quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A sabedoria de renovar

Reconhecer a vida como um todo e não apenas em nossos departamentos particulares é prova de prudência e de sabedoria. Pois a Vida Universal é circulante, fluente e dinâmica. Tudo que nos chega às mãos é para ser compartilhado, só assim nos será benéfico. Tudo procuramos reter só para nós, ou superar aos outros, é fonte de sofrimento, é energia destrutiva do egoísmo e do limite humano.
Essas leis funcionam no plano material ou mental e afetivo. É dando que recebemos, é semeando que colhemos, é tentando elevar a todos que podemos também subir mais um degrau.
Sondar a luz é muitas vezes queimar as próprias asas no crepitar da chama que nos atrai sempre mais. É ser um pouco como a vela que para iluminar consome-se. Chamar a luz é clamar pelo imponderável, onde a alma se perde em vertiginosa escalada. Depois de partida para o alto, não há como deter a marcha, não há como temer os abismos. O perceber gradual, o reconhecer constante, dilatam os horizontes e dão firmeza aos passos inseguros iniciais.
Tudo deve ser purificado e espontâneo na hora da beleza maior, porque só no auto-conhecer-se e auto entregar-se à fonte da vida, é que se toca o ponto central da verdade Só assim se percebe o núcleo da vida superior de onde se partiu e para onde se deve regressar um dia.
A própria condição humana de vibração densa e de interesses superficiais colocados como meta na vida da maioria, explica nossas quedas e nossas dificuldades de alçar o primeiro voo.
Porém, a consciência da onipresenca pode tudo limpar, tudo ordenar e preparar o campo para as energias mais puras se manifestarem. O impulso para o objetivo correto deve partir da aspiração constante e da reformulação da vida nos seus pontos mais densos.
Estará o mundo disposto a varrer seus medos e abrir o coração ao chamando do Senhor da luz e do amor, que espera por nós
Para isso é preciso relaxar e deixar de lado toda tensão e angústia e confiar no amor que nos criou e nos sustenta. De dentro de cada cédula, de cada átomo do coro pode brotar a vitória do amor. Isso é mais ou menos o que nos ensina Ken Carey em seu excelente livro, "Visão" da Cultrix-Pensamento.
O espírito não é exterior e parte sempre da essência da vida, de nosso núcleo interno e se irradia para todo o exterior. Precisamos nos unir nessa corrente de amor.
É hora de irradiarmos diariamente essas correntes de luz, para as quatro direções da Terra: norte sul, leste e oeste, cobrindo assim todos os seres vivos com a luz maior lançada pelo Criador, para a realização de um plano radioso e perfeito sobre todo o planeta.
Só assim combateremos as trevas que se infiltram com as mais indesejáveis vibrações e distorções.

----- // -----

Irradiando luz

Estará o mundo disposto a varrer seus medos e abrir o coração ao chamado do Senhor da luz e do amor, que espera por nós?
Para isso é preciso relaxar e deixar de lado toda tensão e angústia e confiar no amor que nos criou e nos sustenta. De dentro de cada cédula, de cada átomo do corpo pode brotar a vitória do amor. Isso é mais ou menos o que nos ensina Ken Carey em seu excelente livro "Visão" (da Cultrix-Pensamento).
O espírito não é exterior e parte sempre da essência da vida, de nosso núcleo interno e se irradia para todo o exterior. Precisamos nos unir nessa corrente de amor.
é hora de irradiarmos diariamente essas correntes de luz , para as quatro direções da Terra: norte e sul, leste e oeste, cobrindo assim todos os seres vivos com a luz maior lançada pelo Criador, para a realização de um plano, radioso e perfeito sobre todo o planeta.
Só assim combateremos as trevas que se infiltram com as mais indesejáveis vibrações e distorções.

____________//___________

Contatos:

Agradecimento - Estamos agradecendo e retribuindo as mensagens de Natal, tão carinhosas que temos recebido. Entre elas, a Missão Ramacrisna e a Prefeitura de Betim, Priscila Ellen (muito bonito cartão). Que Deus os abençõe.

Terapia - A terapeuta holística Denise Berenice atende com trabalhos de Reiki, florais e Tarô. Ministra também cursos e faz atendimentos individuais. Informações (31)3371-1229.

Reencarnação - Foi no Brasil que o autor psiquiatra e pesquisador canadense Ian Stevenson lançou recentemente, o seu livro "Casos Europeus de Reencarnação" da Editora Vida & Consciência". Ele é também autor de outros livros sobre o tema.

Yoga - A professora Tereza Ribeiro convida para aula experimental de yoga, na União Israelita à Rua Pernambuco 326 - BH. Informação e hora marcada pelo telefoned (31)3213-7758.

Memória - A terapeuta Talita Mary ministra, semanalmente, uma Oficina de Memória, visando melhorar a criatividade e ampliar a memorização. Informações e inscrições no telefone (31)9969-1389.

Paulo Coelho - Recentemente a revista Forbes publicou que o escritor brasileiro Paulo Coelho é o segundo mais influente na rede social do Twitter. Ele teria mais de um milhão de seguidores. O primeiro é o canadense Justin Bieber.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VIDA COLETIVA

Atualmente, as pessoas precisam desligar-se um pouco mais dos próprios problemas para se coligarem melhor com a vida coletiva do planeta que necessita de ajuda imediata, sob todos os aspectos visíveis e invisíveis.
Todos podem trabalhar para melhorar a situação mundial que se apresenta em alguns aspectos bastante caótica e desordenada. Especialmente na sua expressão física, no campo emocional e astral.
O nível interno de cada um precisa ser melhor trabalhado pela prece, pelo desapego, pela compreensão, pelo serviço desinteressado, etc.
Pois tudo isso trará purificação em todos os níveis e reorganização emocional e mental. É um trabalho para o âmbito pessoal e para a esfera coletiva ao mesmo tempo.
Só assim seremos canal de mais luz para dissolver as energias do desamor, da violência, da ignorância, da poluição moral e mental, das forças do mal, de um modo geral que hoje envolvem a Terra.
Só pode haver treva e confusão onde a luz interna não foi ainda liberada. E este tempo é especial para tomarmos consciência disso. As condições atuais tanto liberam forças negativas como positivas e quem não se precaver pela vigilância, pela fé, pela oração e pelo perdão estará sempre ao alcance das densas energias da sombra e do desassossego, da depressão e da angustia que são correntes destrutivas, muitas vezes.
A dor é um mestre que surge quando os mestres do amor, da compreensão e da sintonia com o Cristo falharam em nós, por nosso descuido, desligamento, preguiça ou ignorância.
O astral planetário precisa ser limpo, ser purificado para que as manifestações no plano físico tomem rumos mais pacíficos e harmoniosos.

-------------//-------------
Caro irmão na Luz.

Quando em pleno silêncio podemos despertar e perceber a beleza e unidade da vida é certo que estamos no caminho da plenitude, sempre almejada. Onipresença é o raio da verdadeira luz que, por segundos, conseguimos tocar. Ali, compreendemos muito mais do que até então havíamos alcançado com esforço e disciplina, há tanto tempo. Não desanime.
Hoje presenciamos um novo ciclo pelo qual está passando nosso planeta que, como toda a galáxia se renova sempre.
Precisamos no lembrar de que essa renovação não é só humana mas planetária e até cósmica. Na Terra evoluem as raças humanas, os reinos minerais, vegetais e animais e, com todos eles devemos colaborar, dentro de nossas possibilidades. Tudo é uno, tudo é onipresente. Atualmente estão chegando à Terra rios novos, transcendencias que os que se põem à margem do caminho, dificilmente reconhecem ou aproveitam de sua glória.
E todos nós sofremos para dar esse novo passo, rumo à superior luz que nos é predestinada. Os caminhos por vezes são ásperos e íngremes, porém dentro de nós há uma força maior, um propósito definido do qual não podemos, nem devemos escapar. É a atração do grande Pai a nos chamar e proteger.

_________//________

Contatos:

LOURDES - Está em circulação, mais um número do Jornal do Bairro de Lourdes, focalizando também o "Centro Espírita Manoel Felipe Santiago" e o trabalho realizado pelo grupo. Ali, uma equipe de voluntárias faz distribuição de alimentos e roupas. O Centro fica na Rua Leopoldina, 685 - B.Santo Antônio - BH. Com o lançamento de filmes espíritas o número de interessados em conhecer a doutrina tem aumentado.

NOVA BACTÉRIA - Interessados em estudar a vida em outros planetas, estão pesquisando agora uma bactéria alienígena, encontrado no lago da Califórnia, capaz de substituir o elemento fósforo, o qual é indispensável nos elementos da nossa Terra.

REVISTA ECOLÓGICO - Acaba de sair em Novembro, outro número excelente da revista Ecológico, comemorando o segundo ano de muito sucesso. Sob a direção do jornalista Hiram Firmino, ele aproveita o número, não só para festejar os dois anos de edição, como também, prestou merecida homenagem ao ambientalista Hugo Werneck, um dos maiores defensores da sustentabilidade da natureza em nosso planeta. Parabéns!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sacro e Moderno

Pode-se observar, com alegria, as tendências crescentes entre as várias igrejas, grupos espiritalistas e seus diversos ritos. Concessões simples ou profundas e complexas surgem. Todos querem aumentar ou renovar seus adeptos e encher seus espaços sagrados ou leigos.

Nota-se que no Ocidente há uma abertura mais ampla nos cantos, danças e quebra de tradições. São introduzidas músicas, bailados, pulos e palmas que lhes parecem atrair os mais jovens.

No Oriente ainda se crê que a elevação do espírito, que é a finalidade de uma reunião ou rito, crê no silêncio ou nas músicas mais suaves e capazes de tocar o nível superior da alma com mais realidade.

O silêncio, a harmonia, o sagrado devem ser preservados quando a intenção é buscar Deus e suas bençãos.

Atualmente, não se deve julgar o que é mais antigo ou mais do agrado dos jovens, mas o que, como evolução espiritual, é mais eficaz e já realizado.

Encher os espaços não é o principal objetivo, mas despertar o espiríto e assim caminhar para um lugar de mais luz e mais próximo do Criador que, no planeta Terra, nos põe sempre à provas variadas. Mas viva a nova unidade de todos!


____________//___________

Contatos:

Espírito de Lider - Foi lançado no final de setembro, pelo Centro de Retiros, Brahma Kumaris, o livro "O Espírito de Lider", de Ken O`Donnell, volume II. O autor é australiano e já produziu 12 outros livros, ensinando neste a lidar com a incerteza permanente. Informações "Portal da Paz", (31)3371-9802. A Brahma Kumaris tem promovido cursos, palestras, meditações e atividades especiais.

Harmonia - No espaço budista "Casa Branca" estão sendo promovidos encontros com a natureza, para no máximo 20 pessoas, em cada grupo, durante toda a semana. A orientação é de Regina Célia e Mariangela Bydsen. Informações (313287-7147 e 8745-4450. Há calma, silêncio, natureza, piscina e ar puro.

Meditação - A Prof. Maria José Marinho tem promovido às sextas-feiras, às 9 horas um meditação tibetana, no seu Centro de Yoga, à Av. do Contorno 4614 1º andar - BH Informações (31)3225-4222.

Terapia do Brilho - A terapeuta Anelise Nannetti, credenciada em terapia do brilho, atende em BH, em sessões de Terapia do Brilho ou Frequência do Brilho. O atendimento consiste na abertura de vários portais - ou chacras bloqueados - no corpo humano, despertando memórias energéticas. Informações (31) 9130-5128. O trabalho já foi mostrado na TV numa entrevista de Roberta Zampeti, às 19 na Rede TV.

sábado, 20 de novembro de 2010

Vibrações novas

Entramos em ritmo e vibração nova. Há um coronel comandando nosso batalhão mineiro.
Há muitos anos, quando comecei a interessar pela ioga, sufismo, budismo, induísmo e outros ensinamentos orientais, seculares, uma coisa chamou-me a atenção. Vivemos em ciclos.
Estamos atravessando hoje, o final da "kali iuga", ou idade do ferro, tempos difíceis. Vamos entrando, gradualmente num ciclo ou era nova onde as transformações serão progressivamente maiores com as energias femininas se acentuando.
Na visão esotérica, ou mística, estamos saindo do domínio paternalista, da penumbra onde o masculino predominava e nos abrindo para o ciclo da libertação e da elevação na luz onde o feminino desabrocha.
As energias cósmicas que, aos poucos vão chegando, vêm do ciclo, conhecido no oriente como sendo da Divina Mãe. O oriental cultua um só Deus Pai-Mãe, ambos com energias que se complementam. O Pai cria, a Mãe materializa. Falava-se lá, há muito, sobre a era do comando do amor sabedoria, dirigido por Ela.
Sem dúvida, o que estamos vendo hoje, cada vez mais é a mulher se libertando, em todos os continentes e acessando posto até então redutos dos homens.
A redenção do Cristo está em todos dentro de um equilíbrio masculino / feminino.
Já não estranhamos mais governadoras, prefeitas, delegadas, promotores, cientistas PHD e libertação até no vestir ocidental e oriental. Assim a nomeação da Coronel Luciane Magalhães de Albuquerque, comandando cerca de oitocentos soldados já não espanta ninguém.
Tudo isso sem falarmos nos cargos de outras áreas como a mecânica, a engenharia, as motoristas de ônibus e táxis, as que ingressam nas artes marciais, na aviação, nos campos de futebol e muitos outros, a energia feminina vai aparecendo.
Entre os ocidentais a Mãe Divina não é tão abrangente e é reconhecida como as várias denominações da Nossa Senhora que, segundo muitos, tem aparecido em vários lugares e nos mandando mensagens de mais paz, justiça e luz entre os povos.
Dia ioga do fogo: "Apressai-vos a manifestar o novo mundo, pois não há força que poça impedi-lo". As próprias crianças nascem hoje mais ágeis, dinâmicas e sensíveis ao novo.
Alarguemos nossas consciências para o mais unido, mais justo e mais belo; é o que o Deus Pai / Mãe espera de todos.
___________//___________

Contatos

ECOLOGIA - No ciclo autal, pelo qual passa a Terra, nada melhor e mais útil do que lermos a revista Ecológico. Na última lua cheia ela aborda especialmente o último santuário natural já preservado em nossa região, nossas praças e também ótimos comentários sobre os livros mediúnicos, especialmente "Nosso Lar" que foi aproveitado em filme de grande sucesso. Aliás as psicografias parecem ser muito úteis nesse nosso tempo de materialismo e catástrofes.

JORNALISTAS - Também em circulação o jornal "Pauta", de defesa dos jornalistas, e comemorando os seus 65 anos de atividade. Ele começou como uma pequena revista mensal e agora está com porte de grande jornal. Congressos, debates, campanhas salariais são abordados.

BOA LEITURA - O livro "Cabana" de William P. Young, é uma das obras de grande sucesso atualmente. Editora Sextante, R$29,90. O texto mistura ficção e realidade e é bastante ecumênico e encara as religiões de forma ampla.

HIPNOSE - A psicóloga e hipnoterapeuta Sonia E. Fonseca realiza de 22 a 25 de Novembro um curso de capacitação de hipnose ericksoniana dirigida aos profissionais da área. Informações (31) 3283-3796.

TERAPIA - A terapeuta Maria Vitória Ferreira Pinto faz atendimento domiciliar de Fisioterapia. Informações (31)3296-1057 e 8788-0012.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Natureza em festa

O dia vai rolar ainda em suas rodas de surpresas. Mas já tenho nas mãos quatro horas que não devo trocá-las com ninguém. O nada, hoje, está povoado de cores. Recuso-me ao tédio, antigo ou novo.
Passei em revista girassóis perfilado e margaridas novas que perfumavam segredos. Aquela parada estimulou-me. Ouvi coisas fabulosas sobre a vida evolutiva e acreditei nelas, num retrocesso quase de infância, num relembrar suave. Cúmplice das histórias de gnomos e fadas, dancei moderna sobre o gramado novo e fresco.
Por um instante convido-os à credulidade livre e espontânea. Hoje é dia de espiral do silêncio místico e subterrâneo como se fosse uma prece heróica.
O sol, três vezes afastado voltou alegre à rua e acendeu, perto dos pés, grãos coloridos de areia ou sementes. O asfalto quase o refletiu. Não resta dúvida, o dia é de novidades.
Ponha azul nos olhos e pendure flores nos varais. Por certo haverá festa. Não peça explicações, não exija provas. Se necessário comova-se, mas não tente compreender.
Ouço passos, percebo vozes. São cantos? Retenho a respiração. A porta, por certo, vai abrir-se e alguém brincará de descobertas para o espanto de todos. Se houver vitória, empresta-lhe sua coroa. Há um cetro sob a árvore mais florida.
Hoje, transpus o muro da distância e passei algumas horas de mãos dadas com a ternura. Devo reparti-la para que expresse seus segredos. Guardei dela uma palavra chave, para liberar a música presa em pautas muito antigas e agora libertas.
Vi morrerem líricas recordações de um passado que não era de todo meu, e passei a frequentar um presente verde de real alegria.

_______________//______________

Contatos:

Espiritismo - Funcionando desde 206, está na Internet o site http://www.tvmundomaior.com.br/ , mantido pelo Instituto André Luiz, encabeçado ela editora e distribuidora Mundo Maior. A programação está 24 h no ar. Também já chegou às bancas a revista "Espiritismo", focalizando entre outros temas, o "Nosso Lar" - mistérios da vida após a morte, "Animais de Estimação" - amizade que supera perdas, etc. A publicação difunde também vários livros como "O Barão de Santo Ângelo", "O Espirita da Corte, de Paulo Roberto Vila. Comenta ainda sobre o Congresso Espírita Mundial, realizado em Valença na Espanha, de 10 a 12 de Outubro deste ano e a homenagem do centenário de nascimento de Chico Xavier.

C.G. Jung - No mês de Novembro, o Instituto C.G. Jung promove os seminários: dia 22, "Agenda 21 - Sinal verde para o desenvolvimento sustentável". Falará o Eng. Oldair dos Santos Junior, Presidente do Instituto "Águas da Terra". No dia 29, Frei Moser, doutorado em Teologia falará sobre Psicologia e Ética, uma inspiração Junguiana. Ambas serão às 20 h na Associação Médica, na Av. João Pinheiro 161 - Centro - BH.

Santo Antônio - Comemorando 43 anos de atividade, foi lançado mais um boletim da Paróquia de Santo Antônio, onde Cida Gonçalves faz um comentário sobre "Em defesa da vida".

Ecumenismo - No Templo Budista Tibetano Chagdug Dawa Drolma aconteceu um encontro ecumênico, recebendo participantes de diversas tradições, em nome da PAZ. O primeiro encontro foi em Curitiba em 2009.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Campos de Vida

Algumas pessoas que estão tomando contato recentemente com a vida em outras dimensões, perguntam a respeito dos corpos humanos, que são sete, segundo várias pesquisadores do assunto.
Na yoga aprende-se que, no nível inferior temos quatro expressões de energia: o corpo físico, denso que se nutre de alimentos comuns, na maioria das pessoas; o corpo ou nível vital, feito de energia ainda relativamente densa; o corpo astral ou emocional, feito de emoções e sentimentos; e o mental inferior onde vibram os pensamentos concretos. Por serem quatro, o nível inferior tem como símbolo o quadrado.
Já o nível superior, ou Eu superior, tem como símbolo o triângulo e se expressa através de energias mais sutis e refinadas em cada um de seus planos. O primeiro deles é o campo dos pensamentos abstratos. E é chamado Mental Superior. O segundo é o Budhico, onde se formam os sentimentos devocionais, artísticos e o amor universal. Finalmente, o mais elevado nível de expressão humana é conhecido no oriente como Átimico, de onde procedem a percepção, a sabedoria e a intuição.
Como se vê não são propriamente sete corpos, mas sete níveis de expressão humana. Do plano inferior, da vida física, material, da vida do instinto, vamos conquistando outros níveis de expressão mais elevada, onde há mais luz, mais paz e finalmente ausência de sofrimento e de preocupações.
Começamos funcionando como seres separados e preocupados com a personalidade que se prende aos quatro níveis inferiores. Eles não são para serem desprezados, mas reconhecidos e conquistados, para que sejamos donos e não escravos das energias desses campos.
Depois expandimos nossa consciência para os campos superiores, onde percebemos a interligação de tudo, a fonte única e divina.
Pensamentos, sentimentos, preces atuam em vários campos da energia. Mas tudo é relacionado e pode-se remover um problema apelando para um ou vários recursos densos, médios e sutis.
Em nossos corpos circulam energias telúricas, magnéticas, elétricas e cósmicas, cada uma delas com sua função especial, mas todas elas interdependentes. As mais sutis e elevadas sempre dominam as mais densas e primárias. Por isso a fé, a prece os bons pensamentos, os corretos sentimentos podem fazer transformações verdadeiramente espantosas e até milagrosas.
Atualmente, muitas curas se baseiam no reconhecimento e atuação adequada e pura, nesses níveis mais profundos do individuo.
__________________//_________________

CONTATOS

Espirita - O Hospital André Luiz, comemorou seu 43º aniversário com palestras sobre "Causas espirituais das dõenças", "O Evangelho como recurso terapeutico no tratamento" e "Psiquiatria e Alcoolismo ou drogas". Informações (31)3115-2611. Rua Ursula Paulino nº 7 - B.Salgado Filho - BH

Ciência Sagrada - Acaba de ser lançado no espaço cultural da Livraria Leitura a 2ª edição do livro "Chaves do Segredo" de Paulo Bernardo. A obra revela as 9 chaves do segredo, contidas na oração universal ensinada por Jesus de Nazaré.

Jorge Perutz - O bem sucedido empresário Jorge Perutz, recentemente falecido, foi o autor do livro "Visões Cósmicas para se viver com ética". Ele ensinava que a matéria limita e aprisiona, mas a percepção do eterno, do infinito, nos faz ter a certeza de que a outra vida, e não essa, é que é a eterna. Aqui é passagem. Perutz foi escritor, empresário e fundador do Instituto Aletheia.

Frequência de Luz - Eduardo Chianca, pesquisador de ciências holísticas promoveu uma palestra sobre "Frequência de Luz". Isto é um sistema novo e avançado que tem sido apresentado como terapia energética que ativa o sistema imunológico, expande a consciência e melhora a saúde. Informações (31)9971-6552 e (31)3223-6552.

Ecológico - Muito interessante e bem ilustrada tem circulado, toda lua cheia, a revista Ecológico. Telefone da redação é (31)3481-7755.

Poesia - Foi lançado no dia 18 de Outubro o livro do conhecido e admirado escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna, "Que país é esse?". O título ficou célebre desde o tempo do regime militar, quando o poema foi lançado. A edição atual foi feita pela Global Editora. Informações (31)3219-8656.


------------------//----------------

Relembrando Minas

Quem escreve e, como nós, não é muito organizada, vai guardando um papel ali, um livreto aqui, uma lembrança além e quando vê, surge de repente uma surpresa.
Outro dia, encontramos um pedaço do passado remoto que envolve muita gente hoje conhecida e admirada. Estudávamos na primeira turma da Escola Guignard, e logo formou-se um grupo muito afim. Mário Silésio, Amilcar de Castro, Maria Helena Andrés, Farnase Andrade, Heitor Coutinho, Chanina, Bax, Solange Botelho, Marília Gianetti e muitos outros.
Ao grupo, juntavam-se, quase sempre, os jovens poetas e literatos da época. Entre eles, Hélio Pellegrino, Edmur Fonseca, Sábato Magaldi, Octávio Mello Alvarenga e o hoje muito conhecido, Wilson Figueiredo, além de tantos outros que foram tomando seus rumos de crescimento na literatura, jornalismo, ciência, etc.
Na ocasião, o grupo de literatura publicava os cadernos "Edifício" dirigidos, se não me engano, por Wilson e Octávio Alvarenga, onde o grupo publicava, a cada número, suas iniciações literárias.
O caderno nº 2, que estava entre os meus guardados trazia poemas de Hélio Pellegrino, na ocasião estudante e muito amigo de meu irmão, também médico, Ângelo Laborne. Hélio, depois, foi grande psiquiatra no Rio de Janeiro.
O Edifício nº 2 trazia os poemas: Poema do Príncipe Exilado e Deixa que eu te Ame, do inquieto Hélio. Retirei do primeiro, assim ao acaso, esse pequeno trecho:

"A pérola, a gravata, o anel cravejado?
Quem sou eu que de repente abre a porta,
e se esquece e responde pelo nome: DESVAIRADO!!
Quem sou eu que de luto amanhece entre jornais,
E pela noite traz um cravo e um sorriso no automóvel?
Quem sou eu que respiro entre escuros volumes,
Frios de fria morte encadernada!
Quem sou eu que com um alfinete adormece a amada
Para cruzar descalço os ladrilhos transversais,
À procura do passado?"

Assim era o saudoso Hélio e o saudoso tempo da fundação da Escola Guignard, dos cadernos do Edifício e dos antigos tempos que passam, e não morrem, mas de repente gritam: Estou aqui!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Palavra e Vibração


A palavra no Homem, diz o mestre oriental Yogananda é o Espírito no Homem. Ou seja, é também a vida que circula no homem, seja falada, escrita ou pensada.
O ser humano tem vários níveis de vibrações, energias mais sutis, que atuam no diversos planos de nossa existência.
Quanto mais exprimam sentimentos nobres elevados, melhor atuam sobre quem as pronunciam ou no campo à sua volta. Tudo que é positivo e belo nos fortalece, tudo o negativo ou grosseiro, nos deprime;
Como a humanidade é unificada na energia cósmica que procede de Deus, cada um pode melhorar ou piorar o mundo com seus pensamentos, palavras e atos, ou seja, com o tipo de energia que lança sobre si e sobre tudo à sua volta.
O êxito espiritual depende de nos colocarmos em contato mais consciente com a consciência cósmica (Deus) e em mantermos a paz e a calma, suplantando os acontecimentos difíceis que podem acontecer em nossa caminhada, em direção à luz do Cristo interno que a todos anima.
Precisamos nos lembrar sempre de que há leis mentais, subconscientes e superconscientes, para com elas nos harmonizarmos e assim superaram quedas ou fracassos.
O pensamento de êxito precisa estar sempre dentro de nós e de todas as nossas mais altas aspirações.
Um dos bons processos para liberarmos a mente consiste em educá-la através de afirmações, concentrações e também da meditação, dentro da luz e da paz.

___________//__________

Contatos:

ECOLOGIA - A revista "Ecológico", de Setembro - ela circula na lua cheia de cada mês - traz um bonito artigo da jornalista Ana Elizabeth Diniz, sobre a transformação que sofreu uma antiga área da Pampulha, num exemplo de bela recuperação ambiental. Aliás este número está trazendo belas fotos da Pampulha, o horóscopo das plantas que não conhecíamos e muito mais informações importantes. A direção da publicação é do jornalista e ambientalista Hiram Firmino. Veja o site http://www.revistaecologico.com.br/.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O despertar real

Perdida entre a multidão, como flor do campo, semi aberta, vinda ao mundo para procurar, descubro-me. Transpondo a ponte desdobro-me para contar a todos a transformação.
Vinda da nebulosidade, da luta e do cansaço, percebo que é claro o despertar. Vinda da noite sem estrelas, toco o clarão da luz da madrugada e sei que ela não tarda. O chão está prateado e a paisagem é da imponderabilidade, de leveza, de susto pelo inesperado do esplendor.
Cedo a terra nos germina e, em nós, nada se salva senão a luz que emerge do grande abismo para o grande horizonte. Nada é permanente senão o contínuo despertar, o acordar-se a cada portal e maravilhar-se para continuar o aperfeiçoamento.
Perdida como flor do medo e da luta, descobre-se um dia a identificação com o infinito e começa então a transformação. Caem os obstáculos, os apegos, o efêmero, os gostos do tempo. Na grande solidão que marca o real conhecimento dos valores, são mudados os alicerces, renovadas as expressões e as metas.
Já quase sem palavras chega-se à aurora; já sem forma de comunicação procura-se trazer as últimas mensagens como a tentar traduzir o indescritível. Há tempo de falar e tempo de calar. Nosso silêncio começa a se infiltrar e, dentro dele, vamos ser amigos na distância e no reencontro, no alvorecer.
Há tempo de chegar e de se despedir. Nosso tempo de permanência vai-se esgotando, poucas são as palavras ainda adormecidas, marcando as horas da libertação. No amanhecer percebe-se outra aurora.
Agora expande-se um glorioso canto, como mares que se juntam e ventos que se irmanam. Há um espontâneo rejubilar da natureza inteira. Já não se pode reprimir ou ignorar essas belezas, tanto elas crescem e se desdobram, vindas da paz interna. É como a maré que avança, ou o eclodir da primavera. É tão alto o canto da vida e a magnífica presença é tão forte que tudo transforma.
Internas fronteiras ensaiam um hino que ecoa no infinito. Violento crescer de planta em terra fertilíssima onde germina. A luz mostra-nos o transcender de limites da forma e da fala. O som transmite a onipresença do Verbo criador. É o canal por onde jorra a luz que também se ilumina e agradece o contato. Momentaneamente um rastro de alvorada se instala e a mente para em intraduzível beleza.

_______________//________________

Uma Epifania

Sem dúvida, emocionou-nos muito o belo artigo que o escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna escreveu, dia 19 de Setembro, no jornal O Estado de Minas. Sentimos que ele chegou ou tem chegado muito próximo de um dos portais de outras dimensões que de diversas maneiras outros, hoje, já estão buscando também.
São portais que já não podemos negar e que muitos buscam alcançar das formas diversas: religiosas, místicas, científicas, psicológicas, para-normais, etc.
Muitos já creem que a luz cósmica que nos dá vida está dentro de nós e não fora. Mas atingí-la é um dom ou graça que nem todos conseguem alcançar.
Acho que você chegou junto ao etérico, onde a luz crística a todos nos deslumbra; pulso e coração disparados, a energia superior aproximando-se; é o caminho meu amigo e colega do tempo em que também militávamos em jornais, eu já nessa busca que não é fácil atingir. Parabéns caro Affonso!

sábado, 18 de setembro de 2010

Confronto de Energias

O mundo de hoje está sendo bombardeado por energias tanto involutivas - que estão deixando o planeta - como evolutivas, que estão chegando de vários pontos do cósmos. O despreparo espiritual da humanidade, como um todo, é que permitiu o aparente caos que domina hoje muitos setores e países.
É preciso que cada um comece a irradiar a própria luz para que esta situação se reverta o mais cedo possível. As crises mundiais tem raízes, sobretudo, no desconhecimento e no desrespeito às leis do amor e do serviço altruísta que trazem sempre a ordem, a paz e a justiça. As poluições escureceram a Terra.
Pensamentos puros e impuros estão hoje em verdadeira guerra nos níveis mentais e emocionais da humanidade, luz e sombra estão no ponto culminante da batalha e todos precisam concorrer para que a luz e a paz voltem a dominar o planeta.
As energias do caos e das trevas já estão percebendo que terão de deixar o planeta Terra, pois a era da luz vem entrando de vários pontos cósmicos já percebidos por alguns poucos; pois a Luz é o Poder, o Saber e o Criador.


__________//__________

Contatos:

Jung MG -
Durante o mês de Setembro o Instituto C.G.Jung promoverá os seguintes seminários: dia 20, Historia de quando Deus andou no Mundo, com Franciscus Henricus Van Der Poel, filósofo e teólogo; dia 27, Interpretação Culturalista do Brasil, com Gilberto freire, mestre em Ciência Política da UFMG. Local: Associação Médica, na Av. João Pinheiro 161 - BH. Às 20 horas em ponto.

Cabala - Acaba de ser lançado o livro "A Cabala e Arte de Ser Feliz" e "A Força e o poder dos anjos na Cabala". Autor, Ian Mecler. Editora Record.

Budismo - A psicóloga e monja Mariangela Mai, ministra palestras e orientações Zen Budistas, meditações e orientações curativas. Informações (31)3297-5511 e 9161-8464.

Logosofia - A Fundação Logosófica, orientada por Carlos Gonzales Pecotche promove seus cursos à Rua Piauí 742 - BH. Informações (31)3222-7921.

Coincidências - O médico argentino Eduardo Rafael Zancolli lançou recentemente o livro "O Mistério das Coincidências". O texto focaliza também a sincrenicidade dos fatos que nos levam às coincidências. Ed. Bestseller.

Hipnose - A terapeuta Teresita Jordi tem usado a hipnoterapia no seu trabalho para o tratamento de dores, insônia, ansiedade, obesidade e outros. Informações (31)3337-7950 - BH.

Sentimentos - Tem sido muito sentida a falta da querida pianista Dª Hortência Hudson Villela que aos sábados e domingos animava os almoços do Minas Tênis Clube I. Todos admiravam seu repertório suave e sua boa memória. Ela tocava-os todo sem qualquer partitura.

Homenagem - Emanuel Carneiro, Diretor da Rádio Itatiáia, foi um dos agraciados em Diamantina, com a Medalha JK muito merecidamente. Ele havia sido, recentemente, eleito Presidente dos Radialistas. Nossos cumprimentos a ele e ao seu trabalho seguindo a boa trilha do irmão Januário.

Leis Municipais - Moradores do primeiro quarteirão da Rua Prof. Antônio Aleixo têm reclamado do estado precário e perigoso do passeio que contorna a esquina da Rua da Bahia e Prof. Antônio Aleixo. Alí há tombo todo dia, especialmente, ao anoitecer. A PBH precisa fazer uma fiscalização e dar cumprimento à sua própria Lei.

Nosso Lar - O filme "Nosso Lar", baseado em psicografias do Xico Xavier tem batido recordes de assistência, bem como de vendagem de seu livro.

Transbordar - Frei Claudio Van Balen acaba de lançar, pela Editora Lutador, o seu interessante livro "Transbordar". Nele, o autor focaliza perspectivas humanitárias de fé renovada, estimulando pensamentos determinantes de séculos de história. Inclui: Deus transcendente, fé e a vivência de vários desafios.

Ioga - Estou ouvindo, na rádio Globo, alguém em dúvida perguntando sobre a pronúncia da palavra Ioga. Fui das primeiras pessoas de BH a interessar-me pelo estudo de livros, palestras e aulas. Sempre encontrei a pronúncia da letra o, em ioga, sem o acento circunflexo. Professores Kritikos, Pierre Bastiou, Hermógenes e livros sobre o tema sempre usaram Ioga. O mais é novidade no Ocidente, para chamar a atenção.

sábado, 11 de setembro de 2010

Forças Coletivas

Os distúrbios de massa, tão comuns hoje em dia, são manifestações de energias desorganizadas e caóticas, mal conduzidas e acumulada por muitos: nos pensamentos, nas palavras e nas ações. A violência é a energia do caos.
Energias desarmônicas se atraem e se juntam até se manifestarem. A todo homem é dado uma parte da energia que tudo interpenetra e que ele a qualifica com o seu próprio campo de vibrações. Depende de cada um o uso que se faz das cotas que nos cabem. São elas que se manifestam aos planos da forma e da mente, segundo sua natureza.
Cada um pode fazer, com a energia que circula em seu mundo particular, um trabalho de mais alta ou mais baixa frequência, construindo para a paz ou a desordem. Pode-se ainda esbanjá-la em egoísmos, disputas, materialidades, sensualidades, etc podendo assim desarmonizá-la individual e coletivamente de várias maneiras.
O homem precisa aprender, através das forças vitais e psíquicas, disciplinadas, melhorar suas condições de saúde física e mental, colaborando para um coletivo mais saudável. Pode também iludir-se ou bloquear-se, deprimir-se, adoecer ou auto destruir-se.
O auto conhecimento e a correta utilização e treinamento vibracionais das energias cósmicas, que passam por nós, são fontes de sabedoria e aprimoramento que nos libertam da escravidão dos sentidos e dos sentimentos negativos de um modo geral.
Tenebroso é para o homem o abismo da ignorância e persistir nele, é prolongar indefinidamente o próprio sofrimento. Sem a tomada de consciência da vida real, que é eterna e atrai a humanidade para a perfeição, todo trabalho será lento e doloroso; dor e prazer se mesclam mas a alegria os superam.
_____________//____________

Contatos:

Defesa Psíquica - Em dois sábados seguidos será realizado um curso de "Auto Defesa Psíquica". Serão ministradas várias técnicas, teóricas e práticas, de defesa para a natureza física e defesa dos ataques emocionais. Aulas no Núcleo Flor de Lotus dirigido pelo instrutor Francisco Vinícius. Informações (31)3427-1838. As datas do curso: dia 25 de Setembro e 2 de Outubro. O curso fornecerá apostilas e indicará livros dessa área. Aprenda como se defender das energias negativas, assistindo às aulas.

Grupo Corpo - Comemorando 35 anos de excelentes atividades, o Grupo Corpo exibirá fotos de José Luiz Pederneiras até o dia 3 de Outubro, na Galeria Alberto Guinard, no Palácio das Artes. Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - BH.

Yogaterapia - Foi recentemente lançado, em Montes Claros - MG, o DVD de Yogaterapia VOL 1. O DVD disponibiliza algumas técnicas de Yoga para todas as idades. Informações (38)3213-0057. Rua Gonçalves Figueira, 226/201 - Centro - Montes Claros. Prof. Renilson Durães.

Maturidade - A Integrarte - Solar da Maturidade - abriu inscrições para os cursos: Yoga, Coluna Saudável, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Dança Senhor e outras. Informações (31)3227-9829. Rua Alfenas, 373 B.Cruzeiro - BH.

Terapia Alimentar - A psicóloga Rosângela Nascimento é especialista em transtornos alimentares e obesidade. Ela tem formado grupos para mudanças de hábitos alimentares e busca pelo peso ideal. Informações (31)3373-2704.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Sol rege nosso caminhar

Senhor, o mundo precisa descobrir-te e responder ao teu chamado. Do contrário, ele fica assim como nau sem rumo; ora nos caminhos dolorosos da violência, ora no pensar e desejar degradantes da mentira, da ganância e da indiferença para com os mais necessitados.
Há festa no universo. O sol rege o passar do dia e do ano convidando a todos para a estrada da luz e o calor da fraternidade. Entretanto, fracassos, guerras e egoísmos encobrem o esplendor das auroras e o irradiar brilhante das estrelas.
Chama-nos mais uma vez, Senhor. Estamos marcados pelas palavras sábias que um dia dissestes e que ecoam até hoje num vazio de corações revestidos de pedra e revolto em sons ensurdecedores, sem os frutos de tua graça. Para onde fugiram as belezas e o soar dos sinos cósmicos, das vitórias dos que as receberam?
Há hoje apenas flores abandonadas à beira de um caminho longo, áspero e cheio de mágoas e dores expostas ao vento.
Estamos cercados de vozes claras que, apuradas, se revelam tuas e não as reconhecemos. São mensagens que se perdem nas madrugadas entre incêndios, bombardeios e lágrimas de mil crianças órfãs. Porém é sempre tua a voz que nos convida a abrir as portas da paz, da luz, da vida compartilhada e fraternal.
Nós nos ligaremos à terra e aos mares se neles está o comando do teu Verbo e a harmonia do teu poema. Vamos também nos ligar aos céus porque temos ânsia do infinito, mas aí encontramos velozes aviões que explodem bombas nos ares, espantando pássaros descuidados.
Chama-nos mais uma vez, Senhor, até que a humanidade acorde irmã e lúcida. Pelas alegrias e pelas dores, pelo caminhar e o estacionar, pelos passos da incerteza , vamos desvendando os mistérios que já nos revelaste. Nossas mãos, a duras penas constroem a evolução do mundo e as claridades da alma, porque há muito tempo fugiram das auroras mansas e suaves do nascer do mundo, atraídas pela inversão dos valores e violando as leis maiores.
O mundo deixou-se atrair por vento mau que nos fez esquecer a invocação do teu nome sagrado e de buscar tua presença libertadora. Cada dia nos distanciamos mais de teu chamado, teu sinais, teus clarins e ficamos com as ilusões que encobrem as mais belas realidades de teu saber e de teu estar presente.
Mas pedimos-te ainda uma vez, chama-nos com teu Verbo que enterra bombas e faz renascer as flores e os perfumes, purificando o mundo.

__________//__________

CONTATOS:

USP - Nos últimos anos, a ciência e a filosofia estão cada vez mais interessadas na investigação das curas físicas que passam pelo campo espiritual, a fé e as posturas mentais mais positivas ou negativas. E o estudo está chegando à Academias. Em São Paulo, o psiquiatra Sergio Felipe de Oliveira, Presidente da AME-SP foi um dos interessados em incluir no curso da USP a matéria que estuda o corpo físico, o psíquico e o espiritual. Também a Homeopatia que faz uma abordagem dos sintomas gerais do paciente, está em alta. Até mesmo as operações espirituais - sem cortes - estão sendo pesquisadas e usadas em alguns casos.

Memória - O pesquisador Antônio Carlos de Oliveira lançou recentemente o livro "Memória, Aprendizagem e Esquecimento". Nele são relatadas as mais novas descobertas científicas deste setor. A Edição é Atheneu.

Meditação - O Centro de Terapia Holística tem oferecido informações sobre a meditação transcendental de Maharesh Yogua. A técnica visa combater o estresse. Informações (31)3031-7792 e (31)9950-1177.

Maioridade - A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da UFMG - Pampulha - abriu inscrições para maiores de 60 anos, no seu projeto Maioridade. Informações e inscrições no site http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/

Xamanismo - Há muita gente pedindo informações sobre o Xamanismo. O último Encontro Xamânico foi em Nova Friburgo (RJ). Anna Xara e Eduardo Chianca dirigiram o encontro. Informações (31)9321-0383 e (22)2543-1300. Eles focalizam a magia do fogo e constelações sistêmicas familiares. Veja o site neste link: http://www.annaxara.com.br/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vida Real

Precisamos tentar compreender a vida como ela realmente é, manifestação de Deus. E Deus é plenitude, abundância, luz, riqueza de formas, de dádivas e de suprimentos. É fonte inesgotável de amor e de leis harmoniosas.
Na criação do mundo, tudo foi feito com ordem, fartura, criatividade e, sobretudo, amor. Cada planta e inseto, cada rocha e cada ser têm perfeição própria e contínua. Tudo que vem de Deus é pleno de exuberância e beleza, pois reproduziu sua vontade dinâmica, transformadora e elevada.
Mesmo quando Ele nos enviou seu filho Jesus, foi para que recuperássemos o que é reto e bom, para que tivéssemos vida em plenitude, graça em abundância. "Tudo que pedirdes ao Pai, em meu nome, crendo, Ele vos dará".
Deus tudo pode, tudo sabe, tudo vê. E quando estamos em carência de qualquer coisa, o que precisamos é entrar em Sua presença e pedir, como nos foi ensinado. Só temos problemas graves quando nos afastamos do transbordante amor divino, dessa geração contínua de graça que é a Sua onipresença.
Não enchendo nossa mente e coração de alegria, amor e confiança na abundância e no dinamismo de vida que nos rodeia, vamos limitando nossa capacidade de receber e de gerar o bem. Assim perdemos a manifestação constante dos átomos de luz, beleza e graça que nos circundam.
Como um sol imaterial Deus é um constante irradiar de bençãos e de tudo o que necessitamos, se nos mantemos dentro de suas sábias leis que regem, não só a humanidade, mas todo o Cosmo.
A mente negativa, medrosa, egoísta e gananciosa não tem acesso ao esplendor da vida real, a luz que habita o corpo. Temos que nos abrir, sempre mais às mensagens do universo, às energias que nos chegam, ao brilho das estrelas, aos raios de aperfeiçoamento da vida do planeta em que habitamos agora.
Quando aperfeiçoamos nosso caráter, buscamos contato diário com a presença de Deus, nós ampliamos nossa visão para a grandeza do universo, a plenitude de criação e o caminho de vida eterna.
Precisamos priorizar tudo aquilo que vem de Deus e que é vida verdadeira, tudo o que filosofias e religiões antigas nos falam, as ciências, aos poucos, comprovam. Mas antes de tudo, precisamos perceber a presença de Deus em nós e os ensinamentos de Jesus como chaves para todas as nossas necessidades. Nesse mundo confuso todos reivindicam tudo, menos o essencial, a vida divina como base e lei da vida de cada um.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Clareando o Caminho

Não é fácil para todos encaminhar as pessoas no caminho da evolução mais profunda e mais integral. Entretanto, é uma tarefa que estimula e abre a própria estrada para quem se dedica a essa árdua tarefa com cuidado e experiência.
É preciso respeitarmos o ponto e a estrutura interna de cada pessoa para poder ajudá-la. Os estados e experiências interiores não podem ser programados e muito menos padronizados ou imitados. Cada um tem sua condição e seu passado pessoal que deve ser levado em consideração e deve ser ampliado e clareado, não condenado e criticado. Tudo acaba sendo uma lição de vida, uma etapa cumprida.
Não se pode simplesmente copiar os outros pois as manifestações de Deus são universais e infinitas. Aprendemos com todos e podemos ensinar a muitos, não comparando realizações espirituais ou julgando formas de se buscar Deus. Amor e respeito ao próximo são indispensáveis nessa caminhada.
É necessário compreender a condição interna de cada um e com cuidado ajudá-lo a expandir a própria consciência para um ponto mais alto e mais luminoso. O Cristo interno está dentro de todos, porém há mil maneiras de se chegar junto à sua luz e entregar-lhe o comando.
Não se deve abandonar a quem nos pede ajuda como também não se deve impor uma ajuda que não foi solicitada e que por vezes é até imprópria aquela hora, para aquela pessoa.
É preciso paciência, tato e muita compreensão pra não destruir aquilo que não sabemos ampliar. É necessário não confundir quando nós mesmos não estamos com as respostas bem claras a serem dadas.
O melhor caminho para nós pode não ser o melhor, naquela hora para aquele que pede ajuda. Devemos ter a sabedoria de chegar ao nível do que procura orientação pra melhor direcioná-lo.
O que foi bom para afirmar a personalidade pode tornar-se obstáculo para um maior aprofundamento e uma melhor percepção da realidade da luz divina, do Cristo interno.
A própria Bíblia, se lida com cuidado, pode ensinar-nos ora leis que regem a personalidade, ora leis que iluminam a alma e concretizam o chamado batismo o espírito, pelo cristão.
Os homens por causa de suas mentes egocêntricas e nebulosas pouco afeitas a disciplinas e discernimentos maiores, relutam em deixar a vida da personalidade pela vida cósmica da alma. Mas, como a semente, se a personalidade não morrer, a alma pode surgir em plenitude; ela mostra apenas lampejos do divino. É preciso estar no mundo sem ser do mundo, para que a luz seja mais radiosa e real.
No primeiro grupo o homem constroi o mundo, e no segundo ele ajuda a construir o reino de Deus na terra.
_________//_________

CONTATOS:

Livro Vermelho - O Instituto C.G. Jung de MG convida para o coquetel e mesa redonda de lançamento do "Livro Vermelho" de Jung, que acontecerá no dia 16 de Agosto, às 20 h na sala 3 da Associação Médica - BH. Entrada franca. Também em Agosto haverá, no dia 9,
o seminário "O Paraíso na Divina Comédia de Dante" e no dia 23, "A Condição Humana na Mitologia Grega". Local: Av. João Pinheiro, 161 -BH.

Do Senado - Estamos recebendo o II Volume com as atuações do Senador Eduardo Azeredo. Há muito projeto bom, mas os aposentados, como na maioria dos políticos, fica esquecido e muito defasado economicamente.

Paulo Coelho - "Aleph", primeira letra de diversos sistemas é agora também o título recentemente lançado pelo famoso escritor. O "Aleph" é lançado pela Editora Sextante, nova marca do autor, que volta ao estilo dos seus primeiros livros que foram muito bem vendidos e traduzidos para outras línguas.

Maturidade - Estão abertas as inscrições para o programa dirigido à maturidade, na Faculdade Estácio de Sá. O trabalho visa bem-estar cultural e lazer. Inclui: psicologia, pintura, filosofia, história, música popular e dança brasileira, Tai Chi, coral e línguas. Interessados poderão inscrever-se no Campus da Faculdade, no Prado, Rua Erê, 207 - BH. Informações (31)3298-5200 ou no site: http://www.bh.estacio.br/.

Minas Cultural - Simone Gallo Pimenta é a coordenadora de Produção Cultural do Minas Tênis Clube. Telefone (31)3299-9128 - Lourdes - BH.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chamando Deus

Vivemos hoje tão cheios de preocupações, desejos e saudades que nem sabemos classificá-los. Mas são todos desejos da presença de Deus, do contato que perdemos com Ele. Saudade da eternidade e da vibração musical do cosmo que nos convida, a cada dia, a cada hora a estarmos inteiros, com os pés no chão e a alma nas estrelas; a mente elevando-nos e o peso do mundo chamando-nos.
Temos deixado uma sobra junto de nós, enquanto o sol brilha e nos diz, estou aqui, estou presente. Enquanto a lua brinca com nossa fragilidade de não estarmos ainda unidos às galáxias e ao dinamismo dos astros. Somos crianças brincando num jardim transitório, desfolhando as flores pelo caminho.
Entretanto, prosseguimos na estrada sem sabermos se ela é curta ou longa, florida ou cheia de espinhos.
Mas lembramos sim, de cada passo de nossa presença nessa Terra, sempre envoltos na saudade da presença de Deus e seus invioláveis mistérios. Território do novo e do surpreendente.
Sempre é dia de contemplação e de comunhão, pois estamos sempre acalentando doloridos desejos do infinito, doídas saudades do lar onde fomos criados e que nos atrai e convida ao regresso.
Saudades dos tempos passados, dores nos passos presentes que não sabem levar-nos à luz radiosa e onipresente de Deus. Sobre nossas vidas pesam as dúvidas, os mistérios, as encruzilhadas que nos aprisionam numa busca sem fim.
Há no mais profundo de cada ser aquela verdade que insiste em permanecer oculta, e só aparece nos olhos de quem sabe ver nas transparências sutis da matéria. Quando permitimos que venha à tona o mais secreto do coração.
Os impulsos divinos não nos permitem permanecer no mundo da mediocridade, criada como divertimento ou vaidade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

No ritmo de Cristo

Para transformar a vida, invoque a energia do Cristo e deixe que a luz de Deus flua através de você, segundo o ritmo de sua respiração. E, estando calmo, perceberá seu respirar e conhecer o ritmo que governa seu mundo interno.
Os ritmos podem ser controlados, quanto mais calmo, melhor e mais abundante será a vida superior em você. Inspirando receba e agradeça a luz que vem do cosmos para manter ativos os átomos de seu pensamento e sua vida em geral. É a energia mais pura que nos pode trazer mais fé, saúde, alegria e paz.
Ao expirar, deixa que saiam todos os medos, as inquietações, os velhos rancores, ou mágoas e tristezas que lhe tirem o entusiasmo de viver.
A vida ao natural é plena, pois Jesus desceu à Terra para nos trazer claridades várias e plenitude completa, salvando-nos das trevas. Não devemos fugir dessas dádivas, mas sim irradiá-las para todos, como os raios do sol que não discrimina ninguém, nem bons, nem maus, ricos ou pobres. Ele irradia sempre a onipresença de Deus.
Nossa riqueza está antes nesse fluir cósmico e equilibrado da energia divina que nos sustenta com tantos dons, do que no acúmulo dos bens materiais hoje rodeados de guarda-costas, muros eletrificados e desassossego constante.
Temos o direito de viver livres, flutuando como pássaros que não plantam, nem colhem, mas confiam na abundância do Pai que os criou. Se temos fé e confiança, atraímos para nosso coração e mente a riqueza do ritmo e do tom que só o fluir divino pode nos doar.
Sustente um pensamento de amor e solidariedade a cada movimento respiratório, alguns momentos por dia, até que você perceba que está transformando para melhor o seu mundo e a própria vida planetária. Assim, surgirá à sua volta uma musicalidade nova que a todos vai tocar e aperfeiçoar.
Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo descansará. Nascemos todos como o precursor de Jesus, João Batista, que veio para abrir os caminhos para o Senhor. E nós devemos abrir os caminhos para os retardatários, que são tantos, ao nosso lado.
Não fuja à sua colaboração, pois ela é preciosa e um dia, lhe será cobrada.

______//______

Contatos:

Chico Xavier - Os cem anos do conhecido médium Chico Xavier estão sendo comemorados em BH, com uma exposição no Palácio das Artes - BH, na Galeria Arlindo Corrêa Lima, até o dia 25 de julho. Informações (31)3246-7322.

Aulas Budistas - O Centro Budista Maitreya está aberta para aulas e informações sobre práticas, para budistas e não budistas. Atividades às terças feiras às 15 h; quartas às 12:15 h e sextas às 18:15 h. Aos domingos às 17 h. Local: Av. Prudente de Morais, 780 - Cidade Jardim - BH. Budismo e Meditação para todos os níveis. Entidade sem fins lucrativos. Informações (31)2535-6758.

Meditação - A Clínica Ponto de Equilíbrio promove às sextas feiras, de 9 às 10 h, sessões de meditação gratuita com a professora Maria José Marinho. Local: Av. do Contorno, 4.614 10º andar - BH. Informações (31)3225-4222.

Caminho Infinito - Entre os melhores livros que Joel Goldsmith escreveu sobre "O Caminho Infinito", rumo evolutivo que o autor pregou e vivenciou, está a obra: "A União Consciente". Nele Joel afirma: "A Iluminação dissolve todos os laços materiais e vincula os homens às cadeias douradas do entendimento espiritual". O livro é um antigo lançamento da Editora Pensamento que agora resolvemos reler.

Escultura - Ficará aberta até dia 29 de Agosto a exposição de esculturas de Arthr Pereira, sob curadoria de Ricardo Homem, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, à Av. Afonso Pena, 737 - Centro - BH. Informações (31)3236-7322.

domingo, 11 de julho de 2010

Lago Espiritual


O plano espiritual é como um lago cristalino que, mesmo quando o encontramos, ficamos muito tempo admirando sua beleza, contando aos outros sobre sua existência, sem ainda tomarmos da sua água e sem coragem para mergulharmos profundamente nele.
Somos também um pouco samaritanos que, encontrando Cristo, saímos correndo proclamando sua presença e seus dons, sem nos aquietarmos junto Dele, para permitir que Ele nos dê de sua água viva. Falar sobre a vida espiritual, não é difícil, basta um pouco de leitura e estudo, mas viver essa vida, já é um trabalho de transformação a ser feito diariamente, que nada tem de fácil e que nunca termina.
O desprendimento, a entrega, a fé em todas as circunstâncias, é trabalho árduo que se desdobra na vida cotidiana com a qual ainda não sabemos lidar com sabedoria e acerto.
O contato com a luz é diferente de simples proclamação da luz. Todos nós sofremos o encantamento daqueles que se iluminaram, quando lemos sobre suas vidas e ensinamentos. Porém poucos, pouquíssimos, conseguem ir além desse encantamento e mergulhar fundo na realização.
Deus é luz e Nele não há treva alguma. Mas como é difícil permanecer sempre nessa luz, para nós, que estamos habituados com as sombras de nossas ilusões pessoais e personalistas.
A luz da alma é o esplendor que nos ofusca e nos enche de responsabilidades (e nós preferimos sempre estar desligados, caprichosos, agressivos e cheios de vontades humanas e densas).
É no coração que se acende a luz que brilha nas trevas e que as trevas não podem compreender. O coração é a ponte de ligação com o universo todo. E a purificação do coração - para que brilhe a luz - se faz pela dissolução do egoísmo e da incompreensão e pela disposição de trabalhar e servir.
As pessoas se dividem, não apenas por peculiaridades físicas, sociais e profissionais, mas sobretudo, pela focalização de suas consciências em níveis superiores, médios ou inferiores, da luz que está em todos.

terça-feira, 6 de julho de 2010

A vida que flui

A vida é sempre uma corrente que flui, nunca um lago limitado, dizem os iogues. De cada um dependerá a qualidade e a intensidade da energia que nos anima ou da luz que refletimos. Se o canal é limpo e cristalino a corrente fluirá na forma mais perfeita.
Entretanto, o homem operando os seus instrumentos mente/corpo, geralmente mancha ou cria barreiras ao fluir equilibrado, ao vibrar harmonioso. As energias vitais, mentais, emocionais e psíquicas são, a cada dia, o condicionamento de estados negativos e impróprios, ou construtivos e expansivos.
Manter sempre livre o acesso à luz e à paz é tarefa para gigantes do espírito, porém é acessível a todo aquele que se dispõe a conquistar a própria natureza, suas atividades egoístas e suas implicações materiais possessivas e anti-naturais.
É da natureza da energia fluir para o homem em equilíbrio e comunhão, reconhecimento e unidade, mas é da natureza da mente humana não purificada, o apego a paixões, cobiças e competições. Tudo isso perturba o equilíbrio original do ser humano e aciona a Lei do sofrimento e da inquietação, para se restabelecer a luz original.
Estamos num trabalho comum de ascenção e todo aquele que, por ignorância ou vício, não quer cooperar com o aperfeiçoamento próprio, é violentamente sacudido pelas leis universais, para que se refaça a harmonia e se prossiga na ascenção evolutiva.
Só quando nos abrimos ao luminoso fluxo de espírito e cooperamos com sua irradiação no mundo, começamos a tocar a estrada da paz e a chegar ao auto-conhecimento. Tudo aquilo que limita a mente humana e a sua capacidade de investigação e análise é, quando muito, uma parcela da verdade, não seu aspecto plano. Tudo que rotula, restringe ou fanatiza, cerceia e limita o infinito no homem e tolhe seu desdobramento.
A mente cósmica, como o sol, irradia a mesma luz em todas as direções e deixa no homem grandezas e possibilidades insuspeitadas. É conhecendo e se aperfeiçoando que a humanidade se vai abrindo para sua realidade superior. Temos como germe o átomo perfeito porém, não temos a consciência do que isso representa para saber o que Deus preparou para sua criatura. Estamos num importantíssimo na jornada do despertar crístico, precisamos permitir a transformação e a revelação superior para se chegar ao Cristo.
__________//__________

Contatos:

Conhecimento - Aos domingos o Canal 22 (TV Horizonte) tem à noite um interessante programa da PUC: o "Religare". O entrevistador traz sempre uma religião ou filosofia diferente, sem atacá-las. Apenas para serem conhecidas. Semana passada foi o Xamanismo, antes a Maçonaria; o ritual das bruxas (diferente do que se conhece), o cristianismo e os evangélicos, budistas e teólogos e muitos outros. Uma série bem programada e bem apresentada.
Ramacrisna - A Missão Ramacrisna acaba de formar uma turma de seus alunos nos cursos de Mecânica de Automóveis, Eletricistas, Instaladores e Padronistas. Informações (31)3496-2828.
Irmã Benigna - Está em circulação mais um Boletim dos seguidores de Irmã Benigna, uma Associação de Amigos. Toda segunda-feira há uma novena no túmulo da Irmã, no Cemitério do Bonfim, às 14 h. Informações (21)4571-5014. O Boletim traz testemunhos de graças recebidas e um texto do Arcebispo de BH, Dom Valmor de Azevedo.
Jornalismo - Também em circulação a publicação "Pauta", orgão do Sindicato dos Jornalistas de junho/julho. Nele o debate, em Araxá, sobre o futuro da profissão. Também uma exposição dos valores artísticos da categoria: Mostra de Arte dos Jornalistas.
Paternidade Branca - A terapeuta Geane trabalha em sua sala e a domicílio, através dos métodos da Fraternidade Branca. Sua direção é da Mestra Kuan Yn (41)3283-1959.

domingo, 27 de junho de 2010

A Luz que atrai

Uma das preces do caderno do Centro de Meditação Vale da Harmonia, começa com esta frase: "Unicamente a luz conhece a luz. Unicamente a luz atrai a luz".
Li e logo percebi a importância da atração da luz a partir dos centros luminosos humanos da mente, emoção e do espírito, que estão abrigados em nossos corpos físicos e em tudo que tem vida no planeta. Tudo precisa atrair a luz e como o sol vivificar a Terra.
Como seria diferente o mundo se a maioria reconhecesse em si os centros (ou chacras) por onde jorraria a iluminação necessária aos pensamentos, emoções e as almas humanas encarregadas de colaborarem com o plano divino original previsto por Deus. Sendo Ele a única luz, nela nos criou e nos mantém até que O amemos e a toda a sua criação.
Na luz está a paz, a ética, a fraternidade, o amor e a a graça disponíveis para todos que seguem as leis maiores ensinadas desde épocas remotas até o tempo de Jesus o Mestre de nosso tempo.
Jesus é o ponto da reta mais segura para nossa transformação até atingirmos os níveis superiores do espírito que nos estão reservados.
De ciclo em ciclo as energias são não apenas renovadas como cada vez mais exigentes, porque levam em conta a evolução que as raças têm feito no planeta através dos tempos.
A expressão de nossas manifestações, desde as mais primitivas, passando pelas científicas, pelas filosofias até as do próprio espírito têm recebido correntes sutis de aperfeiçoamento e purificação, para todos que valorizam mais a alma do que simplesmente o corpo e seus prazeres ou degradações.
Precisamos trabalhar na transmutação das energias mais primitivas e grosseiras, para que emerja em cada um o potencial que lhe foi dado, ou o corpo de luz que o dirige, se o permitirmos.
Estamos diretamente ligados às energias superiores e aos planos divinos, ainda desconhecidos de nossa consciência, mas já anunciado de muitas maneiras. Basta invocarmos esses níveis de vida infinita para que jorre sobre nós as graças que já estão prontas para descerem sobre a Terra assim que aspirarmos por elas.
Jesus nos fala ao homem novo, ou seja, na manifestação de tudo aquilo que já somos em essência e deve surgir também num plano mais visível ou perceptível.

________//________

Contatos:

Golpe no aposentado - O Jornal "Hoje em Dia" já noticiou no dia 16 de Junho, o golpe que estão pretendendo dar nos aposentados mais idosos,
oferecendo-lhes grandes quantias que seriam do Monte Pio ou resíduo do Plano Collor. Quem se interessava depositava certa quantia, e não via dinheiro algum. Também nós fomos premiados com esse golpe, só que percebemos a malandragem. A oferta seria de um Monte Pio e seguro de Previdência Privada, vindo de Fortaleza, Ceará. Cuidado aposentados!!!
TAI CHI - A Escola Tai Chi Chuan de BH, fica à Rua Antônio de Albuquerque 368, na Savassi. Ali promovem-se estudos do "I Ching", indicado para quem procura uma vida mais saudável, além do conhecimento de si mesmo e do universo, em profundidade. Informações (31)3344-6488.
Ciência e Espírito - A Ciência ortodoxa afirma que tudo o que se passa na vida humana é explicável pela mente e seu estudo. Porém, é cada vez maior o número dos que estudam e se aprofundam em níveis mais sutis, e ainda não abertos a todos da mente, das energias quânticas, da fé e do espiritismo. A Editora BestSeller lançou, recentemente, o livro: "O Cérebro Espiritual" - tradução de Alda Porto.
Fraternidade Branca - O terapeuta Bern Hard Roessmann tem trabalhado com práticas e vivências ensinadas por Saint Germain. Dentro da Fraternidade Branca há 40 anos, Bern Hard visa a purificação dos pensamentos e memórias passadas e a proteção das energias negativas, hoje muito espalhadas no planeta Terra. Informação no Espaço Holístico, à Rua Timbiras, 2.250/201, Lourdes. Telefone (31)3222-0056 de 14 às 21 h.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Plano Evolutivo

Mesmo quando alguém não crê em Deus, Ele se faz presente pois a vida de todos obedece a uma regência dentro do plano do Criador. A meta é sempre o despertar da consciência para a sua permanente unidade com a fonte - alcançada através do aperfeiçoamento. Assim unidas, a humanidade e toda a criação evoluem e se expandem.
Deus nos atrai e nos manda sinais das mais diversas formas, nós é que ainda não temos olhos de ver e ouvidos de ouvir a sinfonia cósmica e o propósito divino e definido.
Pertencemos a um universo sem limites físicos e acessível a todos que se vão abrindo a essa realidade superior. O caminho e a verdade externados pelo Cristo são também os portais e por onde todos devem passar.
Vivemos e nos movemos não apenas em um espaço físico, mas em dimensões mais amplas e profundas, mesmo quando ainda não estamos bem conscientes disso e das possibilidades que isto nos proporciona.
Tudo depende, em nosso despertar, do grau de contato que conseguimos fazer com essa luz crística, que vindo até mesmo ao mundo material, nos fez filhos de Deus e destinados à sua redenção e glória.
É a inteligência divina e suas leis que cuidam do mundo e da transformação da humanidade levando-a, de etapa em etapa, a uma conscientização além de sua realidade física e de sua personalidade limitada e apegada aos valores efêmeros.
Quando se pensa e se medita sobre a verdade são movidas energias internas que vão ampliando nossos horizontes e aprofundando nossa percepção do que somos e de como nos sintonizamos com a paz, a luz cósmica e o Cristo interno.
Seja nosso corpo físico, nossa emoção ou nossa mente tudo vai-se alinhando e se tornando um reflexo do grau de consciência que vamos assimilando da vida de Deus em nós. Nossa vida vai então sendo construída sobre esse potencial de luz, gradativamente conquistado pela graça e atração do Pai em nós, esperança de glória.
É preciso atingir primeiro o estado de paz interior para, à partir daí, percebermos todas as coisas, pessoas e fatos, na sua correta dimensão e no seu propósito real para nós e para o mundo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Leis de Harmonia


A humanidade se complicou tanto, afastou-se de tal forma da harmonia universal e dos planos e leis da presença de Deus, que hoje precisa de mil recursos para chegar ao simples relaxamento, ao estado de quietude e sintonia com o Cristo e a paz.
Busca cursos e mais cursos, técnicas, palestras e seminários de toda ordem, orientais e ocidentais, ciências mentais, exercícios e treinamentos para usufruir do seu estado original de filho de Deus e herdeiro de seus dons.
Trocamos a fé profunda, calmante e vitalizante, o temo do silêncio e da contemplação protetora e criativa, por um conjunto cada vez maior de formas de reequilibrio. São técnicas mentais e físicas psíquicas e sofisticadas, antigas ou modernas e ainda por paranormalidades emergentes, complicadas, polêmicas e caras, saudáveis e ou simplesmente exóticas.
Pagamos caro por livros, workshops, óleos e massagens de toda natureza, sem percebermos que a simplicidade da fé e da consciência em Deus, no trabalho e no descanso, nos levariam à saúde e à paz desejadas. As carências humanas e materiais partem, quase sempre, de carências espirituais.
Mesmo sabendo, intelectualmente, que a fé cura, não sabemos pô-la em prática e usufruir de seus benefícios. Vivemos tão imersos e voltados para a agitada vida que chamamos de vida comum, para seus apelos e ilusões que perdemos de vista o que há de mais precioso em nosso ser interno, emanação de todas as vitórias e alegrias.
Jesus dizia: "ide pregando a boa nova e curando os enfermos". Até o andar sobre as águas ou acalmar os ventos, Ele dizia depender da fé profunda. Mas o homem moderno preso as suas correrias e descobertas científicas, que são boas, esqueceu-se de seus atributos divinos, de sua unidade com o Pai, quando estão cumprindo suas leis. Por isso tem-lhe faltado luz na solução de seus problemas que se multiplicaram e já atingem toda a coletividade envolvida no manto irreal das ilusões e vaidades.
É hora de nos lembrarmos que, cada dia é o dia que o Senhor nos deu para sermos mais aperfeiçoados e transmissores da boa nova que Ele nos trouxe, para irradiarmos pelo mundo todo.
Deus acionado em cada um, para cada problema, é a solução ideal para um despertar coletivo mais cedo e mais fraternal. A fé é a luz maior e mais pródiga de resultados bons e permanentes, nessa nossa passagem terrena

___________//___________

Contatos:

C.G.Jung - Para o mês de junho, o Instituto C.G. Jung de MG programou dia 7, pesquisa sobre "O Candomblé", com Francisco Henricus Van Der Poe. Dia 14, "Alice no País das Maravilhas", com Myriam Correa Ávila, doutora em literatura comparada. E no dia 21, "Alice através do espelho", também com Myriam Correa Ávila. Local: Associação Médica - BH, Av. João Pinheiro, 161 - BH, às 20 horas.

Aposentados - Mesmo tendo superavit no INPS, líderes do Governo e muitos outros políticos querem que o Presidente Lula vete a pequena reposição que os idosos estariam recebendo, depois de muita luta. Mas as eleições estão chegando, quando será a hora dos aposentados mostrarem a força de seu voto.

Biodança - Prometendo tirar pessoas da depressão e do stress o psiquiatra e antropólogo chileno, Rolando Torl, criou a terapia da biodança. O trabalho visa aumentar a energia vital, estimular o autoconhecimento, restaurara autoconfiança e reduzir o stress.

Terapia da casa - O arquiteto Carlos Solano iniciou, recentemente, um curso de terapias da casa, abordando várias formas de utilizá-las, como cromoterapia, jardinagem, Feng Chui e outras. Informações pelo site: http://www.carlosolano.com.br/cs/

Novo espaço - A professora e terapeuta Eneida Magalhães Caetano inaugurou o espaço Lam Rim, no Bairro Santo Antônio. Na inauguração ela lançou em coautoria com a jornalista Ana Elizabeth Diniz, o livro "O Livro da Mulher Madura"- ritos tibetanos e outros. Informações (31)8798-3448 ou pelo site: http://www.lamrim.com.br/

Festa de Wesak - Na última lua cheia de maio, o Centro de Yoga Ponto de Equilíbrio comemorou com vários ritos a festa conhecida, no Oriente como Festa de Wesak. Informações (31)3225- 4222 com Maria José Marinho.

Encontro Marcado - O Projeto Educativo Cultural acaba de inspirar-se na obra do escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino, muito conhecido por seu texto "Encontro Marcado". O Projeto sobre Fernando foi iniciado semana passada e fica aberto até 5 de julho no Plug Minas, Rua Santo Agostinho n. 1.441, Bairro Horto. Conhecemos Sabino quando ele participava da primeira turma de vitoriosos nadadores do Minas Tênis Clube, dirigida pelo treinador Sr. Carlos de Campos, "seu" Carlitos, como era chamado.

Nova Acrópole - A Associação Cultural Nova Acrópole promove palestras e aulas proferida pelo professor Rogério Cozzi, aberta aos interessados. Informações (31)3072-1987. Inscrições na Av. Bias Fortes n. 1.001, em Lourdes - BH.