de mudança é conhecido como o Despertar, ou como o Processo de Ascensão, ou como o desenvolvimento da Merkabah, ou corpo de luz.

Nós precisamos transcender nossos medos e aprender sobre o amor, amor verdadeiro, que tem que começar em nós mesmos. Porque até que consigamos amar e confiar em nós mesmos, não poderemos verdadeiramente amar ou confiar em nada ou em mais ninguém”.

-----------------------------------------------------------------------------------
Noticias:
  • Ainda sobre Maria Helena Andrés, esta semana, ela foi ao Rio de Janeiro para o lançamento da 2a. edição do seu livro "Pepedro", escrito na India.
  • Em 1. de outubro (2a. feira), Trigueirinho fará palestra em Belo Horizonte, no Auditório do MinasCentro com o tema "Os Dias do Amanhã". Serão duas sessões, uma no horário das 15 h e a segunda às 20 h. A entrada é franca. Informações pelo telefone (31)3496-1019 ou pelo site: www.trigueirinho.org.br

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O BELO INVISÍVEL

Toda a criação de Deus é originária de Sua perfeição, oniciência e onipresença. Procure ver sempre a beleza em tudo o que existe, para que ela se externe melhor. No botão entreaberto, na rosa semi-desfolhada, no jovem cheio de mocidade, no ser humano marcado pelo passar do tempo, veja a luz que os sustenta.
Procure a beleza em tudo, porque o belo não é a forma visível e transformável, mas a vida que a anima e o amor vibrante que a permeia, em sua forma invisível.
A impermanência de nossa passagem pelo planeta Terra confunde nossa mente, tirando-lhe o foco do Espírito, e centralizando-o na matéria e nos dons passageiros de belezas físicas, científicas, artísticas ou intelectuais.
Ame o belo aonde ele está em sua realidade, não apenas em seu mover-se e transformar-se, em seu nascer e declinar. Quando se ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço, atinge-se uma dimensão nova, onde a beleza fulgura e refaz, num fluir e refluir constante, atravessando os limites da Terra e integrando-se ao universo.
Há em tudo e em todos a beleza original da criação que, na consciência, sempre em expansão, se ilumina, se unifica e se revela mais e mais. A força do belo, a unidade do belo são expressões do Deus único a se diversificar em mil formas sem perder a coesão, o amor e o resgate da purificação, agora em trabalho de síntese.
A cada dia cresce na humanidade a capacidade de apreciar e apreender o belo criado pela Natureza, pela arte do homem e pelo imponderável dentro de cada um. Vai crescendo sempre mais, sem que muitos o percebem, a possibilidade de se mergulhar mais profundamente no maravilhoso original, refletido na obra, também divina, porém mais densa.
----------------------------------------//-----------------------------------------
CONTATOS:
Terapia Holística - O Prof. Bern Hard Roesmann tem promovido palestras sobre os sistema avançado do Reik. Ele aborda de forma holística os benefícios da auto-aplicação preventivamente, fortalecendo os sistemas hormonal, nervoso e imunológico; karuna, takata e outros. Informações fone: (31)3213-8843
Dançando - A Universidade de Dança de Salão, abriu inscrições para o projeto "Dançando na Melhor Idade". Encontros às segundas-feiras, de 16 h as 17:30 h com os fisioterapeutas Rodrigo, Delano, Branco. Aulas à Av. do Contorno 8471, 3º andar. Fone: (31) 3292-7076
Corpo e Mente - O Instituto Mineiro de Desenvolvimento Humano, trabalha com métodos que visam mostrar que corpo e mente são reflexos um do outro, buscando o equilibrio de todo o sistema energético. Informações, fone: (31) 3223-1287
Maturidade - No "Solar da Maturidade" está sendo desenvolvido uma terapia com José dos Santos Lima que é excelente para o tratamento do sono com um relaxamento passivo cujo nome é Watsu. Informações na R. Alfenas 373, no B. Cruzeiro. Fone: (31)3223-8071
Psicoterapia - A terapeuta Terezita Jordi trabalha com terapia breve e com hipnoterapia. Informações, fone: (31) 3337-7950
Terapia Ocupacional - A terapeuta Talita May coordena a Oficina da Memória para a terceira idade. São exercícios, jogos e criatividades várias. Informações, fone: (31) 3483-3091 e 8734-72585
Tibetano - Foi recentemente lançado o livro de Eneida Caetano: "Os 21 ritos tibetanos". Acesso: www.lamrim.com.br
Instituto C.G. Jung MG - Palestra dia 17/09/07 - às 20 horas - "O Amor na Tragédia Grega", com Italo Mudado, docente do Depto. de Letras da FALE-Univ.Federal de MG, diretor de teatro, especialista em textos dramáticos clássicos - Palestra dia 24/09/07 - às 20 horas - "O elogio ou o estigma da cidade. Uma experiência em Ribeirão das Neves", com Michel Le Ven, professor de Ciência Política da UFMG, Bacharel em Filosofia e Teologia em Roma, Doutorado em Ciência Política da USP. As palestras serão na Associação Médica de MG, sala 6 na Av. João Pinheiro 161 - B.Horizonte - Informações no telefone: (31) 3286-1105. Visite a página http://geocities.yahoo.com.br/icgjmg/

domingo, 2 de setembro de 2007

DIA DE SOL

Não viva mais as sombras, os desvios, os medos de seu caminho; viva antes o sol que tem sempre nascido e brilhado cantando a glória de Deus, a beleza da natureza os dons que lhe foram dados generosamente.

Tenha, outra vez a alma da criança que um dia, em você, foi livre, sensível, despreocupada e produtiva. Viva a criança que um dia balbuciou o nome de Deus e depois, já maior, gritava sempre: Deus existe e nos ama.

Deus existe e mandou Jesus para que sempre permanecesse ao seu lado, mostrando-lhe a unidade de tudo e o erro das divisões inventadas pela mente humana.

Não more mais nas sombras, nos desacertos sem luz, nas vibrações que enfraquecem porque não são as vibrações da unificação divina.

Olhe as estrelas sobre sua cabeça brincando de festa e de longínquas moradias. Abençoe a criança, aplauda o jovem, ajude o idoso no correr do tempo que lhe foi dado nesta passagem terrestre.

Preste atenção à música das esferas que complementam os reinos da criação de Deus, e ame e pacifique o mundo.

Desfaça o silêncio dolorido das solidões que um dia batem à sua porta e redime, no amor, todos os enganos e os desafetos.

Quando a voz se levanta e grita mais alto: eu amo a Deus em todas as suas expressões, as sombras estremecem e os males fogem de você e de todo o seu mundo renovado.

Lembre-se como é importante viver o hoje em que o sol nasceu claro e as aves cantaram festejando-o.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Entre luzes e sombras

Para acendermos a luz interior, precisamos começar a vibrar em ritmo novo, mais suave e leve, adequado ao bem que aspiramos para nós e para o planeta. As lições diárias da vida são um fluir de convites amarmos ao próximo como a nós mesmos. E aprendermos a amar, servindo a cada necessidade que surge junto a nós.

Para acendermos a luz interior, precisamos crer na beleza da vida e saber abençoá-la, abençoando a tudo o que fazemos, e libertando-nos dos preconceitos e egoísmos. É necessário exercitarmos a vibração da paz e compartilharmos os dons que recebemos.

Diz o ioga que determinado tipo de energia, que acumulamos tende a manifestar-se segundo sua natureza. Doenças, violências, vícios, são energias mal qualificadas e mal dirigidas que devem ser dissolvidas nas ondas de luz e do amor cósmico que sempre flui quando encontra campos propícios.

Energias bloqueadas ou congestionadas desorganizam o corpo e a mente e levam-nos a manifestações indesejáveis. É importante que elas sejam trazidas ao consciente e aí trabalhadas e aperfeiçoadas.

Pensamentos, palavras e gestos são correntes de forças destinadas a cumprir o que elas representam. Assim o canto, a música ou o poema irradiam beleza e transformam o ambiente, corrigem a saúde ou até os negócios. Nesse tempo de síntese, poemas podem ser úteis, limpando o ambiente e predispondo as pessoas ao bom convívio e à solidariedade.

Por vezes sentimos que vem do céu aberto a custo, vem do vento sem dar susto, este amor que é amplidão. Sai do campo, não tem pranto, sai da estrada, sem espanto, passa firme neste chão. Ou vem da lua que inaugura, na areia uma figura, de perfeita projeção.

Devemos nos sentir sempre um mistério em vibração, como filhos da amplidão.

Há uma consciência cósmica e devemos saber, cada vez mais, que ela nos governa e dirige, com sabedoria e beleza, por isso encheu o mundo de flores, de sons harmoniosos, de perfume, de cantos, poemas e lagos. Ela tudo faz para acordar em cada um o sentido do belo, do bom, do fraternal, do evolutivo, e dissolver as sombras criadas pelos que não flutuam na reta consciência, no reto amar. Ou seja, no amor crístico.

A mente é um instrumento que precisa ser disciplinado para dar frutos luminosos. E os acontecimentos de nossas vidas devem ser bem observados para conhecermos seus recados de elevação e de libertação. Pois a luz maior nos espera até que brilhemos como o sol, ou como estrelas em especial alinhamento.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O EU SUPERIOR


Quando a grande maioria da humanidade fala do Eu e do Meu, está referindo-se apenas a uma parte do seu Ser; à sua personalidade. Alguns pensam que sua realidade única, ou principal, é a personalidade, quando ela é apenas parte de sua expressão. A parte mais densa, perceptível, primária e limitada, além de muito mutável.
Quando se diz eu não posso viver sem ele, ou Eu não o suporto, está-se falando do corpo de desejo, da sensação, do plano da emoção. Plano variável e transformável a cada momento. Quando se fala Eu não aguento esta caixa, fala-se do corpo físico, da força muscular. Quando se diz Eu aprendo facilmente, refere-se ao plano ou corpo mental.
Vê-se, portanto, que só em sua personalidade o homem funciona e expressa-se em vários níveis de consciência. Quando se aspira e se busca o mundo interior, o Cristo interno do cristão, quando se aspira ao bem comum, ou se recebe uma intuição, uma revelação elevada sai-se do plano da personalidade e toca-se o nível da alma onde os valores são outros. O Eu superior, a realidade mais profunda e mais plena do ser, é o ponto de união entre o Espírito e a personalidade, é a porta para a unificação com o Espírito.
Assim, quem possui e deseja, quem agride ou agrada, quem sofre ou tem prazer, quem se magoa ou insulta, ou se sente magoado, ofendido e insultado é sempre a personalidade. Personalidade em evolução ou involução. A alma é fraterna e se sabe irmã de todos.
A humanidade está chegando a um ponto evolutivo em que muitos estudam e começam a compreender a complexidade do ser, podendo assim agir de forma mais harmoniosa, justa e pacífica que são degraus de purificação indispensáveis à redenção e ou libertação e a sintonia com um plano de mais luz e plenitude de consciência.
Muitos jovens estão recebendo este adiantamento da raça com clareza e fácil aceitação. São sementes novas que devem florescer em breve, respeitando a vida como um todo. Porém, em qualquer idade todo aquele que não estiver cristalizado e buscar as fontes corretas das revelações divinas, o reino de céu em cada um, passará a ter uma visão nova e um conhecimento mais amplo de si mesmo e das metas evolutivas do homem.
Jesus disse que ainda não foi manifestado aquilo que Deus preparou para os homens, seus filhos. Viemos todos ao plano físico e precisamos conhecer nosso instrumentos de trabalho, nossos campos de expressão, para funcionarmos segundo as leis universais. Só assim entraremos em unidade e em liberdade.
-----------//-----------

Contatos:
* A terapeuta ocupacional Talita Mary, coordena toda quinta-feira a oficina da memória que tem como objetivo desenvolver os processos criativos, abstração e raciocínio, utilizando como recurso exercícios, atividades lúcidas e arte. Informações e inscrições: (31) 3483-3091 / 8734-7258
* A FCE - Universidade da Luz, à Rua Ouro Branco 38 - Bairro Pompéia, em B.Hte promove palestras às quintas-feiras no horário de 20 h. Entrada franca. Informações: (31) 3466-5066 ou pelo site www.universidadedaluz.org.br
* A psicóloga e consultora em Recursos Humanos, Virgínia Cruz, ministra os cursos "Construindo a auto-estima e a autoconfiança" e "O poder da comunicação". Os cursos visam o desenvolvimento do potencial humano, o crescimento pessoal e a habilidade de se comunicar e se relacionar profissionalmente. Informações: (31) 3332-2364 ou e.mail: psicologiacursos@yahoo.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Tempo de Luz

Todos percebem que estamos num tempo de muitas tribulações para a humanidade e, é nesses períodos, que temos necessidade de luz e somos provados em nossa fé. É também quando sentimos mais difícil manter a fé integral e inabalável.

Só com a mente e o coração centrados na presença de Deus, nos maus e nos bons momentos, conseguimos superar as horas cinzentas que nos atormentam, ou algum caos exterior.

Só quando não excluímos nada da comunhão com Deus que os caminhos abrem e podemos usufruir da paz mais constante. O Cristo age sempre, interna e externamente, para nos elevar e nos mostrar um plano superior de existência que nos é destinado, quando estivermos dentro de suas leis.

Cientificamente falando, como o ocidente gosta, tudo em nós é luz e energia, a partir de cada célula e cada átomo. Enquanto estamos no mundo físico e psíquico, precisamos equilibrar nossas polaridades em todos os níveis, materiais e sutis, para termos saúde e alegria.

Os próprios físicos há muito já nos falam da unidade de tudo, das energias mais densas que formam a matéria, e das mais sutis que interpenetram e se irradiam de tudo. São as energias manipuladas ou dirigida que promovem mudanças rápidas ou lentas no mundo em que vivemos.

Mesmo estados ou acontecimentos, que nos parecem difíceis ou negativos, são modificações e vibrações de nosso pensar, sentir, agir e existir. Depende de nós crescermos com elas, ou cristalizarmos e resistirmos.

Sem a fé e a confiança absoluta na presença de Deus, em tudo e em todos, e no seu cuidado amoroso com sua criação, nos sentimos vulneráveis e inseguros em nosso viver diário. Pois não é fácil participar da presença de Deus em nós, sem um estado interno de harmonia, louvor e prece. Em algumas ocasiões podemos, entretanto, pressenti-lo muito próximo e nos sentimos envoltos em sua luz.

O tumulto do mundo, externamente muito exigente, vai impedindo-nos daquela comunhão constante tão desejada e pouco alcançada. A energia divina muitas vezes nos escapa, sem que saibamos por que, e nos deixa na encruzilhada de fenômenos e dúvidas pouco esclarecedoras da verdade real, e apenas massificadora dos mais invigilantes.

Sem aquietamento, fé, meditação e prece, ficamos no meio do nevoeiro, de poluição do mundo, e das conquistas modernas que nem sempre respeitam as leis da alma. Elevando o pensamento a Deus nos aliviamos e nos purificamos da efêmeras e desgastantes modernidades que têm afastado o homem do conhecimento de sua origem e de sua meta superior.

______________//_______________

CONTATOS: Seminário da Luz - Palestras sobre: Leis da Mente - Os Segredos da Prosperidade - Harmonia no Lar - Oração Mútua (Oração de Benção e Cura) Dia 19/08/2007 - Hora: 9:00 às 16 h 15 - Local: Minas Centro - Informações e Reserva de Convites: SEICHO- NO-IE DO BRASIL - Regional: MG-BH-Paraíso - Telefones: (31) 3461-1501 / 3461-5147
A Linha do Tempo é a interessante mostra de desenhos de artistas famosos como Tarcila do Amaral, Portinari, Guignard e muitos outros que estarão expostos na Galeria Gesto Gráfico até o dia 11 de agosto. Telefone: (31) 3225-7628 - www.gestografico.com.br

segunda-feira, 23 de julho de 2007

NOSSOS CAMINHOS


Viver é sobretudo aperfeiçoar-se, se quisermos ter uma vida útil. O caminho de paz interior começa, realmente, com o equilíbrio interno com a capacidade de relaxar o corpo e de aquietar a mente. E a conquista do equilíbrio tem início com o aprendizado do silêncio. Primeiro o silêncio exterior, depois o mental. O falar demasiado é sempre desnecessário, rouba-nos muita energia e é obstáculo imenso para o crescimento interno.
No início do caminho, parece-nos muito difícil conseguir o silêncio tanto o físico, como o mental. Porém, ele é mencionado como roteiro indispensável em todas as religiões e filosofias, se quisermos penetrar, de maneira profunda, no reino da luz e da verdade.
A aquietação mental e silêncio são também frutos de uma disciplina constante e firme, pois sem ela, nada de valor pode ser conquistado, por mais bem intencionados que possamos estar. Todo oriental sabe disso e a maioria se prepara desde criança, para uma vida mais disciplinada e ritmada, seja qual for o rumo que deseja tomar, no campo da religião ou da filosofia, especialmente.
Mas nós ocidentais estamos habituados a falar muito, a polemizar e discutir sobre todos os campos de nossas atividades. Nos familiarizamos com os esportes ruidosos, as reuniões em clubes e bares, as corridas e às competições.
Quando temos um problema, não procuramos dentro de nós a raiz e a solução, mas o entregamos logo para que outro o resolva. Somos resistentes a qualquer disciplina ou renúncia, confundindo o auto-comando com falta de liberdade. E confundindo liberdade com desordem.
Entretanto, estamos na hora da verdade, já perdemos muito com o estágio infantil do despertar humano e agora as energias estão exigentes, estão acelerando a evolução, e destruindo a ignorância a respeito de nós mesmos, de nosso potencial e da forma de como atingi-lo.
Os processos desconhecidos por nós, são muitas vezes dolorosos porque opomos nossa resistência em mudar, em transformar todos aqueles pontos que nos são mais preciosos, mas já inúteis.
Se não respeitarmos agora as leis maiores, não chegaremos a lugar algum, ficaremos na bruma e no desassossego dos que dormem o pesadelo da matéria como única realidade da vida. Essa vida que é eterna, mutável e transformável.
Precisamos buscar dentro a calma, a vigilância, o silêncio, a intuição que nos dá a melhor compreensão para conviver com pessoas que estão em etapas de evolução diferentes da nossa.

-------------------------//------------------------

CONTATOS

FORMAÇÃO PSICOTERÁPICA - Estão abertas, no Centro de Psicologia Humanista, inscrições a um Curso de Formação Psicoterápica, centrada no cliente. Aulas de 7 de agosto a 23 de dezembro. Visa a auto-realização e a convivência harmônica. Fone: (31)3024-2280.
NOVA VIDA - A revista "História Viva" tem lançado números especializados em reconhecidas religiões como o Budismo e a vida de Buda, o Islamismo e outras, pela Editorial Duetto. Informações: www.duettoeditorial.com.br.
DANÇA - A Companhia de Dança está oferecendo aulas de dança de salão, bolero, Forró, Tango e outros rítmos. Fone: (31) 3291-3030.
YOGA - Cleise Maria Pereira Soares promove aulas de hata-yoga, alongamentos, relaxamento, respiração e meditação, além de aulas para gestantes. Atende em sala ou em domicilio. Informações: (31) 3222-5964.
SAÚDE - O Núcleo Crescer trabalha com fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e atendimento ao bebê ao idoso. Fone: (31) 3241-4558.
ASTROLOGIA - O "Universo" Centro Cultural vai iniciar em agosto um novo Curso de Astrologia em 3 níveis, básico, adiantado e avançado. Interpretação de mapas, pre visões e estudo dos elementos. A orientação e de Renato Quintino. Fone: (31) 3296-9613.
C.G.JUNG - O Instituto Jung preparou para agosto as palestrar: dia 6, Tempo da Delicadeza e O Amor aos Livros; dia 20, A Cegueira de Saulo na Estrada de Damasco; dia 27, Ritos de Passagens. Todas as palestras às 20 horas, na Associação Médica. Informação: (31) 3286-1105 ou http://geocities.yahoo.com.br//icgjmg/

quarta-feira, 11 de julho de 2007

TRIGUEIRINHO

Trigueirinho, para quem não conhece, é José Trigueirinho Netto, um escritor nascido no Brasil, em 1931. Sua obra torna explícita uma realidade maior, da qual a humanidade se aproxima com rapidez. Na medida em que certos processos planetários amadurecem, vislumbra-se um novo começo para todos os que se dispõem a ir além dos limites do conhecido. Seus livros, cerca de 2 milhões de exemplares publicados, foram traduzidos para o espanhol e traduções para o inglês e o francês, encontram-se em andamento, além de braile.

Perguntas a Trigueirinho.

Quais são as instruções para o atual momento de caos?

Esta época, que nos pede mais aprofundamento da consciência, nos dará os elementos necessários para praticarmos a interiorização. Cada um de nós precisará ter a fé confirmada e reforçada, pois é do mundo interior, por meio da fé inabalável, que nos virão todos os recursos materiais, psicológicos e espirituais para atravessarmos do modo mais harmonioso possível os momentos de caos que se fazem visíveis por todo o planeta.

Na busca do contato com o próprio centro interno da consciência, alguns perceberão claramente a presença das Hierarquias Espirituais; outros captarão de modo direto as instruções para si para a ação prática que devem desempenhar como auxílio à humanidade.

Se não existirem apegos às fórmulas de trabalho espiritual e expectativas, a energia não se congestionará no indivíduo. Desse modo, estando ele entregue às energias superiores dentro e fora do seu ser, o Plano Evolutivo, perfeito como é, se realiza dentro e fora dele sem dificuldades.

Que acontecerá conosco?

Sabendo em princípio que existe uma linha de ação e de vida para cada um de nós, estabelecida há tempos pelo nosso espírito em harmonia com as Hierarquias a ele coligadas, nenhuma preocupação devemos ter quanto ao destino. Precisamos entregar-nos ao silêncio interno, saber ouvir a voz interior, calar o sentido crítico desnecessário e o julgamento impiedoso que em geral fazemos dos fatos correntes e dos demais seres. A prática de julgar e falar inutilmente enevoa os espaços sutis da mente, deixando-a sem capacidade para receber e elaborar mensagens e impulsos internos de amor ou instruções para uma ação construtiva nestes momentos de caos.

Há indivíduos que buscam esse contato interior em silêncio, sem que ninguém o perceba; outros têm necessidade de manifestar suas atitudes mesmo que discretamente. Não importa qual seja o temperamento da pessoa, o mais importante é estar entregue ao próprio Eu Interior e considerar-se unida aos companheiros de caminho.

Todos os caminhos são igualmente bons?

É inadequado, no trabalho de aprofundamento da consciência e de união, fazerem-se comparações entre os indivíduos e seus trabalhos espirituais. Cada um é produto do caminho que percorreu até agora através de milhões de anos de experiências variadas. Portanto, as comparações são inúteis supérfluas, já que todos são frutos da mesma Lei Criadora, têm uma única meta (embora nem sempre a conheçam) e mais cedo ou mais tarde irão alcançá-la.

Há dificuldades intransponíveis?

Nenhuma força externa desintegradora e nenhuma situação, por mais violenta que seja, podem impedir que o indivíduo busque o próprio contato interno – a menos que o permita, que se distraia com as forças circulantes. Mesmo que passe por ataques de forças hostis à evolução, mesmo que circunstâncias cármicas que o cercam sejam desfavoráveis, nada disso precisa pesar no seu trabalho de aprofundamento, pois esse é essencialmente secreto e invisível. Se o indivíduo já tem clareza da própria meta espiritual e se tem consciência da decisão que tomou em sua vida, nada de negativo pode prevalecer em seu caminho interior. Cuidar da própria purificação, coisa muita necessária, significa ficar disponível para a ação de Leis Superiores que regem os níveis transcendentes de consciência. Harmonizados com essas leis poderosas, aceitamos com naturalidade tudo o que nos chega como prova e encaramos as crises como oportunidade de mudar pontos de vista e de transformar nosso modo de agir.

CDs de Trigueirinho que ampliam estes temas:

Ø Cura Profunda (mai. 2001)

Ø Provas da Vida (nov. 2001)

Ø Mudanças em nossos Corpos (fev. 2002)

Ø Caminhos Especiais e o Caminho da Maioria (fev. 2002)

Ø O Novo Código Genético, essa Presença (out. 2002)

Ø Síntese, Lutas e Novas Instruções (mar. 2003)

Ø Das Lutas à Paz (jun. 2003)

Ø A Subida da Montanha (ago. 2003)

Ø O Visitante (fev. 2004)

Ø Confins do Universo (dez. 2004)

Ø Novas Propostas de Retiro em Figueira (set. 2005)

Ø Equipes Integradas em Horas de Caos (out. 2006)

Ø Conversas com Trigueirinho n.86 (set. 2002), n.128 (mai. 2003), n.293 (mar. 2005), n.328 (jul. 2005), n.392 (mar. 2006), n.394 (mar. e abr. 2006).


Mais sobre Trigueirinho visite o site: http://www.trigueirinho.org.br/